Africa Basquetebol

02 julho 2010

ANGOLA : Seleccionadora nacional valoriza estágio na Alemanha


A treinadora da Selecção Nacional feminina Sub-17 de basquetebol, Elisa Pires, considerou vantajoso o estágio que o conjunto angolano vai realizar de 4 a 8 deste mês na Alemanha, tendo em vista a sua preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, de 14 de Julho a 26 de Agosto, em Singapura.

Para a seleccionadora nacional este estágio trará muitas vantagens para a preparação do combinado nacional que vai disputar os jogos da juventude. "Acredito que neste estágio só vamos tirar vantagens para a nossa preparação. Apesar de não termos ainda o calendário de jogos, será muito bom, para nós, participar porque mesmo que não defrontarmos as selecções fortes do grupo em que estamos inseridos nos Jogos Olímpicos, teremos a oportunidade de vê-las a jogar e tirar algumas elações", revelou. Convidada a fazer uma breve avaliação do nível competitivo das outras selecções que vão estar em Singapura, Elisa Pires disse que é muito elevado, comparativamente ao de Angola.

"As condições de trabalho dos outros em relação a nossa realidade não são comparáveis; para além da altura que também é um factor desvantajoso para nós", justificou. Elisa Pires sublinhou que o grupo vai procurar tirar proveito dos quatro dias de aprendizado, a fim das atletas se adaptarem ao máximo as novas regras implementadas pela Fiba. A treinadora referiu que o seu combinado está a empenhar-se bastante, a fim de se familiarizarem rapidamente com a regra do três contra três.

"Nesta vertente, a capacidade de jogar individualmente e de realizar jogadas colectivas é fundamental tecnicamente", sublinhou.
A seccionadora garantiu que neste momento tem uma selecção coesa, mas a ansiedade de deixarem Luanda, com vontade de viver um pouco a realidade de Singapura toma conta das jogadoras. A viagem da selecção está prevista para amanhã às 22h00, com escala em Portugal onde a jogadora Arteimis Afonso se junta ao grupo. Eis a composição do grupo para o estágio na Alemanha: Helena Zumo, Artémis Afonso, Ana Gonçalves e Elizabeth Mateus.

Projecto de massificação
satisfaz Miguel Trovoada

O técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, está regozijado com a evolução do projecto de massificação para a descoberta de novos valores que tem levado a cabo na cidade do Lubango, há três anos consecutivos. De acordo com Emanuel Trovoada, o projecto que movimenta actualmente 649 jovens, dos quais 149 enquadrados no "Projecto Logo", está com a dimensão que não calculava ter.

Sublinhou que ao continuar a trabalhar com essa margem de praticantes vai ter, dentro de três a quatro anos, mais jovens atletas a jogar na equipa sénior do Desportivo da Huíla, a par dos dois que foram lançados no presente ano e que tiveram uma brilhante participação no 0recém terminado Campeonato nacional "Bai Basket". Adiantou que, fruto do bom desempenho, alguns desses jovens atletas estão a ser cobiçados para jogar em grandes equipas do campeonato nacional. Esclareceu que o projecto para a descoberta de novos valores está divido em dois grupos: Um que é integrado por petizes dos 8 aos 15 anos e outro que engloba jovens dos 16 aos 18 anos.

Emanuel Trovoada disse que esse programa tem caminhado a bom ritmo, graças ao apoio prestado por várias entidades, com realce para o General Francisco Pereira Furtado. "Muito nos tem apoiado na camada jovem o nosso patrocinador o senhor Fernando Duarte, do BIC e o “Projecto Logo” que abraçou de coração essa juventude”, referiu. O técnico do Desportivo da Huíla diz ter a certeza de que com os grandes dirigentes não deixarão morrer este valioso projecto.

"Há três anos consecutivos temos sido os embaixadores da província na modalidade. Então, não acredito que os dirigentes do Desportivo, amantes do basquetebol, Federação angolana e os empresários locais, deixem morrer de este nosso grande projecto de massificação, porque os outros 500 e tal jovens estão a praticar nas camadas de formação na Huíla e 149 estão dentro do nosso Projecto Logo com o apoio de varias entidades", disse. Referiu que o projecto de massificação teve um grande apoio na parte final do recém terminado campeonato nacional, mas lamentou a falta de apoio por parte da província.

"Não tivemos apoio da província em todos os sentidos. Faltou material, condições para que a equipa pudesse treinar nos pavilhões construídos; Estamos a treinar num campo adjacente a universidade Mandume Ya Ndemufaya, com problema de arco e é graças ao professor Juca Fernandes, que conseguiu resolver, mas ainda não foi colocado. Não há necessidade para estarmos a falta de apoios, pois a província da Huila é rica em todos sentidos", disse.