Africa Basquetebol

01 julho 2010

ANGOLA : Selecção de Sub-17 estagia na Alemanha


A Selecção Nacional de basquetebol feminino em Sub-17 vai beneficiar de um estágio a decorre de 4 a 8 do mês em curo, na Alemanha, tendo em vista a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, prova agendada para Agosto, em Singapura, segundo Maria Barbosa "Manu", membro da direcção técnica do órgão reitor da modalidade.

O conjunto nacional cumpre um o intenso programa preparatório em Luanda, no Pavilhão Anexo número um da Cidadela, visando a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se disputa de 14 a 26 de Agosto próximo, na Singapura.De acordo com a executiva a Fiba está a realizar uma secção de jogos a fim das equipas se adaptarem as novas regras do "três contra três".

"O estágio que a selecção vai realizar na Alemanha, por um período de quatro dias é um convite feito pela Fiba-Mundo, com objectivo principal das selecções, adaptarem-se as novas regras de jogo do três contra três", disse.

Após a realização do estágio na Alemanha, o combinado nacional vai realizar o segundo estágio, em Marrocos, uma oferta do Comité Olímpico Angolano, que terá lugar de 13 a 18 deste mês.

A seleccionadora nacional, Elsa Pires, disse que o estágio que o conjunto vai realizar na Alemanha será benéfico para o combinado nacional, "Porque ali vamos realizar uma secção de jogos, com as equipas que vamos defrontar.Portanto, vamos procurar tirar proveito destes estágios de formas a corrigir os nossos erros antes da competição", comentou.Angola está inserida no grupo “B” juntamente com as selecções dos Estados Unidos da América, Rússia, Alemanha e Bielorússia.

Sub-16 almeja título nos
jogos da CPLP

O técnico-adjunto da selecção nacional de basquetebol em sub 16, Joaquim Pinto, afirmou em Luanda, ser objectivo da equipa conquistar o título na sétima edição do Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar de 29 de Julho a 7 de Agosto, em Maputo (Moçambique).

Falando à Angop, Joaquim Pinto disse que, apesar da preparação estar atrasada, o grupo tem dado mostras de entrosamento, aprimorando os fundamentos técnicos com realce para lances e dribles.Acrescentou prever uma competição difícil, pelo que serão realizados jogos de controlo para os atletas manterem a forma e encarem a prova nas condições física e táctica necessárias.
Além de Angola, participarão nos jogos da CPLP Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-leste.

Com 16 basquetebolistas, a selecção nacional está na sua segunda semana de preparação.Integram o grupo:Róger de Carvalho, Fábio Kuiquila, Kavungo Manbueni, Teotónio Pires, Divaldo José, Francisco Lussaty, André João, Ivanaldo Menezes, Joel Domingos, Miguel Afonso, Aldair Carlos, Yanick Quimuanga, Gracia Vata, Mieze Francisco, Reginaldo Kanza e Duarte Vicente.
A sexta edição dos jogos da CPLP se realizou em 2008, no Brasil.