Africa Basquetebol

06 março 2010

ANGOLA : Interclube acerta contas com Promade de Cabinda

Depois de ter perdido na primeira volta por apenas um ponto (94-93), a formação do Grupo Desportivo Interclube vai procurar ajustar as contas logo mais, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, com a equipa do Promade Misto de Cabinda, em partida referente a quarta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET.
Os polícias que ontem ultrapassaram a formação do Sporting de Luanda, para a ronda três da “Nacional”, vão tentar obter o segundo triunfo desta frente a formação da província mais ao norte do país, Cabinda.

A jogar no seu reduto, o Grupo Desportivo Interclube apresenta-se a priori como o principal favorito à conquista da vitória. Mais para tal, terão que apresentar em campo os melhores argumentos para ultrapassarem a sempre aguerrida formação do Promade Misto de Cabinda, comandado por José Carlos Guimarães. Afectados ainda com a falta de pagamento dos seus ordenados, os pupilos de José Carlos Guimarães estão dispostos a contrariar o favoritismo da turma da polícia que tenciona desforrar-se da derrota sofrida em Cabinda, durante a primeira volta da trigésima segunda edição do "Nacional da bola ao cesto".

Na outra partida de destaque da jornada número quatro, o Atlético Sport Aviação (ASA), recebe no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, às 18h00, o 1º de Agosto, líder da prova com 27 pontos. Com maior ou menor dificuldade os militares vão seguramente conquistar os dois pontos. O Recreativo do Libolo, outro candidato ao título, medirá forças com a formação do Sporting de Luanda, no anexo, isto às 15h00, num prélio em que os libolenses são claramente favoritos à conquista do triunfo. Já o Petro de Luanda desloca-se ao Lubango, ao encontro do Desportivo da Huíla.

A jornada quatro compreende ainda as partidas Cduan-Imbondeiro e Vila-Lusíadas. Ontem na abertura da terceira jornada, os petrolíferos da capital derrotaram o Promade Misto de Cabinda por 86-59. Apesar da derrota o Promade de Cabinda dificultou os petrolífeeros da capital, fundamentalmente no primeiro quarto, em que perderam apenas por dois pontos (22-20). José Carlos Guimarães foi o grande ausente, tendo a equipa sido orientada pelo seu adjunto.

Dirigente defende intervenção
da federação no escalão feminino

O secretário da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, defendeu, no Lubango, a necessidade da Federação Angolana da modalidade apostar seriamente na classe feminina, para evitar que a prática deste desporto desapareça. Em declarações à Angop, o responsável, afirmou ser necessário que os responsáveis da federação velem mais para o basquetebol feminino, visto que nos últimos tempos a prática da modalidade nesta classe tem registado alguma apatia quer no capítulo de formação e de competição.

Henriques Albano disse que a maior parte das equipas encontram-se em Luanda e é na capital do país onde as mesmas realizam jogos de controlo, enquanto que nas outras províncias apenas aguardam pela realização do campeonato atendendo à falta de formações locais.O secretário considerou importante que a federação preste uma atenção especial ao interior do país, visto que depois de Luanda, só a Huíla e Benguela têm equipas que participam nas competições nacionais de basquetebol feminino."Realizou-se recentemente o campeonato nacional sénior feminino de basquetebol na província da Huíla, assistiu-se a uma fraca participação, pois apenas estiveram três equipas das quais duas de Luanda e outra do Lubango.

Reggie Moore lidera lista
dos melhores marcadores

Com 267 pontos, em 13 jogos, o poste norte-americano do Recreativo do Libolo, Reggie Moore, é o melhor marcador do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.De acordo com dados fornecidos pela federação angolana da modalidade, o base extremo do 1º de Agosto, Carlos Almeida, está na segunda posição com 218, seguido dos seus companheiros de equipa Miguel Lutonda (base) e Mário Correia (extremo base) com 201 e 178 respectivamente.

Curtis Terry, norte-americano, do Atlético Petróleos de Luanda, é o melhor nas assistências com 57, mais sete que Yuri Swing(Desportivo da Huíla), Armando Costa (1º de Agosto) com 46, Paulo Santana (44) e Eduardo Mingas 43. Os dois últimos são da formação petrolífera.