Africa Basquetebol

05 março 2010

ANGOLA : Dirigente defende intervenção da FAB no escalão feminino

Lubango – O secretário da associação provincial da Huíla de basquetebol, Henriques Albano, defendeu, no Lubango, a necessidade da Federação Angolana da modalidade apostar seriamente na classe feminina, para evitar que a prática deste desporto desapareça.

Em declarações à Angop, o responsável, afirmou ser necessário que os responsáveis da federação velem mais para o basquetebol feminino, visto que nos últimos tempos a prática da modalidade nesta classe tem registado alguma apatia quer no capítulo de formação e de competição.
Henriques Albano disse que a maior parte das equipas encontram-se em Luanda e é na capital do país onde as mesmas realizam jogos de controlo, enquanto que nas outras províncias apenas aguardam pela realização do campeonato atendendo à falta de formações locais.
O secretário considerou importante que a federação preste uma atenção especial ao interior do país, visto que depois de Luanda, só a Huíla e Benguela têm equipas que participam nas competições nacionais de basquetebol feminino.

"Realizou-se recentemente o campeonato nacional sénior feminino de basquetebol na província da Huíla, assistiu-se a uma fraca participação, pois apenas estiveram três equipas das quais duas de Luanda e outra do Lubango. Isto é mau para a modalidade neste escalão", sublinhou.