Africa Basquetebol

04 março 2010

ANGOLA : Federações de basquetebol assinam acordo e abordam relações

As federações de basquetbol de Angola e de Portugal assinaram hoje em Luanda um acordo relacionado com a realização da primeira edição do torneio internacional Compal de 2 a 4 de Abril e abordaram acordos já existentes.

O acordo está exclusivamente relacionado com o torneio internacional Compal que irá reunir campeões nacionais e vencedores da Taça dos dois países, respectivamente 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Lisboa e Benfica e Ovarense.

Foram signatários o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Jean Jacques da Conceição e o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha.

O dirigente luso informou que a sua vinda a Angola está a ser coroada de êxitos porque tem encontrado muitas aberturas quer do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, quer dos responsáveis da FAB que disseram ter tudo organizado para a realização da prova desde os apectos logísticos aos técnicos.
"É mais uma oprtunidade ímpar para se expressar as relações entre os dois países em relação ao basquetebol que, por sinal, têm uma grande tradição em Angola", disse.

Este torneio internacional terá uma priodicidade anual. A primeira edição disputa-se de 2 a 4 de Abril.
Angola e Portugal têm um acordo de cooperação rubricado em Abril de 2009 pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol(FAB), Gustavo da Conceição, e o seu homólogo, Mário Saldanha (pela Federação Portuguesa), que está relacionado com a troca de experiência entre treinadores e árbitros, bem como a facilidade na transferência de jogadores dos dois países.