Africa Basquetebol

02 março 2010

Libolo pode assumir comando do

Melo Clemente

Recreativo do Libolo do Kwanza Sul poderá assumir de forma provisória nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul poderá assumir de forma provisória, o comando do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI BASKET), caso vença logo mais, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, às 16h00, o Futebol Clube Vila Clotilde. O representante da vila de Calulo que assumiu a luta pelo titulo nacional, depois das contratações de luxo que efectuou para a presente temporada basquetebolista, com maior ou menor dificuldades vai vergar a modesta formação do Futebol Clube Vila Clotilde que vai procurar perder por menor diferença pontual.


Federação promove curso
para árbitros estagiários

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza a quatro do mês em curso, na capital do país, Luanda, o décimo primeiro curso para árbitros estagiários. Segundo o comunicado da FAB, a actividade terá início às 15h00 desta quinta-feira, numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva. MC


Associação de Malanje
quer relançar a modalidade


O presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APB) de Malanje, Diogo Celestino da Costa, disse, recentemente, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que o órgão que dirige pretende relançar a modalidade na região. O interlocutor do nosso jornal apontou ainda como prioridade a massificação deste desporto na província a partir das escolas e da prática em tabelas de rua.

O número "um" do órgão que superintende o basquetebol na cidade da Palanca Negra Gigante acrescentou que se torne difícil a prática desta modalidade, e de qualquer actividade desportiva, sem recursos financeiros. Por isso, frisou, a Associação de Basquetebol de Malanje tem se debatido com muitos problemas na execução das suas tarefas, sobretudo nos últimos dois anos.

Outro grande calcanhar-de-aquiles que o basquetebol enfrenta em Malanje, de acordo com Diogo Celestino da Costa, prende-se com a inexistência de infra-estruturas para a prática da modalidade.Nesse momento, referiu, APB conta apenas com quadra de jogos do Estádio Valódia.Diogo Celestino da Costa apelou a classe empresarial da região a prestar o seu apoio, visando a dignificação da modalidade na região.

Holávio Fernandes, em Malanje