Africa Basquetebol

03 agosto 2009

ANGOLA : Secretário-geral da FAB convicto na conquista do título

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, manifestou hoje, em Luanda, a sua convicção na conquista por Angola do 10º título do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket2009), que inicia quarta-feira na Líbia.
"A julgar pela preparação e motivação dos integrantes da nossa equipa, tudo leva-nos a crer não haver qualquer dúvida sobre a revalidação do troféu", garantiu à Angop o dirigente federativo.
Acrescentou que, tal como nas edições anteriores, onde a selecção nacional cumpriu com ciclo de treinamento rigoroso, aliado aos adequados apoios da FAB, o país só pode confiar e contar com o esforço abnegado dos seus atletas na satisfação dos desejos do povo angolano.
"Se no passado o país rejubilou de alegria, a possibilidade da conquista deste décimo título veio aumentar as responsabilidades da equipa, que no aspecto moral também se vê muito mais galvanizada", frisou.

Apesar do optimismo, Tony Sofrimento considerou difícil todos os adversários na prova, apelando a um redobrar de cautelas por parte do corpo técnico e dos demais integrantes da formação nona campeã africana.
"Todas as competições têm os seus graus de dificuldade. Por isso, os nossos jogadores deverão estar conscientes da necessidade de ultrapassar os obstáculos", referiu.

Angola integra o grupo B do Afrobasket2009, com palco na cidade de Benghazi, conjuntamente com as selecções do Egipto, Moçambique e Mali. A equipa nacional encontra-se desde segunda-feira em Tripoli em trânsito para Benghazi, onde vai começar a defesa do título africano diante dos malianos.

Integram a selecção os atletas Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo, Kikas Gomes, Adolfo Quimbamba, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Felipe Abraão e Eduardo Mingas.