Africa Basquetebol

03 agosto 2009

ANGOLA : Destacadas qualidades da selecção de basquetebol de Angola

O base da selecção da República Centro Africana (RCA) Fabrício Mokoteemapa apontou o lançamento à longa distância e a defesa como as principais “armas” da selecção nacional de basquetebol que começa quarta-feira a defender o título continental no Afrobasket da Líbia.

Em declarações à Angop, o atleta que representou o Interclube em 2008 considerou os campeões africanos um conjunto forte, compacto e com características próprias, com realce para as variantes defensivas e a eficácia nos arremessos exteriores.

Na sua opinião, Angola é favorita à conquista do troféu pelo facto de, entre outras qualidades, ter jogadores experientes e todos actuarem no mesmo campeonato.

“O facto de estarem a jogar juntos durante muitos anos é importante, conhecem-se bem e treinam praticamente o ano todo, uma vez que a base da grupo é proveniente de duas equipas (1º de Agosto e Petro de Luanda)”, frisou o atleta de 28 anos de idade e 1,88 metros.

Fabrício Mokoteemapa, que se encontra na Líbia desde sábado, com a selecção Centro Africana, adiantou que a desvantagem morfológica dos jogadores angolanos, pelo facto de terem uma baixa média de altura, não deverá influenciar muito no rendimento da equipa que conta com Felizardo Ambrósio (2,02 metros) como mais alto do grupo.

“No basquetebol a constituição física é muito importante mas não supera a técnica. Há muitos jogadores altos mas nem todos têm a qualidade do Kikas ou Mingas; estes dois, mesmo sendo baixos, conseguem superar os adversários com a técnica como foi no Afrobasket2007 e tem sido no campeonato nacional”, acrescentou, destacando Olímpio Cipriano como a principal unidade. “Defende bem e é quase imparável quando se dirige para tabela”, salientou.

Quanto aos adversários de Angola na primeira fase, perspectivou dificuldades para os campeões africanos no jogo diante do Mali e Egipto (1º e 2º jornada respectivamente) apesar do favoritismo. Explicou que frente aos malianos a selecção nacional deverá encontrar dificuldades a defender Amara Sy, MVP do campeonato francês, que se evidenciou também durante a preparação em França.

“Jogamos com Mali durante o nosso estágio, tem jogadores com cerca de 2,10 metros e um jogo interior muito bom, mas tudo passa pelo Amara que é a principal “estrela” da equipa. Se ele estiver bem os malianos podem surpreender”, alertou, realçando que, ainda assim, o conjunto angolano é mais completo em termos de opções.

Sobre os egípcios disse apenas que é um potencial candidato aos três primeiros lugares pela tradição, mas afirma que desconhece o seu estado actual.

Angola vai disputar a primeira fase da 25ª edição do Campeonato Africano em Benghazi, no grupo B, ao lado do Mali, Egipto e Moçambique. Qualificam-se para etapa seguinte os três melhores classificados. A competição decorrerá de 05 a 15 deste mês.

1 Comments:

  • É bonito o vosso trabalho e eu gosto muito dele, é de grande beneficio que a vossa disposição nos põe em contacto directo com o mundo a fora.

    By Anonymous Anónimo, at 15/8/09 22:42  

Enviar um comentário

<< Home