Africa Basquetebol

03 agosto 2009

ANGOLA : "Capitão" da selecção aponta condicionantes para título

O capitão da selecção nacional de basquetebol, Carlos Almeida, apelou hoje, em Tripoli, para a necessidade de o grupo não se deixar levar pelo favoritismo que lhe é atribuído no Afrobasket2009, a iniciar quarta-feira, na Líbia, e empreender “toda a garra, dedicação e respeito” pelos adversários, no sentido de revalidar o título.

Em declarações à Angop, à chegada da selecção no Aeroporto Internacional de Tripoli, o extremo-base disse ser de opinião que actualmente, altura em que o basquetebol africano tem estado a crescer, já não se deve dar favoritismo a esta ou aquela equipa, porque todas começam em pé de igualdade e as teorias não são compatíveis à prática.

“Penso que numa competição como esta, que é o culminar de muito tempo de preparação, todas as equipas têm um objectivo que é ganhar. Por isso, devem mostrar em campo que realmente estão em melhores condições para ganhar”, defendeu em nome do grupo.

O facto de ser nove vezes campeã e possuir atletas com experiência competitiva, que há muito jogam no mesmo clube, proporciona ao país favoritismo em relação a outras.

Entretanto, afirmou que a selecção participa neste campeonato ciente da responsabilidade de ganhar e advertiu para maior atenção a Líbia, embora não tenha indicadores sobre esta.

Segundo Carlos Almeida, deve-se ter em conta a equipa anfitriã porque nesta competição normalmente quem organiza está mais bem preparado.

Quanto às demais selecções, limitou-se no comentário, sublinhando que quem realmente estar melhor preparada vai vencer.

“Da selecção espera-se o que a equipa técnica e atletas também anseiam. Uma boa participação com o objectivo de passa-a-passo ir ganhando o campeonato, que é o objectivo.

Por seu turno, o médico Agostinho Matamba disse, sem entrar em pormenores, estar a equipa cem porcento apta para a prova.

Detentora do título, a selecção nacional desembarcou na madrugada de hoje em Tripoli (01:18 local, menos uma hora em Angola), proveniente de Milão, na Itália, onde efectuou a última fase da sua preparação para o Afrobasket2009, e seguiu para a cidade de Benghazi, onde estará sedeada.

Quarta-feira Angola defronta o Mali, no grupo B, quinta-feira joga com o Egipto e no dia seguinte termina a primeira fase diante de Moçambique.