Africa Basquetebol

01 agosto 2009

ANGOLA : Afrobasket2009 - Ex-internacional aponta defesa e jogo exterior como pontos fortes dos campeões

O antigo “triplista” da selecção nacional sénior masculina de basquetebol Herlander Coimbra disse quinta-feira, em Luanda, que a revalidação do título na Líbia de 5 a 15 de Agosto passa pelo jogo exterior e pela defesa.

Em entrevista à Angop na perspectiva do que poderá ser a prestação de Angola na 25ª edição do Afrobasket, Herlander acredita que se os angolanos se aplicarem a fundo e se a defesa e o jogo exterior funcionarem o título virá para o país pela décima vez.

"O nosso forte está na defesa e no jogo exterior. Quando assim acontece com perfeição não há adversário que nos supere, embora muitos deles tenham mais altura e peso em relação a Angola", afirmou.

Citou Carlos Almeida, “capitão” de equipa, e Joaquim Gomes “Kikas” como os mais experientes do plantel por terem sido participantes directos dos últimos títulos alcançados pelo “cinco” angolano.
"Se os lançadores de Angola estiverem como no recente torneio da Lusofonia, a selecção não terá grandes dificuldades para vencer qualquer um dos adversários durante o campeonato", frisou.

Na primeira fase Angola defronta sucessivamente as selecções do Mali, Moçambique e Egipto.

Com cinco títulos continentais (1989, 1991, 1993, 1995 e 1999), Herlander Coimbra representou Angola nos campeonatos do mundo de 1990 (na Argentina) e 1994 (no Canadá), assim como nos Jogos Olímpicos de Barcelona92, Atlanta-96 e Sidney-2000.

A selecção nacional detém nove títulos africanos.