Africa Basquetebol

05 janeiro 2009

ANGOLA : Huíla almeja maior número de equipas nos “Nacionais”de juniores

A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, pretende maior número de participação de equipas, nos Campeonatos Nacionais da modalidade nas categorias de júnior masculino e feminino, agendado para a segunda quinzena do corrente mês, na cidade do Lubango.
Para o efeito, este órgão que superintende a modalidade na província que está afinar a máquina organizativa, visando o evento, vai remeter a Federação Angolana de Basquetebol, um caderno de encargos que não seja muito alto.
De acordo com o secretário-geral da referida Associação, Henriques Albano, quando mais seja avultado o caderno de encargo, os clubes deixam de participar nesta competição, o que não contribui em nada para o desenvolvimento do basquetebol nacional tratando-se dessas camadas.
“Nós estamos a preparar este campeonato.
Vamos fazer com que o caderno de encargos não seja muito alto.
Tem que ser um caderno de encargo que deia possibilidades com que os clubes venham a esta prova, porque quando mais seja alto o caderno de encargo, os clubes deixam de participar nesta competição.
E nós não gostaríamos que fosse um caderno de encargo muito avultado”, argumentou Henriques Albano.
Contudo, assegurou, estar a fazer uma pesquisa a nível da rede hoteleira local, o todo levantamento necessário, assim como estão a trabalhar com a Direcção Provincial da Juventude e Desportos local “para que nos possa ceder qualquer apoio em relação a este aspecto”.
Por isso, admitiu Henriques Albano, “acreditamos que brevemente nós iremos informar este caderno de encargo a Federação Angolana de Basquetebol e também a nível de outras associações”.
O dirigente desportivo, afirmou que quando se envia o caderno de encargo a nível da Federação e que por uma razão os outros filiados não recebem esse mesmo caderno, faz com que eles não participem nesta prova.
“Mas, nós estamos a preparar isso com muito cuidado para que esse caderno vai até aos aficionados de outras províncias”, referiu.