Africa Basquetebol

28 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA DE BASQUETEBOL VODACOM - Clubes da capital recebem 22 mil dólares

Ferroviário e Costa do Sol, todos da capital do país, receberam um apoio da mcel no valor de 22 mil dólares para suportarem a sua participação no Campeonato Nacional de Basquetebol, em seniores masculinos.

Aquela empresa de telefonia móvel ainda concedeu aos clubes em causa equipamento completo, 30 celulares cada um e igual número de contratos para os atletas.
Este apoio, segundo a mcel, visa proporcionar aos clubes de Maputo maior representatividade naquela que é a maior prova basquetebolística nacional.

MOÇAMBIQUE : LIGA DE BASQUETEBOL VODACOM - Conhecidas as oito equipas participantes

JÁ está completo o quadro das oito formações que disputarão a fase nacional da primeira edição da Liga de Basquetebol Vodacom, cujo início está previsto para 13 de Setembro próximo. Trata-se do Ferroviário, Costa do Sol, Desportivo e Maxaquene, pela zona sul; Ferroviário e Desportivo da Beira e Sport Club, pelo centro; e A Politécnica de Quelimane, pelo norte.

O sorteio da competição já está marcado para 6 de Setembro, pelas oito horas, no Hotel Santa Cruz. De acordo com o regulamento, a prova será disputada no sistema clássico de todos contra todos, numa única volta, ao fim da qual serão qualificadas as quatro primeiras equipas para a fase dos “play off”. Daqui, os dois vencedores transitarão para a etapa final, donde sairá o campeão nacional da Liga de Basquetebol Vodacom.

Repartida em diversas etapas, depois dos campeonatos provinciais seguiu-se a fase regional, disputada nas cidades de Quelimane, Beira e Maputo, tendo resultado no apuramento dos oito conjuntos que a partir de 13 de Setembro bater-se-ão pela posse do título.

Recorde-se que, de acordo com o contrato rubricado entre o Fundo de Promoção Desportiva e a Vodacom, sob os auspícios do Ministério da Juventude e Desportos, que jogou um papel preponderante para a concretização deste projecto inscrito no programa da Federação Moçambicana de Basquetebol, está vedada a exposição de publicidade de qualquer outra empresa concorrente do patrocinador nos recintos e áreas circunvizinhas da realização dos jogos da Liga.
Esta proibição é extensiva ao equipamento a utilizar pelos clubes na competição, à excepção do Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, segundo o previamente acordado entre as partes, na perspectiva de se salvaguardar os interesses e os convénios já assumidos pelas três colectividades.

ANGOLA : Novos corpos directivos da APBL tomam hoje posse

O novo corpo gerente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), eleito no passado dia 19, será mpossado hoje, na capital do país, para o quadriénio de 2008/2012.

A cerimónia realiza-se no Salão Mission, no bairro dos Coqueiros, sob orientação da Comissão Eleitoral, e presença de representante da direcção provincial do Ministério da Juventude e Desportos.
A nova dirigente da "bola ao cesto de Luanda, que substitui no cargo António Clemente Júnior venceu o pleito eleitoral, com nove
votos a seu favor.
Maria da Conceição Sampaio Pedro foi praticante de basquetebol, tendo militado no Clube Desportivo 1ºde Agosto, Petro de Luanda
e Ferroviário de Luanda.

27 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : Ferroviário disputa Taça dos Campeões

O FERROVIÁRIO participará, no próximo mês de Outubro, em mais uma frente continental de grande responsabilidade. Trata-se das eliminatórias da 23ª edição da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos, a realizarem-se em Lusaka, capital da Zâmbia, para onde os “locomotivas” irão apostar todo o seu saber, com a finalidade de se qualificarem para a fase final, marcada para decorrer entre os dias 12 e 21 de Dezembro, na Tunísia.

Campeã nacional em título, a formação treinada por Carlos Alberto Niquice (Bitcho) irá enfrentar, em Lusaka, adversários de gabarito a nível da zona austral de África, com particular realce para os representantes de Angola, nomeadamente Petro de Luanda, campeão continental, e 1º de Agosto, os dois clubes que fornecem o maior número de jogadores à selecção do seu país, que recentemente disputou os Jogos Olímpicos de Beijing-2008.

Os “locomotivas” irão ao evento decididos a mostrar a sua valia, tendo em conta a excelente qualidade do seu time. Aliás, será uma soberana oportunidade para competitivamente se testarem na arena africana, sabido que, internamente, são os reis da actualidade. Este ano, por exemplo, para além das primeiras provas da temporada, organizadas pela Associação de Basquetebol, conquistaram o Campeonato da Cidade de Maputo e, há dias, a fase regional sul da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, certame que se propõem também ganhar.

No entanto, na sua última aparição na fase preliminar da Taça dos Campeões de África, em 2007, decorrida na capital do país, o Ferroviário não foi feliz, ao perder a vaga para o seu homónimo da Beira, que surpreendentemente se classificou na terceira posição, a seguir ao prestigiado duo angolano. Desta vez, com a lição já devidamente apreendida, os “locomotivas” deverão adoptar uma outra postura e encarar a prova com a seriedade que ela merece, isto é, não permitir veleidades aos adversários de menor expressão, pois sabe-se, por exemplo, que zambianos e sul-africanos estão a crescer a olhos vistos e têm demonstrado essa realidade em diversas ocasiões.

Enquanto isso, em femininos, o Ferroviário foi repescado para integrar o grupo de equipas que protagonizarão a fase final da Taça dos Campeões de África da categoria, a ter lugar de 20 a 29 de Novembro, em Nairobi, no Quénia. A turma de Carlos Aik junta-se ao Desportivo na prova, ficando assim o nosso país representado por dois clubes no evento.

As “locomotivas” falharam o apuramento directo no decorrer das eliminatórias realizadas em Julho último, em Maputo, ao se quedarem no terceiro lugar, atrás do Desportivo, campeão africano em título, e do 1º de Agosto, duas formações que em Nairobi apresentar-se-ão como principais candidatas à conquista do ceptro, a par do próprio Ferroviário, do First National Bank, da Nigéria, e do Quénia Porth Authority, que, apesar de não ser da estatura destas outras equipas, procurará fazer do factor casa o seu trampolim para a glória.

ANGOLA : Secretário-geral da FIBA-África justifica fracasso africano

A falta de peso e altura dos atletas africanos presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim foi considerada pelo secretário-geral da FIBA-África, o ivoiriense Alphonse Billé, uma das causas do insucesso de Angola e Mali no torneio de basquetebol masculino e feminino.
Em entrevista hoje à Angop, na capital chinesa, o dirigente desportivo, que se congratulou com as selecções seniores de Angola e do Mali por terem representado o continente na prova, disse que os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” chegaram ao evento “muito cansados”.

“Os jogadores estiveram muito cansados e isso aconteceu porque disputaram vários torneios antes de Pequim2008. Empenharam-se bastante em campo, mas o cansaço e a fadiga condicionaram o seu rendimento. Repara que as outras equipas pouparam os seus atletas, com rodagem dos plantéis na fase preparatória”, realçou.
Na opinião de Billé, os campeões africanos precisam ter basquetebolistas com peso e altura, além de pelo menos dois grandes postes: “Por exemplo, atletas com 2,10 metros".
"Realmente, Angola tem uma grande equipa e tem mostrado isso”, frisou.
Para o secretário-geral do órgão reitor da “bola ao cesto” em África, táctica e tecnicamente, é surpreendente como os angolanos jogam, mas sublinhou que o maior problema está na força física e estatura. Perspectiva melhorias para o “cinco” nacional, “porque sabe qual é o seu problema – o de não possuir altura e peso”.
Alphonse Billé considera o evento como o topo da competição do basquetebol, acrescentando que é complicado ter equipas africanas nos quartos e meias-finais da prova, por vários motivos, porém acredita que quando forem superadas as dificuldades apontadas o continente poderá começar a discutir lugares do pódio.
Em relação à selecção sénior feminina do Mali, que também ficou na fase preliminar, referiu que apresentou um basquetebol razoável, pois assim como os angolanos faltou peso e altura para suportar as suas adversárias.
O executivo da FIBA-África adiantou que as formações masculinas de Angola, Senegal, Nigéria e talvez Camarões e Egipto poderão crescer na modalidade e terão bons plantéis nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, Inglaterra.
Em Pequim, o combinado angolano, nove vezes campeão continental e vencedor da última edição da Taça Borislav Stankovic, perdeu os cinco jogos disputados no Grupo B, com os Estados Unidos, Espanha, Alemanha, China e Grécia.

22 agosto 2008

ANGOLA : Armando Costa considera frustrante estreia na prova

O base da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, Armando Costa, disse sentir-se “frustrado” com a sua estreia em Jogos Olímpicos, em função dos maus resultados obtidos.

O jogador que falava à Angop, garantiu que esperava por resultados melhores em função daquilo que foi feito durante a fase de preparação que antecedeu o evento, que decorre em Pequim, na China, até ao próximo domingo, onde Angola tinha como meta
principal passar para os quartos-de-final.
O atleta do 1º de Agosto, de 25 anos de idade, garantiu que o grupo tudo fez para que pudesse vencer alguns jogos frente aos adversários mais acessíveis e qualificar-se a fase seguinte, mas não foi possível evitar o desaire.
“Se aconteceram falhas as responsabilidades devem ser atribuídas a todos, porque quando se trabalha se faz em nome de um conjunto, e não a título pessoal”, argumentou.
“Esperava continuar na senda dos bons resultados, mas foi impossível nestes Jogos Olímpicos, agora devemos continuar à trabalhar para que os próximos compromissos sejam coroados de êxitos”.
Utilizado nas cinco partidas em que o combinado angolano perdeu, Armando Costa marcou 33 pontos, e foi o quinto melhor “cestinha” da equipa.
Nos Jogos Olímpicos, a selecção nacional sénior masculina de basquetebol obteve os seguintes resultados:
Angola-Alemanha (66-95) , EUA - Angola (97 -76) , Angola - China (68- 85 ) , Grécia - Angola ( 102 - 61 ) , Angola - Espanha (50-98 ).

ANGOLA : Carlos Almeida reafirma abandono da selecção nacional

Depois de 14 anos a representar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol, o base Carlos Almeida disse, em Pequim (China), palco dos Jogos Olímpicos, ter chegado o momento de deixar o lugar para mais
talentos e seguir outros objectivos da sua vida.

Em entrevista à Angop na quinta-feira à margem de um jantar proporcionado pela Embaixada de Angola na China, o “capitão” dos campeões africanos da bola ao cesto reafirmou a sua vontade de continuar ligado à modalidade e prosseguir a carreira no 1º de Agosto, clube com o qual ainda tem um ano de contrato.
“Vou continuar no basquetebol, apenas no 1º de Agosto. Com a minha retirada, terei mais tempo para programar outros projectos pessoais e recuperar das lesões”, explicou, adiantando que ainda é prematuro pensar no “adeus” às quadras.
“É cedo para dizer o que me espera e não sei o que poderá acontecer depois de terminar o vínculo com o meu clube”, finalizou Carlos Almeida, que substituiu o extremo Victor de Carvalho na braçadeira do “sete” nacional.

Na XIX edição dos Jogos Olímpicos, aberta a 8 deste mês e encerra no domingo, o basquetebolista de 32 anos de idade actuou apenas 20 minutos e 30 segundos, no encontro com a selecção norte-americana (76-97), referente à primeira fase do Grupo B.

21 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL – ZONA SUL - Desportivo e Real Sociedade decidem hoje última vaga

O DESPORTIVO de Maputo e a Real Sociedade defrontam-se às 18.30 horas de hoje, no pavilhão do Maxaquene, em partida de capital importância para a qualificação de cada uma das equipas para a fase nacional da Liga Nacional de Basquetebol, Vodacom.

O jogo é referente à quinta jornada do campeonato da zona sul, que desde o último sábado até ao próximo sábado decorre na capital do país com a participação de oito formações, apurando, entretanto, as quatro primeiras classificadas para a fase nacional, para a qual, pela zona centro já se qualificaram o Ferroviário da Beira, Desportivo da Beira, Sport Clube de Chimoio e, ainda, a Universidade Politécnica, pela zona norte.

A importância desta partida prende-se com o facto de teoricamente, nenhuma das duas formações poderem vencer, quer o Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Maxaquene, curiosamente primeiras classificadas e que garantirão, mesmo com algumas dificuldades, o apuramento, isto a julgar pela qualidades dos respectivos plantéis.

Neste contexto, a quarta e última formação a qualificar-se para a fase nacional da inovadora competição do basquetebol moçambicano sairá, precisamente, do confronto entre “alvi-negros” e “realistas”, bem mais fortes que outras três equipas presentes na prova e que não vão entrar nas contas do apuramento, nomeadamente Matolinhas, Passáro Azul e Desportivo de Inhambane, respectivamente representantes das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Na actual classificação, o Desportivo de Maputo, com sete pontos resultantes de três vitórias e uma derrota, leva vantagem de dois pontos sobre a Real Sociedade, mas, na prática, essa classificação não é conclusiva e nem dá garantias de qualificação para qualquer uma das partes envolvidas no jogo desta noite.

Nas quatro jornadas iniciais, a Real Sociedade teve uma tarefa difícil ao enfrentar e perder com as três equipas que lideram o campeonato, nomeadamente Maxaquene (71-65, após prolongamento), Costa do Sol (63-59) e Ferroviário de Maputo (81-55), tendo vencido apenas o Matolinhas (65-63).

Por seu turno, com um calendário acessível, o Desportivo defrontou e perdeu apenas com o Ferroviário de Maputo (68-63), entre as equipas que fazem o trio da frente. Nas outras três partidas, os “alvi-negros” venceram sem grandes contemplações o Matolinhas (63-49), Pássaro Azul (124-44) e o Desportivo de Inhambane (98-55).

Mesmo tendo em conta que depois deste jogo, as duas formações terão mais duas partidas por fazer até o final da prova, seguro é que será no embate desta noite onde, teoricamente, uma delas garantirá a qualificação e não em nenhum dos que ainda vêm pela frente, isto tendo em conta que as três que vão a frente da classificação são quase invencíveis e as demais serão derrotadas com mais ou menor dificuldades quer pelo Desportivo assim como pela Real Sociedade.

FERROVIÁRIO E MAXAQUENE FECHAM NOITE DE GIGANTES

Se o jogo entre o Desportivo de Maputo e a Real Sociedade é seguramente o de grande destaque na quarta jornada, por encerrar em si a disputa da quarta vaga da zona sul para a fase nacional da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, menos importante não pode ser o embate entre o Ferroviário de Maputo e o Maxaquene, respectivamente campeão e vice-campeão da Cidade de Maputo desta temporada e duas das formações mais fortes do país.

No recém terminado Campeonato da Cidade de Maputo, o Maxaquene foi a única equipa que logrou impor uma derrota ao Ferroviário.

Quer os “locomotivas” assim como os “tricolores” acabarão por conseguir o apuramento para a fase nacional, mas, esta noite, outros factores concorrem para que o embate não perca o interesse que sempre o encerrou.

O Maxaquene entra para esta partida ainda com o orgulho ferido, na medida em que na noite da última segunda-feira perdeu diante do Costa do Sol por 79-66, um desfecho que periga sobremaneira a possibilidade de vencer o evento.

Tal como o Maxaquene, o Ferroviário faz esta noite o segundo jogo com um adversário de renome, depois da vitória sobre o Desportivo por 68-63.

Entretanto, as duas partidas que vão assinalar o arranque da jornada colocam frente a frente o Pássaro Azul ao Desportivo de Inhambane (14.30), e o líder Costa do Sol diante do Matolinhas (16.30).
QUADRO DE RESULTADOS

Maputo, Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2008:: Notícias


3ª JORNADA (SEGUNDA-FEIRA)
Desportivo de Maputo – Pássaro Azul (124-44)
Desportivo de I’bane – Ferroviário de Maputo (49-81)
Matolinhas – Real Sociedade (63-65)
Costa do Sol – Maxaquene (79-66)

4ª JORNADA (TERÇA-FEIRA)
Costa do Sol – Pássaro Azul (124-44)
Desportivo de I’bane – Desportivo de Maputo (55-98)
Maxaquene – Matolinhas (85-54)
Real Sociedade – Ferroviário de Maputo (55-81)

JOGOS DE HOJE, PAVILHÃO DO MAXAQUENE
14h30: Pássaro Azul – Desportivo de I’bane
16h30: Costa do Sol – Matolinhas
18h30: Desportivo de Maputo – Real Sociedade
20h30: Ferroviário de Maputo - Maxaquene

* NARCISO NHACILA

20 agosto 2008

ANGOLA : Eduardo Mingas o destaque de Angola nos JO

Com 76 pontos marcados, em cinco partidas realizadas, o poste Eduardo Mingas foi o melhor "cestinha" da selecção nacional sénior masculina de basquetebol nos Jogos Olímpicos que decorrem em Pequim, China, até ao próximo dia 24 do corrente mês.
Mingas esteve em evidencia na primeira partida, onde marcou 24 pontos, na qual Angola perdeu, por 66-95, com a Alemanha, e no
confronto com a Grécia, onde marcou 23, a maior baixa na pontuação registou-se na partida com os Estados Unidos da América, onde concretizou apenas 8.
Na posição a seguir dos melhores marcadores encontram-se Carlos Morais, com 59 pontos, em quatro partidas realizadas, tendo no
jogo mais produtivo, 24 pontos, frente aos norte-americanos, e a mais baixa foi no último confronto, diante da Espanha, onde concretizou apenas 8. Angola no geral sofreu 477 pontos e marcou 379.

Lista completa dos doze, e pontos marcados:

Eduardo Mingas (76) , Carlos Morais ( 59), Luís Costa ( 37) , Joaquim Gomes ( 34 ) , Armando Costa (33), Milton Barros ( 23) ,
Vladimir Geronimo ( 19 ) , Felizardo Ambrósio ( 16) , Carlos Almeida ( 08) , Abdel Moussa (07) , Olímpio Cipriano ( 07) , Leonel
Paulo ( 02).

Eis os resultados do cinco nacional ao longo da prova:

Angola- Alemanha (66-95), EUA- Angola (97 - 76), Angola - China (68-85) , Grécia - Angola (102- 61), e Espanha - Angola ( 98 -50).

ANGOLA : Maria Sampaio eleita presidente da Associação de Luanda

A candidata Maria da Conceição Sampaio foi eleita terça-feira, nesta cidade,presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), para o período 2008/2012.
Maria da Conceição, candidata única no pleito, obteve nove votos dos clubes Sporting, Desportivo do Maculusso, Petro-Atlético, Progresso do Sambizanga, 1º de Agosto, Visa FC, Vila Clotilde, CDUAN e Clube Universitário Lusíada de Angola (CULA).
A nova presidente da associação de Luanda da "bola ao cesto'' substitui no cargo António Clemente Júnior.
Em declarações à Angop, no final do acto eleitoral, Maria da Conceição manifestou-se satisfeita pelo escrutínio e adiantou que o seu principal objectivo é desenvolver e massificar o mini-basquete feminino na capital do país.
Afirmou que o escalão de iniciados é a base para o surgimento de novos talentos, sendo que merecerá a atenção do seu elenco.
''Vamos trabalhar e apostar mais para fazer ressurgir alguns clubes tradicionais e fomentar os núcleos desportivos nos bairros
periféricos de Luanda, para captação de novos valores e insentivar as crianças e jovens para a prática do desporto’’, salientou.
Maria Sampaio foi praticante de basquetebol, tendo militado no Clube Desportivo 1ºde Agosto, Petro de Luanda e Ferroviário de Luanda.

18 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL– ZONA SUL: “Canarinhos” e “tricolores” dominam jornada desta noite

O COSTA DO SOL e o Maxaquene defrontam-se às 20.30 horas de hoje, no pavilhão do Estrela Vermelha, na partida mais importante da terceira jornada da fase regional-sul da Liga Nacional de Basquetebol (Vodacom), que decorre na capital do país desde o último sábado, com a participação de oito formações, sendo cinco da cidade de Maputo e três em representação das províncias do Maputo, Gaza e Inhambane.

À entrada para a terceira ronda, “canarinhos” e “locomotivas” fizeram por vitórias as duas primeiras partidas que efectuaram, com o Costa do Sol a vencer o Desportivo de Inhambane (78-33) e a Real Sociedade (00-00), enquanto que o Ferroviário superou a oposição do Pássaro Azul de Gaza (114-40) e Desportivo de Maputo(00-00).

Até ao momento, grande destaque da prova que qualifica as quatro primeiras formações para a fase nacional da prova vai para o jogo da primeira jornada entre o Maxaquene e a Real Sociedade (71-65), decidida apenas no prolongamento, depois que as duas formações terminaram os 40 minutos regulamentares empatadas por 60-60.

QUADRO DE RESULTADOS

1ª Jornada (sábado)
Maxaquene – Real Sociedade (71-65)
Costa do Sol – Desportivo I’bane (78-33)
Matolinhas – Desportivo Maputo (49-63)
Pássaro Azul – Fer. Maputo (40-114)

2ª Jornada (ontem)
Desportivo I’bane – Matolinhas (52-89)
Maxaquene – Pássaro Azul (150-38)
Real Sociedade – Costa do Sol (00-00)
Desportivo Maputo – Fer. Maputo (00-00)


Jogos de hoje
14.30h: Desportivo Maputo – Pássaro Azul
16.30h: Desportivo I’bane – Fer. Maputo
18.30h: Matolinhas – Real Sociedade
20.30h: Costa do Sol – Maxaquene

ANGOLA : Angola perde diante da Espanha em basquetebol

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol perdeu hoje com a sua similar da Espanha, por 50-98, em partida da quinta e última jornada do grupo B dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
Ao intervalo, os campeões de África perdiam por 10 pontos de diferença (30-40).

Marcha do marcador: (23-15), (30- 40), (41-71) e (50-98)

Equipas

Angola - Eduardo Mingas (10), Carlos Morais (08), Milton Barros (02), Armando Costa (07), Felizardo Ambrósio (07), Joaquim Gomes (06), Luís Costa (02), Vladimir Ricardino (08) e Leonel Paulo (00).
Treinador: Alberto de Carvalho

Espanha : Pau Gasol (31), Carlos Navarro (12), Berni Rodriguez (11), Jorge Garbajosa (10), Rudy Fernandez (09), Alex Mumbru (08), Raul Lopez (07), Felipe Reyes (06), Ricky Rubio (02), Carlos Jimenez (02), Manuel Calderon (00).
Treinador: Aito Garcia

Arbitragem: Eddie Rush ( EUA), Michael Aylen ( Áustria) Abreu Muhimua (Moçambique)

17 agosto 2008

CABO VERDE : Bairro sagrou-se campeão nacional de Sub-18 (juniores) de basquetebol

A equipa Sub-18 (juniores) de basquetebol do Bairro sagrou-se campeã nacional de basquetebol ao derrotar a sua congénere do Liceu Olavo Moniz por 128 a 21. No primeiro jogo, realizado no dia 12 de Agosto, contra a equipa da Académica de S.Vicente, a equipa do Bairro havia conseguido uma vitória por 71 a 65.

ANGOLA : Ginguba e seus pupilos…de candeia às avessas

Do leque de modalidades com que Angola se faz representar – sem desprimor para as restantes – é no basquetebol onde residiam as esperanças dos angolanos protagonizarem exibições positivas, vitoriosas, como, de resto, havia sido prometido pelo presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo Conceição, que apontava, no mínimo, o décimo lugar, para superar o décimo posto obtido em Atenas (Grécia ), em 2004.Ontem a selecção de basquetebol, treinada por Alberto Carvalho “ Ginguba” no torneio dos Jogos Olímpicos de Pequim, voltou a defrontar uma selecção forte, a toda-poderosa selecção da Grécia, nada mais nada menos do que a vice-campeã do mundo, apresta-se a averbar outra derrota. Foi mais uma partida em que, mais uma vez, a decepção voltou a estar entre os angolanos que, ao longo da semana, ficaram decepcionados com a actuação do conjunto. Perdeu por 102- 61, quando já havia perdido estrondosamente com a Alemanha ( 86-65) , equipa a que havia batido o pé no Mundial do Japão; com os Estados Unidos ( 97-76), em que os jogadores da terra do Tio San não chegaram à chapa cem, e frente à China, campeã asiática, por 85-68, no qual o gigante Yao Ming fez uma exibição de grande qualidade. Conforme demos boa conta ao longo das nossas edições da semana, alguns comentaritas e analistas do nosso basquetebol voltaram a apreciar o que está mal e o que está bem no conjunto treinador por Ginguba. Mesmo os adeptos, os amantes entendidos na matéria debitaram apreciações. Dissemos, por exemplo, que “experts” como Pires Ferreira, ex-presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Manuel Sousa “Necas”, antigo jogador da Selecção Nacional, treinador de básquete, hoje director técnico do Interclube, e António da Luz, comentarista desportivo para a modalidade, elogiaram a postura da equipa frente ao conjunto dos Estados Unidos, já que Angola esteve melhor em relação ao primeiro jogo com a Alemanha. Mas Necas defendeu que temos de melhorar defensivamente porque não há um equilíbrio entre o lançamento de campo e a recuperação defensiva, pois, se corrigirmos podemos continuar a equilibrar a próxima partida, contra a Espanha.

16 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : “Estrelas” em acção no “Baskete Show”

UMA verdadeira parada de estrelas estará em acção amanhã, a partir das 15.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, para com a chave de ouro darem por encerrado a segunda edição do “Baskete Show”, o mega-evento estudantil da bola-ao-cesto. Estarão frente-a-frente os jogadores que mais se destacaram durante sensivelmente dois meses que a bola saltitou nos pavilhões do Desportivo e Maxaquene.

Mas a anteceder a este embate denominado “All Star Games” o momento será reservado à entrega dos troféus, e que terá como o ponto mais alto a coroação do vencedor do “Baskete Show”, a Escola Secundária da Matola. Antes desse momento que se espera ser carregado de emoção, há lugar, a partir das 13.00 horas, ao desfile das escolas, que participaram no “Baskete Show”, nomeadamente Noroeste 1, Francisco Mayanga, Zona Verde, Matola, Zedequias Manganhela, Polana, Josina Machel, Kitabu, São Joaquim, Força do Povo, Estrela Vermelha e Noroeste 2, equipas que deverão se apresentar devidamente equipadas.

A tarde de amanhã será marcada pelo duelo entre Noroeste 1 e Francisco Mayanga, em femininos, que disputarão, a partir das 14:15 horas, a final da prova denominada “Momento Sprite”.

Eis equipas para “All Star Games”:

ALFA: Edson Butana (São Joaquim), Aruna Omar (Força do Povo), Sílvio Pinto (Polana), Jorge Timane (Noroeste 1), Denilson Guambe (Francisco Mayanga), Ivaldo Brito (Zona Verde), Lélio Maniamba (Zona Verde), Fernando Sibanda ( Matola), Marco Geneto (Kitabu), Amílcar Júnior (Polana), Orlando Zandamela (Zona Verde) e António Dimas (Matola).

BETA : Hugo Coelho (Estrela Vermelha), Altino Vale ( Josina Machel), Carlos Marinze (Zedequias Manganhela), Décio Mula), Eilson Zangure (Noroeste 2), Titos Júnior (Estrela Vermelha), Arlindo Tsotsana (Zedequias Manganhela), Cândido Nhanombe (Noroeste 1), Ivaldo Machava (Francisco Mayanga), António Xirindza (Matola), Jorge Chirindza (Noroeste 1) e Riskard Ussene (Francisco Mayanga).

15 agosto 2008

ANGOLA : JO

Angola complicou ontem a sua passagem aos quartos-de-final do torneio olímpico de basquetebol, após ter perdido com a China por 86-65, no Olympic Basquetebol Arena, em Beijing. Com esta derrota (a terceira consecutiva), Angola passa a ser a única equipa que ainda não pontuou no grupo B, e ocupa assim a última posição. O “cinco” inicial de Alberto de Carvalho “Ginguba”, composto por Armando Costa, Carlos Morais, Leonel Paulo, Eduardo Mingas e Joaquim Gomes “Kikas”, começou mal no primeiro quarto. Falhou quatro ataques seguidos e o treinador foi obrigado a pedir um minuto de desconto de tempo. A China chegou a vencer por 10 pontos de diferença (12-2) e Angola só voltou a encestar aos cinco minutos, por intermédio de Joaquim Gomes “Kikas”. Quando faltavam três para o término deste primeiro período, a desvantagem já era de 14 pontos (22-8). Tudo parecia correr mal a equipa angolana. Yao Ming finalizava quase todas as jogadas e como se não bastasse o jogo exterior dos chineses estava funcional. Com a defesa angolana homem a homem, a China passou a sentir dificuldades e vantagem reduziu para 13 pontos no final do primeiro quarto (28-15).O segundo período foi o melhor para o “cincio” nacional. Angola passou a pressionar mais na defesa e o jogo exterior funcionou. Vladimir Ricardino, Eduardo Mingas, Carlos Morais e Armando Costa foram os jogadores que mais se destacaram neste período com lançamentos de três e dois pontos. Olímpio Cipriano esteve limitado por lesão e ficou apenas oito minutos em campo. A poucos segundos do fim deste, a China já se sentia ameaçada com Angola a chegar a casa dos dois pontos de diferença (42-44), depois de uma excelente finalização de Eduardo Mingas, bem em cima do tempo, com um triplo. No reatamento, Angola falhou dois ataques seguidos e permitiu a China fugir novamente no marcador. Joaquim Gomes “Kikas” e Eduardo Mingas, devido ao número de faltas que já tinham acumulado, deixaram de fazer defesas combinadas contra Yao Ming e o “gigante” chinês passou a ser novamente aposta da sua equipa ao finalizar com facilidade jogadas combinadas e isoladas. Na defesa chinesa, a estrela dos Houton Rockets e o poste Jianlian Yi, passaram a fazer a Kikas o que ele fazia com Mingas, ou seja defesa combinada o que contribuiu para a redução da produtividade angolana, que acabou por perder o terceiro quarto por 51-65.O quarto período foi apenas a confirmação da vitória chinesa. Angola ainda tentou defender homem a homem mas não conseguiu impedir a produtividade da China, que contou, em grande medida, com Yao Ming, autor de 30 pontos. Simplesmente o melhor marcador da partida.

As contas da selecção

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol tornou quase impossível a concretização do objectivo de passar aos quartos-de-final, do torneio olímpico de basquetebol. Com a derrota de ontem o “cinco” nacional precisa de vencer os próximos dois jogos, frente a Grécia, no próximo sábado e a Espanha, na segunda-feira, para poder superar a China e a Alemanha, ambas com uma vitória. Por outro lado, terá que depender do resultado destas duas equipas, nas próximas jornadas, para continuar a ter esperanças. A tarefa afigura-se difícil mas não impossível. Entretanto, a selecção não está no seu melhor, pois conta com três dos seus principais jogadores lesionados (Olímpio Cipriano, Carlos Almeida e Milton Barros. Caso não vença nenhum jogo nesta fase terá que disputar a fase das qualificativas e ali poderá ainda melhorar o último lugar da edição passada. JT

Joaquim Gomes “Kikas” “É quase impossível parar o Yao Ming”

O poste da Selecção Nacional, Joaquim Gomes “Kikas” disse no final do jogo ser quase impossível parar Yao Ming debaixo das tabelas, quando questionado sobre a desigualdade da estatura física entre os dois. “É quase impossível parar o Yao Ming. A única forma de pará-lo é ser agressivo. Durante os quarenta minutos tentámos, mas não conseguimos. Ele fez trinta pontos e quanto a isso, não há mais nada a fazer. Por outro lado, os colegas dele estiveram bem. Marcaram nos lançamentos de dois e três pontos e só temos que parabenizar o adversário, que esteve bem no jogo”, explicou.JT

Ginguba justifica derrota com lesões da equipa

O treinador da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, Alberto de Carvalho “Ginguba”, justificou a derrota de ontem frente à China com as más condições com que a equipa se apresentou, das quais se destaca as lesões de Olímpio Cipriano, Carlos Almeida e Milton Barros. “Nós já ganhámos a China, mas a este nível para voltarmos a fazê-lo, tínhamos que estar nas nossas melhores condições. Temos que ter todos os jogadores disponíveis nas melhores condições e hoje (ontem) não tivemos. O Cipriano está lesionado. Mesmo assim tentou dar o seu contributo mas não conseguiu”, argumentou. Questionado sobre o desempenho da equipa no segundo e terceiro períodos, onde baixou de produtividade, Ginguba disse que a formação angolana não conseguiu contrariar o poderio chinês. “Se nós não estivermos nas nossas melhores condições é complicado. Não pudemos contar com o Cipriano, o Milton Barros, nas melhores condições, e nem com o Carlos Almeida e é complicado. Os jogadores que foram chamados deram o seu melhor mas não fomos capazes”, sustentou. Em relação às possibilidades de passar aos quartos-de-final, o técnico mostrou-se céptico. “Com este leque de equipas era já complicado, à partida, passar a segunda fase. Tínhamos como objectivo ganhar um jogo e apontávamos este com a China, o que não foi possível. Agora temos duas equipas muito fortes, a Grécia e a Espanha e vamos ter muitas dificuldades”, previu.

ANGOLA : Onda de lesões dificulta manobras da selecção - Treinador

A onda de lesões que assola, neste momento, a selecção nacional sénior masculina de basquetebol está na base da derrota hoje frente à formação anfitriã, China, por 68–85, para a terceira jornada dos Jogos Olímpicos, disse o seu treinador, Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Ginguba, que falava à Angop após o encontro, referiu que as lesões dos extremos Carlos Almeida e Olímpio Cipriano, bem como do base Milton Barros, foram notáveis na partida de hoje e na anterior com os Estados Unidos da América, sem desprimor daqueles que jogaram e fizeram o seu melhor em prol do grupo.

“Temos três jogadores fundamentais lesionados, e isso nos impossibilita manter um ritmo de jogo ao mesmo nível que as equipas contrárias”, argumentou.

Milton Barros tem uma lesão na coxa esquerda, enquanto que Olímpio Cipriano levou uma cotovelada na partida frente a Alemanha e acabou contundido. Já o experiente e capitão Carlos Almeida ressentiu-se de dores num dos joelhos, onde havia sido operado há já algum tempo.

Alberto de Carvalho fez saber que no período inicial a equipa mostrou alguma apatia, depois conseguiu aproximar-se do marcador, mas o adversário ainda mais forte e rapidamente conseguiu dilatar o marcador.

Revelou que a equipa vive um momento triste, depois de receber a notícia de falecimento da mãe do atleta Leonel Paulo.

Questionado sobre a permanência do jogador na China, ou regresso a Luanda, o treinador disse que decisão pertence apenas ao jogador. “Ele é que deve decidir se fica com o grupo ou regressa ao país nas próximas horas”.

Para o jogo da quarta jornada diante da Grécia, Ginguba espera que o grupo possa reagir bem e contrapor os favoritismo inicial
que é dado aos gregos, porque uma vitória poderá servir de estímulo para as partidas que se seguem.

ANGOLA : Derrota com a China

A derrota hoje de Angola, por 68–85, frente a China, foi decidida no terceiro período da partida, pontuável a terceira jornada do grupo B dos Jogos Olímpicos que decorrem em Pequim.

Angola teve no seu cinco inicial Armando Costa, Carlos Morais, Gomes Kikas, Leonel Paulo e Eduardo Mingas, que tinham a missão de fazer um jogo semelhante ou melhor do que o adversário, porque duas equipas precisavam de uma vitória, depois de duas derrotas consecutivas.

Quando já estavam jogados seis minutos, a China já vencia por 8-2, o que obrigou o técnico angolano a solicitar um desconto de
tempo, para organizar a sua estratégia, uma vez que a equipa estava a ser pouco produtiva nos instantes iniciais.

Os campeões de África voltaram a marcar apenas mais treze pontos e foram para o fim do primeiro período com uma desvantagem de 15-28.

No período seguinte, o cinco nacional aumentou de produtividade, mas ainda em desvantagem de dez pontos (25 -35), onde muitas
vezes era forçada a fazer lançamentos de triplo e aproveitar as sucessivas perdas de bola dos chineses, para reduzir ainda mais a
marcha do placar.

Vladimir Ricardino, que muita das vezes não tem sido opção nestes jogos olímpicos, fez um triplo que reduziu para 39–42, mas, de seguida, Yao Ming elevou para 39-44, embora notando-se uma outra postura de Angola.

A poucos segundos do final do segundo período, Eduardo Mingas marcou um triplo que fez 42 – 44, resultado que chegou ao
intervalo.

No terceiro período, o gigante chinês Yao Ming, de 2, 26 cm de altuta, foi o demolidor que ofuscou os angolanos, ao lançar de
curta e longa distância, muita das vezes sem encontrar oposição.

Notava-se claramente que Angola não tinha soluções para jogar por baixo da tabela e forçava os lançamentos de triplo que não
eram concretizados, e foi nesta fase que a China resolveu o desafio.

Bem apoiado pela lotação do pavilhão (cerca de 11086 assistentes), Yao Ming foi o melhor cestinha da partida, ao totalizar
30 pontos, seguido por Gomes Kikas, com 17.

O derradeiro quarto serviu apenas para a equipa técnica dos asiáticos colocar em campo os jogadores menos utilizados,
porque a primeira vitória nestes jogos olímpicos já estava garantida, chegando-se a notar algum relaxe por parte da China.

Esta é a terceira derrota do cinco nacional, depois dos desaires ante a Alemanha, por 95-66 e EUA (76 -97). Na quarta jornada terá
pela frente a Grécia e encerra a primeira fase diante da forte selecção de Espanha.

14 agosto 2008

ANGOLA : Selecção nacional perde com a China

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol perdeu hoje frente a sua similar da China, por 85-68, em partida pontuável para a terceira jornada dos Jogos Olímpicos que decorrem em Pequim.
Ao intervalo Angola já perdia, por 42-44.
Esta foi a terceira derrota dos campeões de Africa na prova depois dos desaires com a Alemanha e os EUA, por 95-66 e 97-76, respectivamente .
Angola volta jogar no próximo dia 16, desta diante Grécia para a quarta jornada.

Pavilhão - Olympic Basketball Gymnasium;
Marcha do marcador: 1 periodo ( 15 -28 ), 2 periodo (42 -44 ), 3º ( 51 -65 ) e no quarto (68-85).

Equipas:
Angola:
Eduardo Mingas(11 ) , Carlos Morais( 13) , Milton Barros(03 ), Olímpio Cipriano(00 ) , Armando Costa(09) , Felizardo Ambrosio
(00) , Joaquim Gomes (17) , Luis Costa(10), Vladimir Geronimo (03 ) , Abdel Moussa (02) , Carlos Almeida (00 ) , Leonel Paulo ( 00 ).
Treinador: Alberto de Carvalho

China:
Liu Wei (10 ) , Zhu Fangyu (10 ) , Wang Zhi zhi ( 00) , Yao Ming (30 ), Yi Jian Lian(10 ) , Chen Jianghua (04 ) , Wang Shipeng(08 ) , Li Nan( 00 ) , Sun Yue(11 ) , Zhang Qingpeng (02), Wang Lei (00 ) e Du Feng (00 ).
Treinador: Jonas Kazlauskas.


Arbitragem: Carl Jungebrand ( Finalandia) , Luigi Lamonica (Itália) e Yuji Hirahara (Japão).

13 agosto 2008

CABO VERDE : Seven Stars acata decisão da FCBB, ABC disposta a recorrer à FIBA

A decisão da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol de anular o campeonato sénior masculino de Santiago Sul suscita reacções díspares dos principais interessados. O Seven Stars diz que não concorda mas acata a decisão, mas o ABC não só discorda como se mostra disposta a recorrer à entidade máxima do basquetebol a nível mundial, a FIBA, para resolver este imbróglio.

“É uma decisão ridícula, sem fundamento”, reage assim à primeira Alberto Melo, presidente do ABC à decisão da FCBB, para logo de seguida acrescentar que o seu clube não vai acatar a resolução da autoridade superior do basquetebol cabo-verdiano porque “o parecer do Conselho Jurisdicional da FCBB dá razão ao ABC”.

Ou seja, para Alberto Melo, “o ABC é o legítimo campeão sénior masculino da época 2007-2008 e vai participar no campeonato nacional nem que para isso tenha de recorrer à Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) para repor a verdade desportiva”.

O presidente dos encarnados entende que a decisão da FCBB faz parte de uma estratégia para “não deixar o ABC ganhar mais nenhum título, isso na sequência das entrevistas de dois elementos do nosso clube à comunicação social, o jogador Vitocas e o treinador Marcos Oliveira, que causaram algum mal estar no seio da FCBB”.

Por sua vez, o vice-presidente do Seven Stars, Francisco Livramento, mostra-se “triste por ver o trabalho de treinadores e jogadores ir por água abaixo” e lamenta “a falta de coragem da FCBB de tomar outra decisão”. Mas, acrescenta, “o Seven Stars acata a decisão que beneficia mais o ABC”.

Segundo Francisco Livramento, “o Seven Stars fez tudo conforme as regras, ganhou dentro do campo, mas infelizmente de nada valeu todo esse esforço porque falta fair play e saber perder a certas pessoas que estão envolvidas no basquetebol de Santiago Sul. É triste ver isto acontecer no pulmão do basquetebol cabo-verdiano”.

Agora, resta ao Seven Stars preparar a próxima época e continuar a apostar nos seus projectos de revitalização do basquetebol. Porque os azuis da capital têm muitos projectos pela frente, entre eles a escola de mini-basquete, o polidesportivo, os torneios nacionais e internacionais, etc, garante o seu vice-presidente.

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores masculinos - Ferroviário campeão

O FERROVIÁRIO sagrou-se campeão da cidade de Maputo em basquetebol seniores masculinos, ao vencer, na segunda-feira, a Académica, por 74-52, em partida em atraso da terceira jornada da segunda volta.

Os “locomotivas” que à entrada para este jogo estavam na segunda posição com 33 pontos, a um do Maxaquene, passaram a lideres com 35.

Recorde-se que Ferroviário (36 pontos), Maxaquene (35), Costa do Sol (31), Desportivo (30) e Real Sociedade (29), os cinco primeiros classificados já estavam apurados para a fase regional sul da Liga Vodacom, pelo que este despique entre “locomotivas” e “estudantes” serviu apenas para definir o campeão.
A fase regional da Liga Vodacom contará com a presença dos representantes das província, de Maputo, Gaza e Inhambane, isto para além das já referidas equipas da capital do país.

ANGOLA : Angola melhora postura mas perde para os EUA

Com uma postura melhor em relação ao jogo de estreia frente à Alemanha, a selecção nacional perdeu hoje com os Estados Unidos da América, por 76–97, em partida do grupo B dos Jogos Olímpicos que decorrem em Pequim, a capital da China.

O cinco nacional, treinado por Alberto de Carvalho Ginguba, muito cedo mostrou atitude diante de um adversário teoricamente mais forte, dada a qualidade técnica e constituição física dos seus jogadores, que actuam no melhor campeonato do mundo (NBA).

Mas, fruto de algum "atrevimento", quer no jogo exterior, quer interior, os campeões de África em momento algum sentiram-se assustados e fizeram o jogo que lhes é característico, há já algum tempo.

Angola foi liderada pelo jogador do Petro de Luanda, Carlos Morais, hoje autor de 24 pontos e o melhor cestinha da partida, seguido por Dwyane Wade, jogador dos Miami Heat, com 19 pontos marcados.

Os outros destaques no cinco nacional vão para Armando Costa e Luís Costa, ambos autores de 09 pontos, marcados junto da tabela.

Carlos Almeida, capitão do cinco nacional, mostrou a sua experiência como grande defensor, ao impedir de forma legal que muitas estrelas da NBA conseguissem fazer as jogadas espectaculares.
A ausência por lesão do extremo Olímpio Cipriano foi notória, porque em determinados períodos de jogo precisava-se de um
jogador para as penetrações ou até mesmo lançar da linha dos seis metros.
O trio formado por Eduardo Mingas , Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes Kikas, com alguma calma e maturidade, conseguiram jogar de forma razoável ao lado das torres norte-americanas.
Hoje o treinador utilizou todos os seus jogadores, que não saíram em branco, uma vez que conseguiram marcar pontos, quer em
lances de curta quer de longa distância.
Angola volta a jogar na próxima quinta-feira diante da equipa de casa, China, enquanto os Estados Unidos vão medir forças
com a Grécia.

12 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores masculinos: Apurado quinteto para fase regional

FERROVIÁRIO, Maxaquene, Costa do Sol, Desportivo e Real Sociedade é o quintento que irá representar a cidade de Maputo na fase regional-sul da Liga Vodacom de Basquetebol em seniores masculinos que arranca dia 15 do corrente mês.

O trio formado pelo Ferroviário, Maxaquene e Costa do Sol foi o primeiro a garantir o apuramento, ainda na semana passada, enquanto Desportivo e Real Sociedade definiram a sua situação no fim-de-semana, em partida da nona e última jornada do Campeonato da Cidade de Maputo.
Os “alvi-negros”, que vinham defraudando as expectativas que lhes apontavam como uma das formações favoritas a ganhar a prova, conseguiram apurar-se “in-extremis” ao vencerem a Académica, por 42-40.
Com esta derrota, os “estudantes” é que acabaram ficando afastados da fase seguinte, um revés para uma formação que é tida como uma das mais respeitáveis na arena basquetebolística nacional.

A grande surpresa foi a Real Sociedade que ao bater o Eagles, por 81-53, na sexta-feira, e a Académica, no sábado, por 56-55, apurou-se para a próxima fase logo na sua primeira aparição a este nível.

No grande “derby” da ronda, o Maxaquene venceu o Costa do Sol, por 72-41. Nota ainda para a vitória dos “tricolores” sobre a Bela Rosa por, 101-13, margem bem expressiva, que na verdade espelha a superioridade gigantesca dos pupilos de Horário Martins.

É de salientar igualmente a “chapa” cem imposta pelo Ferroviário à Conseng. Os “locomotivas” ganharam, por 117-54.
Já com os representantes da capital do país, falta conhecer o representante da província de Maputo, Gaza e Inhambane que irão completar o rol de oito equipas a disputarem os cinco lugares em aberto para a fase nacional, que começa a 30 do mês em curso.

10 agosto 2008

ANGOLA : Ginguba justifica derrota com ineficiência de jogo exterior de Angola

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Alberto de Carvalho '' Ginguba", disse hoje em Pequim, na China, que Angola perdeu na estreia dos jogos olímpicos frente a Alemanha, por 66 – 95, porque o seu jogo exterior foi ineficiente.

Em declarações à angop, no final da partida, o treinador fez saber que o jogo exterior a baixa estatura, bem como os lançamentos de
curta e longa distância ditaram o resultado frente a um adversário que apareceu melhor, depois do último encontro no campeonato
do mundo do Japão 2006, onde a vitória para eles surgiu apenas no prolongamento.

"A Alemanha está muito forte e hoje tivemos irreconhecíveis, principalmente nos lançamentos, dai a derrota que poderia ser menos expressiva " argumentou.

Disse que, o adversário muito cedo começou a construir a vitória, a lançar de curta e longa distância e a recuperar muito bem os lances ofensivos , dada a diferença nas alturas entre as duas formações.
Afirmou que, apesar da derrota de hoje frente a um adversário ligeiramente ao alcance de Angola, nada ainda está fora dos objectivos preconizados, porque ainda tem jogos por fazer, embora os adversários apresentam-se inicialmente mais forte, mas às vitorias são alcançadas no final dos jogos.
O próximo jogo da selecção campeã de África está marcado para terça-feira, às 13 horas (hora de Angola), diante dos Estados Unidos da América.

ANGOLA : Mingas lidera mas não evita derrota na estreia

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol estreou-se com derrota neste domingo, em Pequim, frente à Alemanha, por 66-95, na partida do Grupo B dos Jogos Olímpicos.

Eduardo Mingas foi o mais produtivo, com 24 pontos, ao passo que Kamann (24) e Nowitzki (23) brilharam no lado germânico.

Com um cinco inicial composto por Olímpio Cipriano, Armando Costa, Carlos Morais, Kikas Gomes e Eduardo Mingas, Angola entrou desconcentrada, permitindo o avanço no marcador dos germânicos nos primeiros minutos, que estiveram em peso com Konrad Wysocki, Steffen Hamann, Demond Greene, Christopher Kamann e Dirk Nowitzki.

No primeiro quarto, os angolanos conseguiram equilibrar (21-25), mas a falta de calma e discernimento nos momentos mais cruciais da partida fizeram com que os europeus fugissem no marcador até ao intervalo (34-54). Nessa altura, Carlos Almeida e Eduardo Mingas destacavam-se, ao passo que do lado oposto Nowitzki (23) e Kamann (24) comandavam.

O índice de aproveitamento começou a baixar minuto a minuto e com ele o crescimento do adversário. O terceiro período quase não trouxe nada de novo, embora a equipa africana tenha reduzido um pouco a pressão sofrida antes, estabilizando o placard em 26 pontos de diferença (52-78).

Na parte derradeira, nem a entrada de Milton Barros, Felizardo Ambrósio e Luís Costa alterou para melhor a situação que se vivia, pois foram incapazes de encurtar a diferença pontual.

Apenas Cipriano esteve quase ao seu nível habitual nos lançamentos de campo, com uma percentagem de 60, pois em 15 tentados converteu nove, além de sete “tiros” dos dois pontos à cesta e cinco certeiros (71%). Destacou-se ainda nos arremessos triplos, em que concretizou quatro dos oito tentados.

Carlos Morais, que esteve mais tempo na quadra do Olympic Basketball Gymnasium em relação a Olímpio, produziu menos do que se esperava dele, por isso terminou a partida com 14 pontos convertidos, sendo o segundo entre os campeões africanos.

Quem também ficou abaixo do rendimento habitual foi o capitão da selecção, Carlos Almeida, que saiu em branco, apesar de diversas vezes ter “forçado” lançamentos de campo (5), triplos (3) e perdido dois arremessos para a cesta.

Sem uma liderança consistente no jogo do “cinco” nacional, era inevitável a derrota diante dos germânicos, que até poderiam ter atingido a chapa cem. Os 29 pontos de diferença forçarão a mudança de comportamento dos pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba”, sob pena de serem “esmagados” pelos EUA, o próximo adversário terça-feira, comandados pela estrela da NBA, Kobe Bryant, dos Los Angeles Lakers.

Equipas:

Angola: Eduardo Mingas ( 24 ) , Carlos Morais ( 14) , Milton Barros (10 ) , Olímpio Cipriano (07 ), Armando Costa (06 ) , Felizardo Ambrósio (03 ) , Joaquim Gomes (02 ) , Luís Costa(00) , Vladimir Ricardino (00) , Abdel Bouckar( 00) , Carlos Almeida ( 00), Leonel Paulo (00).

Treinador : Alberto de Carvalho Ginguba

Alemanha: Christopher Kaman(24 ) , Dirk Nowitzik( 23 ) , Steffen Hamann( 13) , Hendrik Jan(10 ) , Demond Greene(09 ) , Tim Ohlbrecht( 07) , Robert Garret(03) , Pascal Roller(03 ) , Sven Schultze( 02 ) , Patrick Femerlin(01 ) ,Philip Zwiener(00) , Christoph Konrad(00).

Treinador: Dirk Bauermann

Arbitragem: Romualda Brazauskas ( Lituania) , Michael Aylen (Austria ) , Stephem Seibel ( Canada)

08 agosto 2008

ANGOLA : Argentina vence Angola no último teste

A selecção da argentina, actual campeã olímpica de basquetebol, derrotou ontem a Selecção Nacional Angola por 112-85, no derradeiro jogo de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Manu Ginóbili jogou sem quaisquer limitações parecendo completamente recuperado da lesão sofrida no tornozelo esquerdo. A Argentina estreia-se nos Jogos Olímpicos no domingo, frente à Lituânia. Por seu turno a Selecção Nacional entra igualmente em acção no domingo, frente a sua similar da Alemanha. Na fase de preparação, a equipa das pampas venceu as selecções do Irão, Sérvia, Austrália e, agora, Angola, tendo perdido ante a Espanha e a Lituânia.

05 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos: “Tricolores” chegam à centena

CONTINUA a senda vitoriosa do Maxaquene no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Numa segunda volta verdadeiramente estupenda, os “tricolores” chegaram à centena de pontos na jornada de sábado, derrotando o Eagles de Hulene pela marca de 100-30, uma diferença de 70 pontos que efectivamente espelha a grande diferença competitiva entre os dois contendores e, acima de tudo, as ambições que perseguem na prova. Em face deste resultado, a formação treinada por Horácio Martins passou ao comando provisório do campeonato, beneficiando do facto de o Ferroviário não ter efectuado o seu embate diante da Académica, devido à falta de comparência dos árbitros, uma situação bastante caricata para uma prova desta envergadura e na qual se encontram envolvidas as melhores equipas do país.

Outro facto relevante na jornada prende-se com mais uma derrota do Desportivo, desta feita perante o Costa do Sol, por 10 pontos (45-59), um facto que lança os “canarinhos” para a terceira posição e com possibilidades de, doravante, discutirem o título. Também a Real Sociedade esteve bem, triunfando diante do Aeroporto por 47-29.

Na classificação, Maxaquene soma 28 pontos, seguido do Ferroviário 27, Costa do Sol e Desportivo 26 cada, Académica e Real Sociedade 22 cada, Conseng 19, Eagles 17, Bela Rosa e Aeroporto 16 cada.

A próxima jornada, sétima, tem como aliciante o Ferroviário-Desportivo, completando-se com os desafios Bela Rosa-Aeroporto, Real Sociedade-Maxaquene, Académica-Eagles e Costa do Sol-Conseng.

TAÇA MAPUTO

Na Taça Maputo, em seniores femininos, o grande destaque da segunda jornada da segunda volta vai para a vitória do Ferroviário diante da Apolitécnica por 59-55, numa ronda em que o Desportivo “humilhou” a Académica por 106-27.
Após esta jornada, o Desportivo é líder isolado com 11 pontos em seis jogos, deixando a segunda e terceira posições para Ferroviário e Apolitécnica com nove pontos cada, mas com a particularidade de as “locomotivas” terem menos um jogo. A quarta posição pertence ao Maxaquene com sete pontos e a quinta e última é ocupada pela Académica com seis.

A próxima ronda será composta por duas partidas, designadamente Ferroviário-Académica e Politécnica-Maxaquene.

FASE REGIONAL DA LIGA VODACOM

As cinco equipas prováveis representantes da cidade de Maputo na fase regional sul da Liga Vodacom poderão ser Maxaquene, Ferroviário, Desportivo, Costa do Sol e Académica, que ocupam as primeiras posições do campeonato qualificativo.
Neste momento, há a certeza de que a cidade da Beira acolhe a fase regional centro, entre os dias 6 e 10 de Agosto, na qual tomam parte seis equipas, apurando-se para a fase nacional três representantes.

A zona norte terá o seu apuramento entre 8 e 10 de Agosto e participam os representantes da Zambézia, Nampula e Niassa, com sede em Quelimane, onde se apura uma equipa.

Finalmente, a zona sul, com a cidade de Maputo como palco da prova, vai decorrer entre os dias 15 e 17, com oito equipas para apurar quatro. Das oito formações cinco serão da capital do país e uma das restantes províncias, nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane.

A fase nacional terá lugar a partir de 30 de Agosto, com oito equipas a jogarem no sistema de todos contra todos em duas voltas e as primeiras quatro formações vão ainda disputar a final em “play off”.

03 agosto 2008

ANGOLA : Selecção nacional entra na Vila Olímpica

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol entrou ontem na Vila Olímpica de Pequim, onde ficará hospedada durante os Jogos Olímpicos. Depois do desaire na Taça Diamante, realizada na cidade chinesa de Nanjing, o “Cinco” nacional vai dedicar agora toda a sua atenção à preparação em campo, onde o técnico principal, Alberto de Carvalho “Ginguba” vai aproveitar para limar as últimas arestas. Este foi o segundo torneio pré-competitivo da selecção angolana, antes dos Jogos Olímpicos. Há pouco mais de duas semanas, venceu a taça Borislav Stankovic, uma competição em que participam os campeões continentais, e conseguiu chamar a atenção de equipas referenciadas como a China, a quem ganhou na abertura. Terminados os torneios, eis chegada a hora de a equipa concentrar-se na cidade que acolhe os jogos. De acordo com Tony Sofrimento, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, a equipa está bem e moralizada para a prova, onde vai procurar melhorar o 11º lugar. A fase preliminar do Grupo B será disputada com a Alemanha (adversário da estreia), China, Espanha, EUA, Grécia Bonifácio e Muzadi ficam de fora Entretanto, Alberto de Carvalho Ginguba já escolheu os doze (mais um reserva) jogadores que vão disputar o torneio olímpico. Victor Muzadi e Domingos Bonifácio não convenceram o técnico principal e devem regressar já ao país. Eis a lista dos escolhidos: Abdel Moussa Bouckar, Leonel Paulo, Vladimir Ricardino, Idelfonso Kiteculo, Armando Costa, Carlos Morais, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Eduardo Mingas, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio e Luís Costa.

ANGOLA : Cultura táctica pode ser `chave` para sucesso na China

Apesar de reconhecer que Angola integra um grupo (B) difícil no torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos de Pequim, previstos para 08 a 24 deste mês na China, Raul Duarte acredita que o "cinco" nacional pode fazer melhor que Atenas2004, caso tenha em consideração uma boa cultura táctica.

Em declarações hoje à Rádio-5, o seleccionador angolano sénior feminino disse que teoricamente os campeões africanos estão em condições de equilibrar e lutar por vitória diante das formações da China e da Alemanha.

"A grande esperança está nesses dois jogos. (...) A selecção tem estado a evoluir e tem chances de equilibrar. Para isso, a cultura táctica será fundamental", realçou o também treinador do 1º de Agosto.

De acordo com Raul Duarte, que perspectivou uma prestação positiva de Angola nos Jogos Olímpicos deste ano, o grau de dificuldade será maior nas partidas frente à Grécia, Espanha e Estados Unidos da América.

Os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" estreiam-se na competição olímpica a 10 deste mês frente à Alemanha e integram o Grupo B, ao qual fazem ainda parte Estados Unidos, Espanha, Grécia e China. Nesta quinta participação consecutiva, os angolanos perseguem a melhor classificação de sempre, depois do histórico décimo lugar obtido em Barcelona92.

Em 2004, na Grécia, Angola, orientada pelo luso-guineense Mário Palma, terminou em 11º. O "cinco" nacional tem no seu currículo olímpico participações em Barcelona92 (Espanha), Atlanta96 (Estados Unidos da América), Sydney2000 (Austrália) e Atenas.

ANGOLA : Muzadi e Bonifácio fora dos Jogos Olímpicos

Victor Muzadi e Domingos Bonifácio (ambos do Petro de Luanda) são os basquetebolistas excluídos pelo seleccionador nacional, Alberto de Carvalho "Ginguba", visando os Jogos Olímpicos de Pequim, a disputarem-se de 08 a 24 deste mês.

Depois de terem ganho a Taça Stankovic e ficado em último lugar no troféu Diamante, ambos disputados na China, na antecâmara dos Jogos Olímpicos, os campeões africanos aguardam agora pelo início do maior evento desportivo deste ano no mundo.

Para isso, Alberto de Carvalho conta com 12 atletas, onde se destacam Kikas Gomes, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Armando Costa, Milton Barros, Carlos Morais e Abdel Bouckar. Completam a lista dos escolhidos Vlademir Ricardino, Felizardo Ambrósio, Luis Costa e Leonel Paulo.

Angola faz parte do Grupo B, juntamente com os Estados Unidos da América, Espanha, China, Grécia e Alemanha. No Grupo A estão Rússia, Argentina (campeã olímpica), Lituânia, Croácia, Austrália e Irão.

02 agosto 2008

ANGOLA : “Diamante” ofusca brilho da Taça Stankovic

A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos despediu-se ontem de forma inglória da terceira edição da Taça Diamante, competição enquadrada no âmbito da sua preparação, tendo em atenção os Jogos Olímpicos de Pequim, a decorrerem de oito a 24 de Agosto, ao perder escandalosamente frente à sua congénere da Sérvia, por 62-99, terminando desta forma, na última posição do certame. As exibições patenteadas pelo combinado nacional nesta prova acabaram por ofuscar o brilharete da Taça Stankovic, em que foram os campeões. A derrota de Angola ontem frente ao seleccionado da Sérvia, peca pela diferença exagerada de pontos, 37, a julgar pelo potencial das duas equipas, embora fisicamente e mesmo em termos de altura, os sérvios sejam superiores aos campeões africanos. As mexidas efectuadas ontem por Alberto de Carvalho “Ginguba” no cinco inicial, fazendo entrar Luís Costa, Vladimir Ricardino, Abdel Moussa Bouckar e Leonel Paulo, atletas que foram pouco utilizados durante a fase de preparação, fezeram com que os sérvios que tinham sido batidos pelos campeões africanos na Taça Borislav Stankovic, por 68-60, construíssem um resultado histórico. Angola, nove vezes campeã do continente berço da humanidade, foi simplesmente vulgarizada por uma Sérvia em fase de renovação. Entretanto, apesar da copiosa derrota, a prestação do combinado nacional nos dois torneios sob a égide da FIBA-Mundo foi a todos os títulos positiva, dado a qualidade de basquetebol apresentado quer na Taça Borislav Stankovic quer na Taça Diamante. Das oito partidas que o cinco nacional disputou durante a fase de preparação, sendo duas em Espanha, três na Borislav e igual número na Taça Diamante, os angolanos “coleccionaram” quatro vitórias e igual número de derrotas. Marcou 588 pontos e sofreu 606.A odisseia dos campeões africanos começou no Reino de Espanha, onde venceu na primeira partida a selecção de esperanças daquele país, por 77-75. Na segunda partida, Angola perdeu com a selecção de Sub-20 de Espanha, por 67-58. Já na China, a Selecção Nacional venceu as três partidas na Taça Borislav Stankovic. Derrotou na jornada inaugural a Rússia, por 89-70, na segunda bateu a China, por 72-71 e no fecho da competição vergou a Sérvia, por 68-60.Na Taça Diamante, Angola começou por perder frente aos anfitriões por 74-83 e na segunda jornada baqueou diante da Austrália por 81-78. E ontem averbou uma derrota histórica frente à Sérvia, por 62-99.

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show”: Quem serão os finalistas?

QUATRO equipas, designadamente Noroeste 1, Zona Verde, Matola e Francisco Manyanga, concorrem hoje para a final da prova estudantil da “bola-ao-cesto”, “Baskete Show”.

Já sem o detentor do troféu, Estrela Vermelha, as formações da Matola e da Francisco Manyanga são teoricamente as potenciais candidatas a conquistar o tão desejado “canecão”, pelo que o embate entre eles, cujo início está previsto para as 15.45 horas, é visto como uma final antecipada.

Prevê-se que o espaçoso pavilhão do Maxaquene seja pequeno, se se antender que o público, que desde o arranque desta competição tem-se feito presente em grande número, não quererá, seguramente, deixar de ver “in loco” os desafios das meias-finais.

Na abertura da jornada, às 14.45 horas, Zona Verde e Noroeste 1 travam um duelo que se adivinha muito equilibrado, embora a primeira equipa parta com um ligeiro favoritismo.
Noutras partidas agendadas para esta tarde, Kitabu bate-se com Polana, a partir das 12.45 horas, enquanto Estrela Vermelha joga com Zedequias Manganhela, às 13.45 horas, em partidas de apuramento para o quinto lugar.

01 agosto 2008

ANGOLA : Campeonato de Seniores Masculinos: “Locomotivas”mantêm liderança

O FERROVIÁRIO mantém-se isolado e invicto no comando do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos, decorrida a quarta jornada da prova, na qual beneficiou da falta de comparência do Bela Rosa para somar dois pontos. Cerrada perseguição é efectuada pelo Maxaquene, que derrotou Aeroporto por 95-43.

No desafio entre duas formações fortemente candidatas à qualificação para a Liga Vodacom, Costa do Sol venceu Académica pela marca de 45-38. Por seu turno, Eagles surpreendeu Conseng, ganhando por 10 pontos (51-41). Ficou adiado para a próxima segunda-feira o embate entre Desportivo e Real Sociedade.
Entretanto, esta noite tem lugar a quinta jornada da segunda volta, com dois jogos a catalisar as atenções: Maxaquene-Académica, no pavilhão dos “tricolores”, a partir das 20.00 horas, e Ferroviário-Costa do Sol, no campo dos “locomotivas”, às 19.00. No pavilhão do Estrela Vermelha realizam-se os jogos Conseng-Real Sociedade (18.45) e Desportivo-Bela Rosa (20.00), enquanto Aeroporto defronta Eagles, no pavilhão do Maxaquene, às 18.45.

ANGOLA : Angola ocupa última posição na Taça Diamante

Ao perder esta manhã diante da Sérvia por expressivos 37 pontos de diferença (62-99), a selecção angolana de basquetebol sénior masculina ocupou o sexto e último lugar no torneio internacional que hoje encerra na China, denominado “Taça Diamante”.

Com apenas nove pontos convertidos no último quarto, o cinco nacional, que já perdia ao intervalo por 33-45, realizou, diga-se, a pior partida da “era Ginguba”, desde o mundial do Japão em 2006, em que conseguiu o nono lugar entre 24 participantes (melhor classificação até então).

Diante dos Servios, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba” estiveram mal em todos os aspectos, desde a defesa, transição de bola e lançamentos livres e de campo, pelo que perderam todos os períodos (14-24 no primeiro); 33-45; 53-67 e no final os “pesados” 62-99.

Talvez o desgaste físico do cinco inicial e a baixa forma de atletas influentes (Carlos Almeida e Abdel Bouckar), acrescida a inexperiência de alguns jovens em competições do género, estivessem na base de tão desajustado resultado. Ao menos evitou-se a “chapa” cem.

Mas ainda assim, os números e a posição que os campeões africanos ocupam nesta prova são comprometedores às aspirações da equipa que recentemente conquistou a taça inter-continental “Borislav Stankovic” e pretende melhorar a classificação nos Jogos Olímpicos de Pequim com uma posição abaixo do décimo lugar.

O torneio termina esta tarde com os jogos entre as selecções da Argentina-Austrália, para a disputa do primeiro lugar, e China-Irão, para a terceira posição. A Sérvia é a quinta classificada.

Nas olimpíadas de Pequim, a decorrer de oito a 24 deste mês, a selecção nacional vai defrontar na série “A” a China, Alemanha, Espanha, Grécia e os Estados Unidos.