Africa Basquetebol

03 agosto 2008

ANGOLA : Cultura táctica pode ser `chave` para sucesso na China

Apesar de reconhecer que Angola integra um grupo (B) difícil no torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos de Pequim, previstos para 08 a 24 deste mês na China, Raul Duarte acredita que o "cinco" nacional pode fazer melhor que Atenas2004, caso tenha em consideração uma boa cultura táctica.

Em declarações hoje à Rádio-5, o seleccionador angolano sénior feminino disse que teoricamente os campeões africanos estão em condições de equilibrar e lutar por vitória diante das formações da China e da Alemanha.

"A grande esperança está nesses dois jogos. (...) A selecção tem estado a evoluir e tem chances de equilibrar. Para isso, a cultura táctica será fundamental", realçou o também treinador do 1º de Agosto.

De acordo com Raul Duarte, que perspectivou uma prestação positiva de Angola nos Jogos Olímpicos deste ano, o grau de dificuldade será maior nas partidas frente à Grécia, Espanha e Estados Unidos da América.

Os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" estreiam-se na competição olímpica a 10 deste mês frente à Alemanha e integram o Grupo B, ao qual fazem ainda parte Estados Unidos, Espanha, Grécia e China. Nesta quinta participação consecutiva, os angolanos perseguem a melhor classificação de sempre, depois do histórico décimo lugar obtido em Barcelona92.

Em 2004, na Grécia, Angola, orientada pelo luso-guineense Mário Palma, terminou em 11º. O "cinco" nacional tem no seu currículo olímpico participações em Barcelona92 (Espanha), Atlanta96 (Estados Unidos da América), Sydney2000 (Austrália) e Atenas.