Africa Basquetebol

22 dezembro 2008

ANGOLA : D´Agosto conquista feito inédito na Taça dos Clubes Campeões Africanos


A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto conquistou ontem a final da XXIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade, ao derrotar em Sousse, Tunísia, a formação local do Etoile Du Shael, por 57-54, quando ao intervalo vencia já por 25-21.
Com esta conquista, a formação do Clube Central das Forças Angolanas torna-se na primeira equipa africana a arrebatar o ceptro continental pela quarta vez, sendo por isso, um facto inédito.
Depois de terem batido nas meias-finais Stade Nabeulien da Tunísia por 79-56, os militares voltaram a confirmar ontem na final a qualidade de basquetebol que vinham exibindo durante toda competição, onde só amealharam vitórias atrás de vitórias.
Habituados a grandes pressões, os militares não se intimidaram pelo ambiente hostil criado pelos adeptos locais e não só, vergando o seu adversário por 57-54.
Os primeiros cinco minutos do primeiro quarto, foram inteiramente dominados pelo Etoile Du Shael da Tunísia, que vencia por 6-1.
Mas, rapidamente, os pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, recompuseram-se e conseguiram terminar o período na condição de vencedor (15-11).
O segundo quarto foi bastante equilibrado, tendo as equipas marcado cada um dez pontos, perfazendo 25-21, a favor da equipa angolana
No reatamento, a toada manteve-se, ou seja, o equilíbrio voltou a predominar, apesar do 1º de Agosto ter perdido no parcial por 23-20, o que perfez 45-44, a favor da turma militar ao cabo do terceiro período.
No derradeiro quarto, veio ao de cima a maior experiência do 1º de Agosto que reconquistou deste modo, o título de campeão africano de clubes a nível da “bola ao cesto”. Aviadores arrebatam medalha de bronze.
O Atlético Sport Aviação ASA conquistou ontem a medalha de bronze da XXIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, ao derrotar a formação do Stade Nabeulien da Tunísia, por 60-55.Os pupilos de Carlos Dinis que nas meias finais baquearam frente ao Etoile Shael da Tunísia, por 53-78, redimiram-se ontem frente aos actuais campeões nacionais da Tunísia.

Magalhães conquista 1º título africano

Luís Magalhães, português de nacionalidade, conquistou ontem o seu primeiro título africano ao serviço da equipa militar do Rio Seco.
A cumprir o seu segundo ano de contracto com a equipa rubro e negra, Luís Magalhães que na temporada passada venceu todas as provas domésticas em que esteve envolvida, com a excepção do campeonato provincial, voltou a confirmar ontem o estatuto de técnico ganhador, ao oferecer ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Aliás, não é por acaso que nas lides da “bola ao cesto”, o timoneiro militar é conhecido por “Papa Títulos”, apelido que ganhou nas terras de Camões (Portugal), onde conquistou vários títulos.