Africa Basquetebol

20 dezembro 2008

ANGOLA : D´Agosto a um passo da final


O 1º de Agosto apurou-se ontem para as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, ao cilindrar o APR do Ruanda, por 87-50, em desafio a contar para os quartos-de-final da XXIII edição da Liga Africana da “bola ao cesto”, competição que decorre na região de Sousse, Tunísia, desde o pretérito dia 12.
Hoje, a turma militar vai a procura do visto para a final de amanhã.
Diante de uma formação modesta, que durante a primeira fase da competição não foi para além do quarto lugar do grupo “A”, os campeões continentais em título não tiveram quaisquer dificuldades em ultrapassar o seu adversário.
Aliás, a diferença pontual nos parciais, 24-12, no primeiro período, 24-16, no segundo, 26-07, no terceiro e 13-15 no quarto período, atestam bem a superioridade dos tri-campeões africanos que perseguem o quarto troféu continental, depois de terem arrebatado em 2002, 2004 e 2007.
Os ruandeses ainda tentaram dificultar os intentos dos militares, fundamentalmente no segundo e no último quarto mas, a experiência dos pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço da turma rubro e negra, veio ao de cima e conseguiram repor a legalidade.
O base Armando Costa e extremo poste Francisco Jordão destacaram-se na formação militar com 15 pontos cada um, ao passo que o jovem Felizardo Ambrósio, poste, foi o melhor ressaltador com 14, sendo cinco ofensivos e nove defensivos.
Com esta vitória, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, soma o seu sexto triunfo na competição, sendo por isso, a única equipa em competição que ainda não conheceu o sabor amargo da derrota.
O Atlético Sport Aviação ASA, outro representante angolano na competição, teve pela frente o El Shabbab Arabi da Líbia, para os quartos de final, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Promade recebe Desportivo da Huíla

A equipa sénior masculina do Promade Misto de Cabinda defronta logo, às 18h00, no Pavilhão do Rio Seco, a formação do Clube Desportivo da Huíla, em partida a contar para nona jornada da XXXI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
A partida será bastante equilibrada, a julgar pelo nível das duas equipas que se assemelham.
O técnico José Carlos Guimarães, comandante do representante da província mais ao Norte do país, Cabinda, vai procurar montar uma equipa capaz de contrariar o seu opositor que até aqui só tem somado derrotas atrás de derrotas.
Entretanto, ontem, o Atlético Petróleos de Luanda bateu facilmente a Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan), por 91-70, desafio pontuável a nona jornada do “Nacional”.