Africa Basquetebol

19 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : Básquete sénior masculino: Ferroviário e Maxaquene na decisão da Liga Nacional


O CAMPEÃO nacional de basquetebol em seniores masculinos começa hoje a ser decidido quando o Ferroviário de Maputo e o Maxaquene medirem forças, a partir das 20.30 horas, no pavilhão dos “tricolores” naquela que será a primeira partida da final dos “play-off” a serem disputados a melhor de três.

Prevê-se um embate espectacular e repleto de emoção entre duas equipas que ao longo do ano travaram sensacionais e vibrantes confrontos, fazendo jus ao estatuto que ostentam: gigantes da bola-ao-cesto.
Numa apreciação aos confrontos entre os “tricolores” e os “locomotivas”, realizados este ano, a balança pende para o primeiro conjunto. O Maxaquene venceu quatro jogos e o Ferroviário três. No entanto, esta é uma vantagem que não pode nem deve servir para apontar os “tricolores” como favoritos.
No último duelo, realizado a 29 de Novembro, a contar para a primeira fase desta prova, o Ferroviário foi mais feliz ao ganhar o Maxaquene, por 67-62. Mas na primeira volta, a 11 de Outubro, foi a vez do Maxaquene fazer a festa, vencendo por 83-80, facto que espelha o equilíbrio entre os comandados de Carlos Niquice “Bitcho” (Ferroviário de Maputo) e de Horácio Martins (Maxaquene) a todos os níveis: táctico, técnico e físico.

Se o Maxaquene goza do facto de estar em vantagem no confronto directo, o que pode ser moralizador, o Ferroviário tem do seu lado a primazia de no último jogo ter sido superior, um facto extra primoroso para entrar em campo cheio de confiança.

O “play-off” está programado para ser jogado a melhor de três, mas se uma das equipas ganhar os dois primeiros dois jogos decide o título a seu favor, ficando deste modo anulado o embate de domingo.



MORAL EM CIMA EXIBIÇÕES CONVINCENTES



O Ferroviário e o Maxaquene são finalistas íntegros. Mesmo antes de se iniciar a prova já se vaticinava que seriam os potenciais favoritos a conquistar o título. Ao longo da prova foi se confirmando tal tendência. Embora tenham tido alguns desaires de menor monte, na fase de grupos, foram evidenciando serem os únicos que reúnem os condimentos para lutarem pelo ceptro.

Nas meias-finais, o Ferroviário e o Maxaquene clarificaram os mais cépticos sobre o seu potencial, ao superarem, de forma convincente, o Costa do Sol e o Desportivo, respectivamente, equipas que eram os seus principais concorrentes.

O Desportivo e o Costa do Sol defrontam-se amanhã, a partir das 18.30 horas, pelo terceiro lugar num único jogo.