Africa Basquetebol

21 dezembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto disputa quarta final da Liga


A equipa do rio seco venceu folgadamente o Stade Nabeulien por 79-56

O 1º de Agosto carimbou ontem o passe para a final da XXIII edição da Taça de África dos Clubes Campeões, ao vencer na segunda meia-final o Stade Nabeulien, da Tunísia, por 79-56, cuja prova decorre na região de Sousse, Tunísia. Ao intervalo a equipa do rio seco vencia por 35-33.
Com mais este triunfo, a equipa do rio seco tem tudo para revalidar o título africano, conquistado em 2004, no pavilhão da Cidadela.
Se no primeiro jogo contra este mesmo adversário, o 1º de Agosto sentiu inúmeras dificuldades (venceu por 66-64), ontem os campeões africanos não deram tréguas, aparecendo com a lição bem estudada.
A diferença de 23 pontos reflecte bem a diferença existente entre as duas equipas.
Se nos dois primeiros quartos houve algum equilíbrio, nos outros dois a superioridade agostina veio ao de cima. Aliás, foi a partir do terceiro período em que venceu por 26-13, que o 1º de Agosto começou a evidenciar-se.
Os 61-46, à entrada do quarto e último período, serviu para o representante angolano jogar mais relaxado, pois sabia que dificilmente a vitória lhe escaparia.

ASA PERDE

O ASA não teve a sorte do seu lado, já que perdeu a primeira meia-final diante do Etoile Sahel por 53-78, com já desfavoráveis 32-42 ao intervalo.

Promade vence Desportivo

Hélder Geremias


O Promade de Cabinda demonstrou melhoria significativa da sua estrutura orgânica, ao vencer convincentemente a sua similar do Desportivo da Huíla por 84-57, em jogo de antecipação referente a nona jornada da primeira volta da XXXI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculino.
Tratou-se de um encontro entre duas equipas teoricamente com o mesmo nível competitivo, facto que não permitia fazer um prognóstico relativamente ao desfecho, pois os dois planteis se têm caracterizado pela significativa melhoria do ponto de vista competitivo.
A formação do Promade de Cabinda foi mais objectiva, ao primar pelo rigor na finalização desde os minutos iniciais, antes da rapaziada das “terras altas da Chela” granjear um ritmo competitivo que resultasse na melhoria das estruturas defensiva e ofensiva.
Com esta postura, os pupilos de José Carlos Guimarães tiraram vantagem numérica da equipa adversária com um somatório a seu favor de 28-15 e 45-24, nos dois primeiros períodos, permitindo estar, de certo modo, mais à vontade na segunda parte.
No reatamento, como se esperava, O Desportivo da Huíla, às ordens de Manuel Trovoada, causou maiores dificuldades ao plantel do Promade, pautando por substantiva melhoria nos sectores acima referenciados, mas não foram capazes de inverter a situação e tiveram de digerir a derrota com 65-45 e 84-57 no tempo complementar.
Noutras rondas, o Desportivo do Libolo venceu o Sporting de Luanda, no pavilhão anexo número 2 da Cidadela Desportiva por expressivos 80-50, enquanto o Interclube venceu a Universidade Lusíada por 81-70.