Africa Basquetebol

22 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : Ferroviário campeão nacional


À TERCEIRA foi de vez. O Ferroviário sagrou-se campeão da Liga Nacional de Basquetebol Sénior Masculino – Vodacom, depois de vencer na final o Maxaquene, por 91-78, na terceira e última partida da final dos “play-off”.

Foi uma vitória sofrida para dos “locomotivas” que após terem ganho no primeiro embate, perdido no primeiro embate, por dos 78-80, agigantaram-se vencendo nos desafios subsequentes, por 78-77, no sábado, e ontem, por uma diferença de 13 pontos, o que de certa forma espelha o maior poderio dos pupilos de Carlos Niquice (Bitcho).

O Ferroviário, que se sagrou tricampeão nacional, fez ontem uma jogo muito inteligente. Mostrou ter uma maior frescura física no terceiro e último período tal como havia acontecido no jogo de sábado. Os “locomotivas” entraram mal e permitiram que o Maxaquene se adiantasse no marcador. Mas já nos derradeiros minutos aproveitaram da falta de clarividência dos comandados de Horácio Martins tanto a defender como a atacar.

O Maxaquene volta assim a falhar a conquista do título nacional. A última vez que os “tricolores” fizeram a festa foi em 2004.

No desafio de apuramento do terceiro classficado, o Costa do Sol venceu o Desportivo, por 91-78.