Africa Basquetebol

10 setembro 2007

ANGOLA : Desportivo da Huíla prepara regresso ao Campeonato Nacional

A prática do basquetebol sénior masculino na Huíla pode ser um facto a partir do próximo ano, estando prevista uma presença significativa na prova maior da bola ao cesto no país.
Esta é a pretensão do Clube Desportivo da Huíla que, perante os “ventos” do recém terminado Afrobasket, esmera-se na criação de condições para que o grémio esteja representado na próxima época na fina flor do basquetebol nacional com uma equipa de peso.
A idéia, segundo apuramos de fonte próxima do CDH, é do “irmão mais-velho”, o 1º de Agosto que pretende, a semelhança do futebol, colocar aqui uma equipa satélite e fazer com que a modalidade ganhe alento e competitividade nesta parte do país, acabando assim com a letargia que impede o desenvolvimento da modalidade.
Fontes ligadas à direcção do Desportivo da Huíla disseram que os próximos dias serão decisivos. Ainda está por se saber em quanto orçará este ambicioso projecto mas, o que se sabe é que, a direcção do 1º de Agosto, liderada pelo General Raul Hendrick não vê inconveniente no projecto.
Segundo soubemos, numa primeira fase, a equipa será composta por atletas remanescentes do clube do rio seco e de outras formações de Luanda e também atletas locais que mostrarem potencialidades.
Com a reabilitação dos dois pavilhões e com a construção do multiuso estão praticamente criadas, na visão dos dirigentes do clube militar, as condições básicas para que o basquetebol no clube recomece a dar os seus passos.
Reza a história que nos idos anos oitenta, a Huíla possuía uma temível equipa onde figuravam valores como José Fucato, Luís Garrido, Russo, Bravo e outros comandados pelo malogrado Mário Chaves.
Aliás, valores como Ivo Alfredo, Belarmino Tchipongue ente outros, que deram cartas no basquetebol nacional num passado recente, saíram daqui desta terra.