Africa Basquetebol

07 setembro 2007

CABO VERDE : Cabo Verde sobe 12 lugares no ranking da FIBA

A selecção de Cabo Verde sénior masculino subiu 12 lugares no ranking mundial da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), passando do 69º para o 57ºlugar, depois por ter somado este mês mais 6 pontos. Esta subida deve-se à conquista do terceiro lugar no Campeonato Africano da modalidade.


Cabo Verde obteve um brilhante terceiro lugar e a conquista da medalha de bronze, o que lhe confere o direito de disputar o torneio pré-olímpico de classificação para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China.

Entre os países lusófonos, Cabo Verde figura em 4º lugar, atrás de Angola (14º), Brasil (17º) e Moçambique (56º). No caso desse último país, os observadores revelaram uma certa estranheza, uma vez que, pelo menos no último Afrobasket, o basquetebol cabo-verdiano esteve a nível superior ao moçambicano, conta a Inforpress.

Portugal e São Tomé e Príncipe não figuram nesta lista da FIBA que integra um total de 74 países.

Com esta nova classificação, Cabo Verde igualou países como a África do Sul, Bulgária e Macedónia, e ficou à frente de países europeus como a Estónia, Hungria e Suécia e de potências económicas asiáticas como a Malásia, Emiratos Árabes Unidos, Indonésia e Arábia Saudita.

O ranking mundial da FIBA, integrado por 74 países, é liderado pelos Estados Unidos da América, seguido da Argentina, Espanha, Sérvia, Lituânia e Itália.