Africa Basquetebol

06 setembro 2007

ANGOLA : Afrobasket 2007 inspira lançamento da modalidade no Uíje

Um "festival" de basquetebol de rua foi realizado, recentemente, na cidade do Uíje, tendo galvanizado (e de que maneira) o público local. A iniciativa foi organizada pela primeira-dama (edição 2007), Edith Matilde, e pelo Conselho Provincial da Juventude, que contaram com o apoio de algumas organizações não governamentais como a Unicef e a Secutbagos.
O evento surgiu no âmbito dos festejos da vitória da selecção angolana no Afrobasket 2007, disputado no nosso país, e que vai dando muitos frutos a nível nacional. Participaram no torneio apenas duas equipas "A " e "B", que disputaram três jogos, que deram um saldo favorável ao primeiro concorrente, que conquistou duas vitórias contra uma derrota. Os resultados apurados foram: 63-58, 50-39 e 60-64. Desistiram do "festival", por motivos de vária ordem, as equipas do Negage.
Todavia, esta actividade não se realizou, apenas, para assinalar a proeza da Selecção Nacional de Basquetebol, uma vez que tinha a ver também com o plano de acção da primeira-dama - Uíje, alinhando também no lema que orientou a competição: a luta contra a HIV SIDA, no nosso país. Por isso, o Conselho Provincial da Juventude envolveu-se de uma forma viva e eficiente no evento, a fim de sensibilizar os jovens da província para apostar na modalidade como forma de combater a epidemia, relançando também esta disciplina a nível local.
Assim sendo, esta actividade serviu também de convite às autoridades competentes, para que passem a pensar, seriamente, na organização de provas oficiais na província, ou na massificação do desporto, quando este fenômeno atravessa momentos muito críticos a nível local.
Aliás, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto da Comissão Organizadora, esta iniciativa surge como o primeiro passo para animar o público desportivo uijense, pois outras actividades serão registadas nos próximos dias. Neste sentido, vão ser envidados esforços para encontrar alguns patrocinadores que poderão apoiar o desporto provincial, especialmente o basquetebol, uma das modalidades mais populares no país.
Nesta linha, pensa-se na organização de um campeonato provincial de basquetebol, uma prova que ainda não foi agendada na era pós-guerra.
Ainda segundo a mesma Comissão, a realização deste sonho será uma boa forma de "dar uma chapada sem mão" aos responsáveis mais indicados que, porém, pouco ou quase nada fazem para o relançamento da modalidade no Uíje.

1 Comments:

  • num espaço tao grande nao ha espaço para a discriçao do lançamento nem isso

    By Blogger marcus, at 20/11/08 21:47  

Enviar um comentário

<< Home