Africa Basquetebol

08 setembro 2007

ANGOLA : Época basquetebolística 2007/08 abre a 15 do corrente

A época basquetebolística 2007/08 na capital do país, Luanda, arranca a 15 do corrente mês, com a abertura dos campeonatos provinciais nas categorias de iniciados, cadetes, juniores, em ambos os sexos, e seniores femininos, soube o Jornal dos Desportos de fonte próxima da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), liderada por Clemente Júnior.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos tem o seu início aprazado para o próximo dia 5 de Outubro.
Entretanto, para os seniores femininos inscreveram-se as equipas do 1º de Agosto, campeão africano em título e vice campeão nacional, Grupo Desportivo Interclube, campeão nacional em título, Grupo Desportivo O Maculusso e Grupo Desportivo da Nocal.
A nível dos seniores masculinos, sete equipas já confirmaram as respectivas presenças nomeadamente Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA), Grupo Desportivo da Nocal, Grupo Desportivo Interclube, Embondeiro de Viana e Cduan.
Na próxima semana, a direcção da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) vai reunir-se para decidir os moldes de disputa dos campeonatos provinciais. Contrariamente as edições anteriores, este ano a competição será disputada em princípio no sistema de todos contra todos a uma volta, isto ao nível dos seniores masculinos e femininos, devido a Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Enquanto se aguarda pelo início da prova, o mercado agita-se com a habitual dança de transferências, movimentações próprias de início de cada época desportiva.
O 1º de Agosto, depois de ter conseguido os concursos dos cabo-verdianos Marques Vincent e Rodrigo Mascarenhas, atletas que se destacaram na XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em Seniores Masculinos, vulgo Afrobasket, e Francisco Jordão, ex-Atlético Petróleos de Luanda, continua no mercado à procura de mais reforços, já que a direcção do clube está apostada este ano em reconquistar quer o Campeonato Nacional quer a Taça dos Clubes Campeões Africanos, que curiosamente perderam para o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.
De resto, as demais equipas fecham-se em copas quanto às aquisições para a nova temporada.
Entretanto, o JD apurou que o Grupo Desportivo Interclube está em via de consumar o seu casamento com o poste rwandês Robert, de origem norte americana.