Africa Basquetebol

07 setembro 2007

ANGOLA : Benguela pode ressurgir com uma equipa no Campeonato Nacional

A realização do Afrobasket em Benguela começa a dar resultados no âmbito do programa de expansão da modalidade no país. Depois de três anos de ausência, perspectiva-se o regresso de uma equipa sénior no Campeonato Nacional de basquetebol no próximo ano,
Segundo o presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Júlio Cordeiro "Túlio", a nível do governo local existe um programa em execução que visa relançar o basquetebol à alta dimensão.
Para o êxito do programa foram mobilizadas algumas empresas privadas e estatais para garantirem apoio ao referido projecto.
"O projecto está ligado às promessas públicas feitas por certas entidades empresariais locais que encorajaram o governo provincial a levar avante o programa", afirmou.
Sem apontar o clube a beneficiar do apoio do Governo local. Túlio Cordeiro disse que a nível da associação provincial tudo está a ser feito para que a representação benguelense na prova venha a ser a mais acertada.
O JD sabe que entre a Casa do Pessoal do Porto do Lobito e o Sporting Clube de Benguela, o apoio pode recair para este último, como forma de recompensar o esforço implementado pela sua direcção, que com poucos recursos financeiros manteve a modalidade no grémio.
A província de Benguela está ausente da alta roda competitiva há, precisamente, três anos, momento em que a direcção da Casa do Pessoal do porto Lobito decidiu acabar com a equipa sénior por alegada ausência de resultados que não compensavam os investimentos feitos.