Africa Basquetebol

12 junho 2007

MOÇAMBIQUE : Antecipada final do zonal de apuramento

A última jornada do zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões em basquetebol, que decorre em Maputo (Moçambique) desde segunda-feira, foi antecipada para o dia 16 do corrente mês, devido ao número reduzido de equipas.

Ao contrário das 28 inicialmente previstas, a prova conta apenas com 12 equipas, sendo seis em cada classe (masc/fem).

Além de Angola e Moçambique, representadas por quatro formações, as outras vieram "amputadas" e algumas nem se deslocaram para o local da competição.

Zâmbia e Lesotho apresentam-se apenas com uma equipa em cada classe, ao passo que África do Sul, Malawi e Zimbabwe, países da zona com basquetebol profissional, não estão representados.

De acordo com uma fonte da organização, foram notificadas para participar as campeãs e vice-campeãs dos países da zona VI, em masculinos e femininos. Disse ainda que o sistema de disputa seria por grupos.

"Tivemos que encurtar o tempo do evento, tendo em conta as ausências de muitas equipas", acrescentou.

A prova, qualificativa para fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, conta com as formações do 1º de Agosto, Petro de Luanda (Angola), Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira (Moçambique), Lerotholi do Lesotho, Hurricans da Zâmbia (masc), 1º de Agosto, Interclube (Angola), Desportivo de Maputo, ISPU (Moçambique), Nets da Zâmbia e Club Of Lesotho.

Apuram-se para a fase final as duas equipas com maior número de pontos em ambas as classes.

Em feminino, o evento decorrerá em Outubro na cidade de Maputo, enquanto em masculinos continua a incerteza quanto à data e local, uma vez que nenhum país se candidatou para albergar a competição.