Africa Basquetebol

08 junho 2007

ANGOLA : Petro de Luanda sagra-se campeão

Petro de Luanda revalida título sénior masculino

Luanda, 08/06 - A três minutos e seis segundos do final da partida, o Petro de Luanda começou a definir a vitória da finalíssima, na qual superou o 1º de Agosto por 88-78, revalidando o título nacional sénior masculino de basquetebol.

O desafio, disputado no pavilhão anexo da Cidadela, em Luanda, foi marcado pelo equilíbrio e pelo despique individual entre Armando Costa (1º de Agosto-20 pontos) e Carlos Morais (Petro de Luanda-19).

Num recinto com capacidade de 1700 pessoas, mais de duas mil "almas" testemunharam o confronto entre as duas melhores equipas de África, numa boa propaganda do Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2007) a decorrer em Angola a partir de Agosto.

Os "petrolíferos" começaram melhor o desafio e jogados dois minutos venciam por 5-0. Os "militares" não cruzaram os braços e conseguiram "virar" o resultado a seu favor a três minutos do final do quarto inicial (16-15). Apesar das constantes alterações no resultado, o 1º de Agosto foi para o intervalo com uma "magra" vantagem de um ponto (42-41).

Na etapa complementar o equilíbrio manteve-se. O 1º de Agosto, com uma defesa à zona, conseguiu tirar proveito da rapidez de Armando Costa e Mayzer Alexandre que conseguiam penetrar na "muralha" defensiva do adversário para marcar dois pontos ou ganhar falta.

Por sua vez, os "tricolores" respondiam nos lançamentos de triplos com Carlos Morais e Francisco Jordão a destacarem-se, enquanto em baixo da tabela Eduardo Mingas superava o seu opositor directo Kikas Gomes.

Apesar da eficácia nos lançamentos de dois pontos, registava-se, no final do terceiro período, na estatística dos "militares" uma fraca percentagem nos lances livres (33,3 por cento) e na conversão de três pontos (36,8 por cento), contra (45,5 porcento) e (68,4 porcento) do Petro de Luanda. Ainda assim, o quarto terminou empatado 64-64.

No período decisivo as duas equipas entraram cautelosas esperando pelo erro do adversário. A três minutos do fim, quando o Petro vencia por dois pontos de diferença, Mayzer Alexandre agrediu Carlos Morais que beneficiou de dois lançamentos e posse de bola.

O extremo converteu um falhou o seguinte e na reposição os pupilos de "Ginguba" marcaram mais dois pontos. Nos ataques seguintes, os "rubro-negros" não conseguiram marcar por excesso de individualismo de Armando Costa, atleta que se destacou no último confronto entre ambas.

O Petro de Luanda alcançou uma vantagem de sete pontos e foi gerindo até ao apito final. Em apuro de tempo, os "militares" tentaram dar a volta à situação, mas não foi possível e o seu adversário ampliou para dez pontos, (88-78).

Com a arbitragem de Fernando Pacheco, Domingos Simão e Osvaldo Neto, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (14), Luís Costa (06), Carlos Morais (19), Leonel Paulo (02), Frederick Gentry (07), Shannon Croocks (10), Francisco Jordão (17), Victor de Carvalho (00), Domingos Bonifácio (03), Fernando Albano (03)

Técnico: Alberto de Carvalho "Ginguba"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (07), Carlos Almeida (00), Armando Costa (20), Olímpio Cipriano (17), Kikas Gomes (14), Felizardo Ambrósio (08), Vlademir Ricardino (03), Victor Muzadi (00), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (06), Mbuila Katiavala (00), Gerson Monteiro (03).

Técnico: Jaime Covilhã