Africa Basquetebol

06 junho 2007

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro de Luanda decidem título

As equipas do 1º de Agosto e Petro de Luanda decidem quinta-feira, no pavilhão anexo da Cidadela às 19 horas, o título nacional sénior masculino de basquetebol com a disputa da finalíssima.

As duas formações terminaram a fase final da competição empatadas (20 pontos cada) e segundo os regulamentos da federação angolana da modalidade (FAB) em caso de igualdade pontual o item de desempate é a realização de uma finalíssima.

Tendo em conta os últimos resultados entre ambas, duas vitórias para os "militares, o favoritismo passa para o lado do 1º de Agosto pela motivação e confiança dos atletas, que terça-feira conseguiram vencer, estando proibidos de perder.

A maior frescura física dos "petrolíferos", evidenciada no início da fase final, não se fez sentir ou melhor foi superada pela experiência do adversário que com um jogo colectivo conseguiu manter o objectivo de reconquistar o troféu perdido em 2006.
Ainda assim, o resultado é imprevisível. Aguarda-se por um desafio equilibrado até aos minutos finais, em que a equipa que menos erros cometer sairá vitoriosa.
Para esta empreitada o 1º de Agosto conta com a mesma equipa que começou a disputar a fase final, uma vez que Abdel Bouckar se lesionou no início da época e está a recuperar. Armando Costa, Olímpio Cipriano e Mayzer Alexandre têm se destacado, ao passo que Miguel Lutonda e Carlos Almeida continuam irregulares.
Por outro lado, os "tricolores" depositam as esperanças em Carlos Morais, Shannon Croocks e Frederick Gentry, os melhores do plantel até ao momento, mas Milton Barros e Luís Costa também poderão ter uma palavra a dizer.