Africa Basquetebol

10 junho 2007

ANGOLA : Moçambique preparado para zonal de apuramento à fase final

Moçambique, com uma economia dependente da agricultura, 80% dela é de subsistência, preparou-se para albergar pela segunda vez a fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol sénior masculino e feminino, a decorrer de 11 a 19 de Junho.

Conhecido também pela plantação do algodão, cana de açúcar e cajú, Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Swazilândia e pelo Zimbabwe.

Assim como Angola, também é uma antiga colónia de Portugal. Tornou-se independente em 1975 e faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
Maputo, capital, será o palco da competição que vai contar com quatro equipas angolanas, designadamente 1º de Agosto, em ambas as classes, Petro de Luanda (masculino) e Interclube (feminino).
Moçambique está dividido em 11 províncias: Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Gaza, Inhambane, Maputo (cidade) e Maputo (província) .
O clima do país é húmido e tropical com estações secas de Junho a Setembro. As temperaturas médias em Maputo, cidade onde será disputada a prova, variam entre os 13 e 24ºC.

Os pavilhões do Ferroviário e Maxaquene foram reabilitados para receber a competição que vai qualificar duas equipas, em cada classe, para a fase final, ainda sem data e local.