Africa Basquetebol

08 junho 2007

ANGOLA : Taça dos Campeões - Angolanos procuram passe para fase final

1º de Agosto (à dir.) e Petro (à esq.)

Luanda, 08/06 - As formações principais do 1º de Agosto, em ambas as classes, Petro de Luanda (masculino) e Interclube (feminino) começam a competir segunda-feira, em Maputo (Moçambique), nas preliminares da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol.

Em masculinos, o 1º de Agosto e Petro de Luanda seguiram hoje para o local da prova, 24 horas depois de disputarem a finalíssima no Campeonato Nacional que terminou com vitória dos "petrolíferos", por 88-78.

Com estas equipas seguiu também a formação feminina do 1º de Agosto, que se junta ao Interclube, no local desde quarta-feira.

Estar na fase final, ainda sem data e local, é o objectivo das representantes angolanas que detêm o troféu em ambas as classes.

O Petro de Luanda, campeão africano em título, detém maior favoritismo para conquista da prova, tendo em conta o nível técnico dos seus atletas (na maioria jogadores da selecção angolana octo-campeã continental) e a competitividade do campeonato angolano.

Com o plantel a 100 por cento, o técnico dos "tricolores", Alberto de Carvalho "Ginguba", deverá aproveitar a competição para dar ritmo aos atletas menos utilizados na presente época.

O 1º de Agosto, finalista derrotado em 2006, é outro candidato a chegar à final que dá direito a qualificação para fase final. Constituído também por vários campeões continentais, reforçou-se para esta empreitada com a contratação do poste cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, em substituição de Abdel Bouckar (lesionado).

Com algumas dificuldades, as formações angolanas em masculinos têm quase garantida presença na fase seguinte. Apesar do desgaste físico dos jogadores de ambas, uma vez que o campeonato angolano terminou apenas na quinta-feira e as duas equipas empenharam-se para conquista do título, os treinadores saberão ultrapassar, tendo em conta as várias opções nos respectivos plantéis.

Em femininos, as coisas poderão complicar-se. Ao contrário dos masculinos, as formações angolanas deverão cruzar com as equipas moçambicanas melhor dotadas fisicamente e com um nível técnico equiparado.

Ainda assim, há hipóteses das duas se qualificarem. O 1º de Agosto conquistou a Taça dos Campeões no ano passado. Além de manter a mesma equipa para "operação Maputo", o técnico Aníbal Moreira reforçou-se com as internacionais angolanas Nachissela Maurício e Manuel Barbosa, vindas de Portugal.

O Interclube participa pela primeira vez numa prova internacional e perspectiva uma estreia auspiciosa. Depois de quebrar a hegemonia das "militares" no basquetebol nacional, o técnico Apolinário Paquete almeja "voos mais altos".

As preliminares, a decorrerem de 11 a 19 de Junho, qualificam duas equipas de cada classe à fase final.