Africa Basquetebol

12 junho 2007

ANGOLA : Zonal - Petro de Luanda vence 1º de Agosto

Embora fora de "portas", Petro de Luanda e 1º de Agosto protagonizaram segunda-feira o maior "derby" do basquetebol nacional, com vitória dos petrolíferos por 78-65, adiando para o próximo desafio a "vingança" dos militares, que esta época perderam na finalíssima do Campeonato Nacional.

O jogo contou para a primeira jornada do torneio zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, que decorre desde segunda-feira em Maputo (Moçambique).

Num autêntico esforço físico e mental, as duas equipas entraram para o recinto com a intenção de dar brilho à competição, por forma a corresponder a expectativa dos amantes da modalidade que, em número considerável, se deslocaram ao pavilhão do Estrela Vermelha, para ver as duas melhores formações de África.

Aliás, quando se fala do basquetebol angolano em Maputo e das duas equipas em particular, destaca-se sempre o facto de ambas disputaram a final da Taça dos Campeões em 2006 na Nigéria e que a selecção nacional, composta maioritariamente pelos seus atletas, detém a hegemonia em África.

Numa reedição da finalíssima, na presente temporada, Petro e 1º de Agosto disputaram um desafio sem o habitual espectáculo, mas com os "tricolores" a apresentarem-se com uma postura de campeões.

Vencidos pelo cansaço, os jogadores não conseguiram evidenciar na totalidade os seus dotes técnicos, deixando-se levar apenas pela rivalidade.

Com o objectivo de "vingar-se" da derrota sofrida em Angola, os militares começaram o desafio com o mesmo cinco dos últimos confrontos, ou seja, Mayzer Alexandre, Armando Costa, Olímpio Cipriano, Kikas Gomes e Felizardo Ambrósio, ao passo que os "tricolores", campeões africano e nacional, efectuaram algumas alterações com destaque para as ausências de Shannon Croocks e Frederick Gentry.

Alinharam com Milton Barros, Carlos morais, Victor de Carvalho, Francisco Jordão e Eduardo Mingas.

Os dois primeiros períodos foram marcados pelo equilíbrio, com as duas equipas a repartirem a iniciativa de jogo. Com marcação individual, o Petro de Luanda conseguiu anular as acções ofensivas do 1º de Agosto, cujas dificuldades na condução do jogo eram evidentes, fruto da inoperância dos seus bases Armando Costa e Miguel Lutonda, enquanto Francisco Horácio se destacava do lado contrário.

Fruto disso, os pupilos de Ginguba foram para o intervalo com uma vantagem de nove pontos (39-30).

No terceiro quarto, o Petro de Luanda cimentou a vantagem, com um conjunto mais esclarecido. A dois minutos do final do período, os campeões nacionais alcançaram uma surpreendente vantagem de 23 pontos (60-73). Os "rubro-negros" conseguiram reduzir apenas para 21 até o término do quarto período (63-42).

O último período, geralmente considerado decisivo, não foi como o esperado, tudo porque a desmotivação dos atletas militares veio ao de cima e os petrolíferos optaram por gerir o resultado. Já sem grande interesse, para o público que abandonava o recinto de jogo, quando faltavam quatro minutos, o 1º de Agosto conseguiu aproximar-se do marcador, reduzindo para 13 pontos, com Cipriano e o reforço Mascarenhas a evidenciarem-se.

Com arbitragem de Abreu João (Moçambique) e Samy Wakaba (Quénia), as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda - Eduardo Mingas (14), Luís Costa (04), Carlos Morais (00), Fernando Albano (00), Leonel Paulo (00), Frederick Gentry (11), Shannon Croocks (12), Domingos Bonifácio (08), Francisco Horácio (12), Milton Barros (00), Francisco Jordão (14) e Victor de Carvalho (03).

Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”

1º de Agosto - Mayzer Alexandre (04), Rodrigo Mascarenha (12), Armando Costa (10), Olímpio Cipriano (18), Kikas Gomes (09), Felizardo Ambrósio (01), Vlademir Ricardino (00), Victor Muzadi (00), Gerson Monteiro (11), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (00) e Mbuila Katiavala (00).

Treinador: Jaime Covilhã