Africa Basquetebol

30 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Africano de Femininos Sub-20 - Queremos dar espectáculo - afirma a brilhante Janete Monteiro


"QUEREMOS aliar a vitória no 'Africano', que acredito ser possível, a uma boa exibição, para podermos estar presentes no Campeonato Mundial do próximo ano" - afirmação da brilhante Janete Monteiro, que nos Jogos da Zona VI/SADC, na Namíbia, foi uma das estrelas mais cintilantes da formação moçambicana.

Para tal, a atleta "locomotiva" diz ser necessário que a equipa se aplique ao máximo, para superar as adversárias, que considera serem muito fortes. No entanto, defende que, se o conjunto nacional se apresentar com o mesmo empenho e vontade que tem demonstrado nos treinos, as outras selecções serão superadas, com maior ou menor dificuldade.

MOÇAMBIQUE : Africano de Femininos Sub-20 : Estamos confiantes - diz a debutante Filomena Micato


CONFIANÇA, vontade e acima de tudo muita fé num bom resultado são, para Filomena Micato, o denominador comum no seio da equipa nacional. "O desejo de cada uma de nós é conquistar o troféu. É nesse sentido que temos estado a treinar incansavelmente, por forma a fazermos um bom campeonato", acrescentou.

Falando sobre o facto de não estarem a treinar no pavilhão do Maxaquene, local escolhido para a competição, quando faltam apenas dois dias para o início da prova, Filomena acha que esta situação pode influenciar na prestação da equipa, já que as tabelas e o piso são diferentes dos do recinto do Desportivo, onde a selecção tem estado a treinar. No entanto, está convicta de que o colectivo reagirá bem, se se considerar que as jogadoras conhecem o pavilhão dos "tricolores", onde efectuaram várias partidas para o Campeonato da Cidade.

MOÇAMBIQUE : Africano de Femininos Sub-20 : Jogaremos para ganhar - Deolinda Gimo, uma das nossas unidades nucleares


"NÃO podemos pensar noutro resultado, que não seja a conquista do título. Mesmo sabendo que enfrentaremos adversárias que merecem todo o nosso respeito, vamos entrar para vencer o 'Africano' e, consequentemente, apurarmo-nos para o Campeonato Mundial".
Maputo, Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2006:: Notícias

Estas palavras pertencem à poste "locomotiva" Deolinda Gimo, uma das unidades nucleares da turma moçambicana, debruçando-se sobre as perspectivas da competição continental. "Teremos pela frente equipas fortes, como são os casos do Senegal, Mali e de Angola, mas estamos muito confiantes e convictas de que iremos superá-las. Até porque, treinámos bastante durante cerca de dois meses e sentimo-nos em condições de conquistar o troféu", referiu a imprescindível poste.

29 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Africano sub 20 Femnino - Acredito na vitória - opina a estratega Vaneza Júnior


UMA das estrelas da turma moçambicana e com participações notáveis em eventos internacionais, alguns dos quais ao serviço da selecção principal, é Vaneza Júnior. Segundo esta atleta do ISPU, os objectivos do grupo passam unicamente pela conquista do campeonato, apesar de estar ciente de que as formações adversárias também são bastante fortes.

"Conheço estas equipas, já jogámos com elas nos Campeonatos Africanos de Sub-18 e de Sub-20. Têm muito potencial, mas acredito que vamos vencer porque temos vindo a preparar-nos afincadamente. A realização de treinos bidiários tem sido muito positiva para o tipo de competição que vamos enfrentar" - disse.
Sobre o facto de não estarem ainda a treinar no Pavilhão do Maxaquene, esta jogadora estratega lamentou a situação, afirmando que seria fundamental a equipa começar a habituar-se às tabelas e sobretudo ao piso, que está a ser objecto de algumas reparações.

MOÇAMBIQUE : Africano sub 20 feminino - Queremos ser campeãs - diz convicta a base Anabela Cossa


"QUEREMOS ser campeãs! Outro cenário que não seja este não nos interessa, porque temos qualidade e vamos prová-la no campeonato". Esta foi a resposta da baixinha e base "alvi-negra" Anabela Cossa, quando questionada sobre os objectivos da selecção no "Africano".

Anabela, que é uma das unidades nucleares da turma moçambicana, referiu que o estágio a decorrer desde sexta-feira última tem feito muito bem ao grupo de trabalho, que, na sua opinião, está mais coeso, faltando apenas acertar alguns pormenores que dizem respeito à combinação de jogadas.
Porém, diz ser uma pena a equipa não poder treinar no Pavilhão do Maxaquene, uma vez que, no seu entender, era importante que as jogadoras se adaptassem ao piso.

MOÇAMBIQUE : Africano sub 20 - Que venham as adversárias! - Odélia Mafanel


ODÉLIA Mafanela, atleta do Ferroviário da Beira e filha de Eufemiano Mafanela, figura conhecida na bola-ao-cesto do Chiveve, afirma que a equipa está pronta para enfrentar as adversárias, sustentando que os níveis físicos desejados já foram alcançados, decorrendo neste momento os últimos ensaios tácticos.

Declara que os treinos bidiários, que no princípio confessa terem sido muito duros, já que não estava habituada, foram fulcrais para as jogadoras elevarem o seu estado de forma, particularmente agora que se está próximo da competição.
Debruçando-se sobre a sua chamada à selecção, depois de ter estado na equipa que esteve na Namíbia, Odélia diz que constitui motivo de grande orgulho, porquanto está em causa defender as cores nacionais. "Trabalhei muito para estar entre as 14 e continuarei a aplicar-me para integrar o lote final" - rematou.

MOÇAMBIQUE : Em juvenis e iniciados: Ferroviário e ISPU repartem títulos

A CONHECIDA hegemonia dos vizinhos Maxaquene e Desportivo no basquetebol, desde os seniores até aos escalões de formação, foi este ano posta em causa por outros clubes, nomeadamente Ferroviário e ISPU, que repartiram os títulos da cidade de Maputo em juvenis e iniciados.

Os "locomotivas" sagraram-se campeões em juvenis masculinos e em iniciados femininos. No primeiro caso, terminaram a prova com 22 pontos, num grupo de sete equipas, seguidos da Académica, com 20, e, no segundo, num campeonato disputado por oito formações, somaram 27 pontos, contra 26 da dupla constituída por ISPU e Bela Rosa.
Enquanto isso, os "universitários", com uma escola de basquetebol que promete fazer furor, conquistaram os títulos de juvenis femininos, com 20 pontos, à frente da Académica, 18, num grupo de seis formações, e de iniciados masculinos, ao registar 42 pontos, contra 38 da Bela Rosa, tendo no campeonato tomado parte oito equipas.

MOÇAMBIQUE : Africano de Femininos Sub-20 : Regressam as grandes noites da bola-ao-cesto!

A BOLA-AO-CESTO volta a estar na crista da onda! Depois de, há dias, as atenções terem estado voltadas para a cidade da Beira, onde com pompa e circunstância teve lugar a espectacular prova máxima de seniores masculinos, agora cabe a vez à capital do país regressar às grandes noites da modalidade, com a realização do Campeonato Africano de Femininos Sub-20, evento que está a ser aguardado com inusitado interesse no seio da família basquetebolística, que vê nele uma oportunidade soberana de Moçambique chegar ao galarim. A competição inicia-se no próximo sábado, no Pavilhão do Maxaquene, estando prevista a participação de sete selecções, designadamente a anfitriã e as representantes da África do Sul, Angola, Costa do Marfim, Mali, RD Congo e Senegal.
Maputo, Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2006:: Notícias

Tendo como particularidade o facto de o seu vencedor se qualificar para o Campeonato do Mundo da categoria, a realizar-se no próximo ano, em Moscovo, esta prova é encarada por todas as equipas com extraordinária seriedade, pois será a primeira vez que o continente africano se fará representar numa competição de tamanha natureza. Por essa razão, a cobiça não se limita somente ao título como também ao apuramento para a capital russa, onde estará a nata da modalidade a nível planetário.
A selecção moçambicana, orientada por Nazir Salé (Nelito), coadjuvado por Simão Mataveia, e que vem trabalhando afincadamente desde há sensivelmente seis semanas, surge com todo o mérito como uma das principais candidatas à conquista do ceptro, mercê de provas dadas no contexto africano. Para além da sua qualidade de anfitriã, que de maneira nenhuma deverá ser menosprezada, possui um grupo de atletas com uma estrutura basquetebolística bastante forte, algumas das quais, nomeadamente a gigante e excelente poste Deolinda Gimo e as franzinas, mas craques, Anabela Cossa e Vaneza Júnior, com participações em vários eventos internacionais pela selecção principal - só este ano, citam-se os Jogos da Commonwealth, na Austrália, e os da Lusofonia, em Macau.
Para além deste triunvirato, há a referir algumas debutantes que fizeram furor nesta formação de Sub-20, nos Jogos da Zona VI/SADC, na Namíbia, casos de Janete Monteiro, vice-campeã africana de clubes pelo Ferroviário, Sílvia Neves, Odélia Mafanela, Nádia Zucule - estranhamente, não tem estado a jogar por nenhum clube -, Cecília Saene, Cláudia Chembene e Esmeralda Casimiro. A estas, há a acrescentar as não menos laboriosas Filomena Micato, Nádia do Rosário, Didian Suela e Josefina Jafar, com prestações de relevo.
Porque estamos perante um conjunto de 14 jogadoras qualquer delas susceptível de entrar "de caras" no lote final das 12, cuja lista o Seleccionador Nacional promete divulgar entre hoje e amanhã, pode afirmar-se categoricamente que Nelito está perante autênticas dores de cabeça, porquanto a escolha não será fácil, num plantel onde há a lamentar a ausência da "americana" Ilda Chambe, que revelou um crescimento magnífico e um sentido de jogo de qualidade excepcional.

DAR O MÁXIMO

Maputo, Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2006:: Notícias

A escassos dias do arranque do "Africano", a turma nacional, que se encontra de estágio no Hotel 2001 desde sexta-feira passada, vem realizando treinos bidiários, de manhã e ao princípio da noite, no Pavilhão do Desportivo, com a equipa técnica a privilegiar, neste momento, uma certa descompressão, depois de muita carga que foi caracterizando as semanas anteriores. Elaboração e harmonização de jogadas estudadas, correcção de alguns erros, ensaios tácticos e insistência nos lançamentos, na tentativa de superar o défice que se verifica no nosso básquete neste último aspecto, foi o que testemunhámos na visita efectuada ao local onde as nossas Sub-20 vêm preparando a sua participação na prova continental da categoria.
O técnico Nazir Salé afirma-se satisfeito com o empenho demonstrado pelas jogadoras até esta altura, considerando que o grupo tem estado a dar o seu máximo, algo que "me enche de confiança quanto à efectivação de um bom campeonato". No entanto, mostra-se desagradado com o facto de a equipa continuar a treinar no recinto dos "alvi-negros", quando estamos à beira do início da prova, enquanto esta decorrerá no Pavilhão do Maxaquene, ora em obras de beneficiação.
"Há pelo menos duas semanas que já devíamos estar a treinar no pavilhão onde iremos jogar, por uma questão de as atletas se adaptarem ao piso, às tabelas e à própria iluminação, já que os desafios terão lugar no período nocturno. Mas, infelizmente, por motivos que desconheço, as obras só começaram na semana passada, situação que fará com que partamos em igualdade de circunstâncias com as selecções visitantes, pois tudo indica que só iremos pisar o recinto da competição apenas no dia do jogo" - referiu, visivelmente agastado. Mesmo assim, mantém que é objectivo da equipa jogar até ao limite das suas capacidades, tendo como horizonte a conquista do título.

ANGOLA : Afrobasket: Jean Jacques aprova condições da Huíla

O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Jean Jacques da Conceição, disse hoje, na cidade do Lubango, que a província da Huíla, está em condições para albergar o campeonato africano da modalidade (Afrobasket), a disputar-se no país em 2007.
Falando em conferência de imprensa depois de visitar a área onde será erguido o novo pavilhão e os campos do Benfica do Lubango e da Nossa Senhora do Monte, realçou que as condições exigidas pela federação estão o ser cumpridas pelo governo provincial.
A construção do novo pavilhão, orçado em dois milhões de dólares americanos, estará a cargo de uma empresa chinesa e portuguesa. A mesma terá início em Janeiro próximo e tem a capacidade de albergar mais de dois mil adeptos.
O vice-presidente mostrou-se satisfeito com as condições encontradas na cidade do Lubango, destacando hotéis, turismo e transportação.
"A Huíla tem atributos desejados para albergar qualquer tipos de competições, por isso a federação angolana escolheu a mesma para a realização deste Afrobasket", disse Jean Jaques.
Por sua vez, o presidente da associação provincial de basquetebol, Luís Garrido, referiu que o governo local está a trabalhar no sentido das obras de construção do novo pavilhão acontecerem ainda no princípio do próximo ano.
Frisou que, com a construção deste pavilhão, a província da Huíla vai ganhar mais uma infra-estrutura desportiva que poderá relançar a prática de basquetebol ao nível da camada jovem.
Na agenda de Jean Jaques constam ainda visitas às unidades hoteleiras existentes na cidade do Lubango, centros turísticos, bem como encontros com dirigentes desportivos da província.

28 novembro 2006

ANGOLA : Ginguba afirma que Angola pratica o melhor basquete de África

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", afirmou que o desempenho das equipas angolanas na Taça dos Clubes Campeões de basquetebol prestigia a modalidade no país e prova que Angola é a melhor no continente.
Em declarações à imprensa, no final do jogo em que a sua formação derrotou o 1º de Agosto por 76-71 e conquistou o título africano, o treinador dedicou a vitória aos jogadores das duas equipas e realçou que a entrega de todos valorizou o espectáculo.
"Quero felicitar todos os atletas que disputaram a final, independentemente da equipa a entrega dos atletas provou que em Angola se pratica o melhor basquetebol do continente.
A disputa da final por duas equipas angolanas repôs a legalidade na história da prova", sublinhou.
Quanto ao título conquistado, Ginguba disse que está bem entregue e que a sua equipa teve mais qualidade táctica e individual.
Por sua vez o técnico do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, felicitou a formação adversária pela vitória e disse que vão continuar a trabalhar para conquistar o troféu em próximas ocasiões.

27 novembro 2006

ANGOLA : Selecção de Sub-20 embarca quarta-feira para Moçambique

A selecção nacional de basquetebol feminina em sub-20 segue viagem está quarta-feira para Joanesburgo, África do Sul, em trânsito para Maputo, capital moçambicana, onde a partir de sexta-feira, dia 2 de Dezembro, começa a competir no Campeonato Africano da categoria, com o termo previsto para o dia 10 do mesmo mês.
Hoje, segunda-feira, o combinado nacional realiza mais duas sessões de treinos no pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva, sendo uma no período da manhã e outra ao cair da tarde.
Já com o grupo definido para a “operação” Maputo, dupla técnica constituída por Aníbal Moreira e André Manuel têm privilegiado os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para os sistemas defensivos.
Amanhã, terça-feira, as pupilas de Aníbal Moreira, efectuam o último jogo de controlo frente a formação sénior feminina do 1º de Agosto, que a sensivelmente um mês conquistou em Libreville, Gabão, a Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.
Apesar do pouco tempo que a selecção teve para se preparar (22 dias), o comandante do cinco nacional, Aníbal Moreira, voltou a reafirmar o desejo de estar entre os dois primeiros lugares, que dão acesso ao campeonato do mundo de 2007.
“Realmente tivemos muito pouco tempo para nos preparamos, mais ainda assim, vamos para esta competição com objectivos bem definidos que é estar entre os dois primeiros lugares. Sabemos que não será nada fácil materializarmos este objectivo, mas tudo faremos para conseguirmos a qualificação para o mundial de 2007”, garantiu o seleccionador nacional.
Seguem para Moçambique as seguintes atletas: Catarina Eusébio, Madalena Félix, Fineza Eusébio, Yara dos Santos, Eva Silva, Vera Miguel, Samba Eduardo, Cláudia António, Mariza Nsiame, Nadir Manuel, Etelvina Cristiano e Angelina Golome.

ANGOLA : Petro de Luanda confirma excelência

Na final à angolana, petrolíferos foram mais felizes que os arqui-rivais militares, aos quais superaram por 76-71

CAIU o pano sob a vigésima primeira edição da Taça Africana dos Clubes Campeões. O Petro de Luanda é o novo campeão continental, após triunfo na final, ante o 1º de Agosto, por 76-71. Milton Barros esfumou as esperanças do 1º de Agosto, à 20 segundos do fim da partida, com um triplo que acabou por ditar a vitória do Petro, ante a desilusão dos adversários.
Longe da espectacularidade e do rigor táctico, o jogo acabou por ser decidido num rasgo individual, numa altura em que se falava em prolongamento. De facto, o MVP do campeonato, tratou de desfazer a incógnita. Na altura o Petro vencia pela marca de 72-71, o que permitiu ampliar para 75-71.
Um lance de sorte que acabou por abalar a equipa do 1º de Agosto, que deitou a toalha ao tapete, quando ainda restavam alguns segundos.Tudo se complicou na ponta, quando o capitão Miguel Lutonda não conseguiu evitar uma falta pessoal a 9 seundos, o que acabou por dar dois lançamentos livres ao Petro. Víctor de Carvalho encestou o primeiro, fixando o placard em 76-71 e falhou o segundo.
Infelizmente o Petro acabaria por ganhar a posse de bola, após ressalto, ditando a sentença agostina, que não acreditava no que se estava a passar. Era o triunfo do Petro de Luanda, merecido, numa final de luxo, em que a sua maior qualidade individual acabou por se sobrepor a mais valia táctica dos militares que ontem não estiveram em dia sim.
Kikas foi a unidade mais sacrificada do conjunto militar, já que esteve em campo a totalidade dos minutos de jogo, enquanto no Petro de Luanda, Mingas e Gentry foram os jogadores em evidência.
Com o triunfo, o Petro fecha o ano em glória. Depois de ter conquistado o campeonato nacional, o conjunto treinado por Ginguba junta mais um troféum o de campeão africano de clubes, que lhe permite participar no próximo ano, no Dubai, no I Campeonato do Mundo de Clubes Campeões. Fim-de-ano em beleza para o Petro que acaba de viver um dos melhores momentos da sua história.
Com a derrota, o 1º de Agosto ficou com a medalha de prata, enquanto a de bronze sorriu para a equipa nigeriana do Dodan Warriors, que na partida de atribuição do terceiro e quarto classificados, venceu o Interclub de Brazzaville, pela marca de 75-66. O ESPN da África do Sul terminou na quinta posição, o ABC da Côte d’Ivoire, campeão detronado, não foi para além da sexta posição.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão “Sulelere” do Estádio Nacional de Lagos. Prélio entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, ambas da República de Angola. Arbitragem: Chelif, Idrissu e Bouraima. As equipas:
Petro de Luanda (76)- Mingas (17, 39:24 minutos), Luís Costa (2, 10:00), Carlos Morais (9, 19:15), Fernando Albano (0, 4:34), Luís Paulo (0, 00:42), Frederic Gentry (10, 39:24), Saw Crooks (11, 27:01), Tati (0, 00:00), Denny (0, 00:57), Milton Barros (16, 37:06), Euclides Camacho (0, 00:57), Víctor Carvalho (11, 20:40). Técnico: Alberto de Carvalho “Ginguba”. Cinco inicial: Milton, Saw Crooks, Víctor, Gentry e Mingas. 1º de Agosto (71) - Mayzer Alexandre (0, 1:58 minutos), Carlos Almeida (8, 34:03), Armando Costa (7, 18:15), Olímpio Cipriano (12, 32:02), Kikas (16, 40:00), Ângelo Victoriano (0, 00:00), Wladimir Ricardino (0, 00:00), Víctor Muzadi (2, 7:50), Abdel (4, 32:10), Walter Costa (0, 2:07), Miguel Lutonda (22, 31:45) e Buila Katiavala (0, 00:00). Técnico: Jaime Covilhã. Cinco base: Carlos Almeida, Olímpio, Kikas, Lutonda e Abdel. Marcha do marcador: 15-05 (5 minutos), 20-20 (10), 26-25 (15), 33-358 (20), 43-41 (25), 53-55 (30), 59-63 (35), 76-71 (40). Resultados parciais: 20-20 (1º quarto), 13-15 (2º quarto), 20-20 (3º quarto), 23-16 (4º quarto).
Intervalo: 33-35 - Final: 76-71

OS NÚMEROS DA FINAL

EDIÇÃO LOCAL CAMPEÃO

I-1966 Bangui Anulada
II-1971 Cairo Red Star de Bangui (RCA)
III-1973 Cairo Hit Trésor de Bangui (RCA)
IV-1975 Bangui AS Forces Armeés (Senegal)
V-1977 Bangui Hit Trésor deBangui (RCA)
VI-1979 Bamako AS Forces Armeés (Senegal)
VII-1981 Dakar AS Forces Armeés (Senegal)
VIII-1983 Maputo AS Police (Senegal)
IX-1985 Alexandria- Maxaquene (Moçambique)
X-1987 Abidjan Union Alexandria (Egipto
XI-1989 Dakar Asec Mimosas (C. Ivoire)
XII-1991 Dakar Jeanne d’Arc (Senegal
XIII-1992 Cairo Zamalek (Egipto
XIV-1994 Alexandria El Guezira SC (Egipto)
XV-1996 Fez EL Guezira SC (Egipto)
XVI-1998 Abidjan Mas de Fez (Marrocos)
XVII-2000 Luanda Asec Mimosas (C. Ivoire)
XVIII-2002 Cairo 1º DE AGOSTO (Angola)
XIX-2004 Abidjan 1º DE AGOSTO (Angola)
XX-2005 Lagos ABC (Côte d’Ivoire)
XXI-2006 Lagos PETRO LUANDA (Angola)

ANGOLA : Petro de Luanda sagra-se campeão Africano


O Petro de Luanda conquistou domingo a sua primeira taça dos clubes campeões africanos, ao derrotar o 1º de Agosto por 76-71, numa final entre formações angolanas, disputada em Lagos (Nigéria).

Desta forma, os petrolíferos e o seu treinador, Alberto Carvalho "Ginguba", juntam este título ao do campeonato nacional, no qual superou o seu adversário. Este é o terceiro título continental para os clubes angolanos, depois do 1º de Agosto ter conquistado já em duas ocasiões.
O Petro de Luanda destronou ABC da Côte d´Ivoire, que por sua vez havia arrebatado o trofeu aos militares do "Rio Seco", que venceram em duas épocas consecutivas.
Na partida, o marcador foi equilibrado até à altura que Milton Barros executou um lance triplo a 30 segundos do fim aumentando a vantagem dos campeões nacionais para quatro decisivos pontos (75-71).

Os resultados parciais confirmam o equilíbrio de um jogo em que estiveram envolvidos o grosso da selecção nacional que disputou o campeonato do mundo Japão2006, prova em que Angola ocupou o nono lugar entre 24 países, e ascendeu da 17 para 14 posição no ranking mundial.
No final do encontro, Milton Barros, que já havia tido uma exibição destacada no Mundial, foi eleito MVP do campeonato.

Além deste base, o Petro apresentou ainda os mundialistas Luis Costa, Carlos Morais, Victor Carvalho e Eduardo Mingas, mas apenas o último esteve na equipa inicial. Já o 1º de Agosto apresentou quatro jogadores da equipa inicial no Japão2006 (Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Olímpio Cipriano) e ainda Abedel Boukar, Armando Costa.
As duas formações angolanas chegaram a final invictas nas suas respectivas séries, com resultados acima dos 20 pontos, incluindo ao então detentor do troféu.

Resultados Parciais: 17-16, 33-35, 53-55, 76-71

26 novembro 2006

ANGOLA : Petro de Luanda e 1º de Agosto na final do Africano

Petro de Luanda e 1º de Agosto apuraram-se hoje para a final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, que decorre em Lagos, Nigéria, após afastarem o Inter do Congo e o Dodan Warriors, respectivamente.

Os petrolíferos bateram nas meias-finais os congoleses por 93-66, ao passo que os militares superaram os nigerianos do Warriors, por 83-61, proporcionando assim pela primeira vez na história da prova uma final à moda angolana.

Alberto de Carvalho "Ginguba", treinador do Petro de Luanda, disse após a vitória que o facto de duas formações angolanas se apurarem à final prova mais uma vez que a hegemonia do basquetebol pertence ao país, mas advertiu: "agora vamos lutar pelo título".

Por seu turno, Jaime Covilhã, técnico do 1º de Agosto, reafirmou os objectivos da agremiação, apontando que o desafio de domingo diante dos "tricolores" será difícil, porém reconhece que o mesmo se prevê renhido devido ao nível dos finalistas e a rivalidade desportiva existente entre ambos.

De uma coisa os dois treinadores concordam: a presença do Petro de Luanda e do 1º de Agosto na final da mais importante competição africana de clubes é fruto do trabalho que se faz em Angola e eleva para outros patamares o respeito conquistado em campo pelo basquetebol nacional.

ANGOLA : Petro de Luanda na final do Africano de Clubes

Pela primeira vez na sua história, o Petro de Luanda apurou-se hoje para a final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol sénior masculino, que decorre em Lagos (Nigéria), ao vencer o Inter do Congo, por 93-66.
Com este triunfo, os "tricolores" da capital angolana aguardam ainda hoje pelo seu adversário da final, a disputar-se neste domingo, que deverá sair no jogo entre 1º de Agosto, outro embaixador do país na prova, e os nigerianos do Dodan Warriors.

25 novembro 2006

ANGOLA : Petro e d’Agosto desfilam classe

Passeio! Dúvidas? Zero. Ninguém as tem. Pelo menos por estas paragens, no que diz respeito ao basquetebol praticado pelo Petro de Luanda e 1º de Agosto, clubes angolaos engajados na XXI Taça Africana dos Clubes Campeões de Basquetebol, classe sénior masculina, cuja primeira fase atingiu o seu epílogo na pretérita quinta-feira.
Petro de Luanda e 1º de Agosto que terminaram invictos a fase primária da competição, ambos com dez (10) pontos, preparam assalto ao ceptro continental, numa prova de baixo nível técnico.
Integrados em grupos de diferente grau de dificuldade, Petro de Luanda e 1º de Agosto acabaram por não encontrar adversários com qualidade técnico-táctica e individual para obstaculizar a sua marcha . A média de pontos marcados por partida - 95.8 para os petrolíferos e 95 para militares -, confirma a excepção à regra, no capítulo da eficiência ofensiva, também visível na defensiva, com o 1º de Agosto a sair-se melhor nesse particular, com 54,8 pontos sofridos por prélio contra 60,2 do Petro.
Em termos globais, os petrolíferos da capital estão com 64,5% nos lançamentos de campo - 103 convertidos de 162 tentados -, 36,9% nos triplos -69 convertidos de 187 tentados -, 58,4% nos lances-livres - 66 convertidos de 118 tentados-, e 217 ressaltos, sendo 75 ofensivos e 142 defensivos.
Já o 1º de Agosto entra para a segunda fase da prova, com 61,9% nos lançamentos de campo - 116 convertidos de 185 tentados -, 41,3% nos triplos - 55 convertidos de 133 tentados -, 73,5% nos lances livres - 78 convertidos de 105 tentados -, e 234 ressaltos, dos quais 53 ofensivos e 181 defensivos.
No capítulo individual, no Petro de Luanda, Milton Barros é o melhor cestinha com 61 pontos, secundado por Eduardo Mingas e Frederic Gentry, com 55 e 49 pontos, respectivamente. Nos triplos, Milton Barros e Victor de Carvalho comandam a “armada”, com 33 pontos, seguidos de Euclides Camacho e Fernando Albano, ambos com 30 pontos.
Olímpio Cipriano é o melhor cestinha do 1º de Agosto, com 78 pontos anotados. Kikas é segundo com 66, enquanto Mayzer Alexandre é o terceiro da formação com 49 pontos. Nos lançamentos triplos, Maizer Alexandre é o melhor triplista da equipa militar, com 33 pontos de 11 acertos, seguido de Miguel Lutonda (24), Ângelo Victoriano (24) e Olímpio Cipriano (21).
Numa perspectiva mais abrangente, dizer que à entrada dos quartos-de-final, Olímpio Cipriano, Milton Barros, Eduardo Mingas, Joaquim Gomes “Kikas”, Frederic Gentry, Miguel Lutonda e Carlos Morais são os potenciais candidatos aos nove troféus em disputa, mormente do melhor cestinha, do melhor marcador de 2 pontos, do melhor triplista, dos melhores, bases, extremos e postes e do MVP da prova.
Em perspectiva, um fecho de campeonato à angolana, com fortes porbabilidades dos angolanos ocuparem os lugares cimeiros do podium.

RESULTADOS GERAIS DA PRIMEIRA FASE

As doze equipas participantes na vigésima primeira edição da Taça Africana dos Clubes Campeões de Basquetebol, classe sénior masculina, foram agrupadas em dois grupos, de seis equipas cada uma, a saber:
GRUPO “A” - Petro de Luanda (Angola), Dodan Warriors (Nigéria), Zénith (Côte d’Ivoire), Interclub de Brazzaville (Congo), Kenya Commercial Bank (Quénia) e Back (Guiné-Conacri).
GRUPO “B” - 1º de Agosto (Angola), ESPN/AND 1 (África do Sul), Abidjan Basket Club (Côte d’Ivoire), BC Onatra (RD Congo), África Sports de Abidjan (Côte d’Ivoire) e Plateau Peak (Nigéria).

PRIMEIRA JORNADA

Zénith-Dodan (54-75), Interclub-KCB (82-67), Petro de Luanda-Back (105-62), ESPN/AND 1-ABC (65-80), BC Onatra-África Sports (49-66) e 1º de Agosto-Plateau (88-59).

II JORNADA

Interclub-Back (VFC), Dodan Warriors-KBC (105-82), Petro de Luanda-Zénith (85-37), BC Onatra-1º de Agosto (53-92), ESPN/AND 1-Plateau Peak (98-93), ABC-África Sports (74-48).

III JORNADA

KCB-Back (69-67), Zénith-Interclub (44-82), Petro de Luan-da-Dodan Warriors (98-73), África Sports-1º de Agosto (41-101), ESPN/AND 1-BC Onatra (88-60), Plateau-ABC (64-67).

IV JORNADA

Petro de Luanda-Interclub(96-75), Dodan Warriors-Back (84-73), KCB-Zénith (42-59), Plateau-BC Onatra (81-62), África Sports-ESPN/AND 1 (49-73), ABC-1º de Agosto (53-97).

V JORNADA

Back-Zénith (73-65), Petro de Luanda-KCB (95-54), Dodan Warriors-Interclub (87-78), Plateau Peak-África Sports de Abidjan (84-67), ABC-BC Onatra (64-46), 1º de Agosto-ESPN/AND 1 (97-62).

CLASSIFICAÇÃO GERAL - GRUPO “A”

J V D CM CS P CA

1º-Petro Luanda O5 -05 - 00 479 301 10 + 178
2º-Dodan Warriors 05 -04 -01 424 385 09 + 039
3º-Interclub- 05 -03 - 02 337 294 08 + 043
4º-Zénith de Abidjan 05 -01 - 00 282 344 06 - 062
5º-KCB Lions- 05 -01 - 40 314 408 05 - 094
6-Back a)- 05 -01 - 30 275 398 05 - 123

CLASSIFICAÇÃO GERAL - GRUPO “B”

J V D CM CS P CA

1º-1º de Agosto - O5 -05 - 00 475 274 10 + 201
2º-Abidjan Basket Club-05 -04 -01 336 322 09 -
3º-ESPN/AND 1 05 -03 - 02 386 379 08 014
4º-Plateau Peak 05 -01 - 40 387 382 06 + 007
5º-África Sports 05 -01 - 40 279 379 06 + 005
6-BC Onatra 05 -00 - 05 270 397 05 - 003

ANGOLA : Angolanos assumem favoritismo

Sexta-feira Não é 13. Dia de azar para os mais supersticiosos. Talvez de festa para os angolanos, já que o dobro dá 26, data aprazada para a final da XXI Taça Africana dos Clubes Campeões, com cenário montado para peleja entre as duas melhores formações da prova: Petro de Luanda e 1º de Agosto que alugaram quartos às meias para a tão esperada final de domingo.
Os quartos-de-final que hoje começam não carregam a espectacularidade e expectativa, própria das competições, já que o cartaz inscreve partidas com vencedores antecipados, em função do acentuado desnível técnico-táctico e individual. Das oito equipas qualificadas para a fase “ut-supra”, mormente Petro, 1º de Agosto, ABC, ESPN, Interclub, Dodan, Zénith e Plateau Peak, três não deverão falhar as meias-finais, salvo algum acidente de percurso, o que é pouco crível de acontecer nestas lides, embora o desporto, no caso vertente do basquetebol, não seja uma ciência exacta.
Aludimos aos prélios em que intervêm as formações do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, bem do ABC da Côte d’Ivoire e do Dodan Warriors da Nigéria, no topo das preferências e dos vatícinios da crítica local e estrangeira que cobre o evento, entretanto com sinal + para os angolanos e ivoirienses.
Nas hostes do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, o discurso é de confiança e crença na vitória. O estado anímico é bom, o quadro clínico não inspira cuidados em ambas as equipas e o trabalho psicológico para atenuar o efeito negativo da falta de comodidade e outros quesitos para atletas de alta-competição, continua a dar os seus frutos.
Por capricho do sorteio, o Petro de Luanda terá o privilégio de jogar a partida inaugural dos quartos-de-final. As hostilidades estão marcadas para às 14H00 locais - a mesma hora em Angola -, diante do Plateau Peak da Nigéria.
Horário impróprio devido as altas temperaturas que se fazem sentir por estas paragens nesta altura do ano, cerca de 35º à sombra, agravada com o facto do pavilhão ser coberto, sem climatização e espaços abertos, o que torna o recinto quente e abafado.Independentemente da situação, os petrolíferos estão talhados e vão para a quadra de jogo com sentido virado para a vitória.
Prélio entre o primeiro classificado do Grupo “A” e o quarto do “B”. O percurso para atingirem esta fase da prova foi diametralmente oposto, daí que tudo aponte para o triunfo dos petrolíferos, que não perderam na fase primária, ao contrário dos nigerianos que somaram duas vitórias e três derrotas.
O 1º de Agosto defronta por volta das 14H00, a formação do Zénith da Côte d’Ivoire. Partida fácil para os pupilos de Jaime Covilhã e Raul Duarte. O desequilíbrio de forças é abismal e o 1º de Agosto, estamos persuadidos disso, vai aproveitar esta partida para rodar o plantel e testar mais algumas jogadas, já que o adversário não inspira grandes cuidados.
Aliás, os vaticínios apontam para uma vitória expressiva do 1º de Agosto, já que esta formação do Zéntih apresenta uma qualidade sofrível, longe de constituir ameaça aos objectivos dos agostinos que estão com tudo para vencerem.
Realmente, depois do passeio na primeira fase, passe o exagero, as duas equipas angolanas estão em condições de atingirem às meias-finais e, quiçá, a final, sem sobressaltos de maior.
Os quartos-de-final reservam ainda as partidas Dodan Warriors da Nigéria-ESPN/AND 1 da África do Sul e Abidjan Basket Club (ABC)-Interclub de Brazzaville.
Dois prélios de desfecho imprevisível, dado o equilíbrio de forças. Longe da lógia e dentro da razoabilidade do basquetebol que praticam, a vitória pode sorrir para qualquer um dos antagonistas.
O Dodan campeão nigeriano é ligeiramente superior aos sul-africanos do ESPN/AND 1, a partir das 18H00, numa partida que se prevê disputada, dado que os sul-africanos têm revelado uma acentuada me-lhoria, deixaram de ser os animadores da festa e naturalmente que hoje têm uma palavra a dizer ante uma equipa que tem na força a sua principal arma.
O factor casa pode ser um empecilho à sua qualificação, uma vez que as arbitragens tendem para o lado caseiro, como até nos foi dado a observar.
A noite dos quartos-de-final fecha com o prélio entre o actual campeão continental, o ABC da Côte d’Ivoire e o Interclub de Brazzaville, às 20H00, naquela que é tida como a partida de cartaz.
O ABC, que já se refez da surra que levou do 1º de Agosto, pode perfeitamente chehar às meias-finais. Tem melhores fundamentos de jogo, individualmente apresenta um leque de jogadores com boas médias de finalização, quer de lançamentos de campo, quer de lançamentos triplos, ao contrário dos congoleses que jogam mais debaixo da cesta, ou seja, optam pelo jogo interior em função das debilidades no jogo exterior.
Desenhado o quadro dos quartos-de-final e à luz do produzido na primeira fase, é caso para dizer que a chave das meias-finais não dverá fugir aos confrontos Petro de Luanda-ABC daCôte d’Ivoire e 1º de Agosto-Dodan Warriors.
Para as partidas de classificação do nono ao décimo segundo lugares estão agendadas duas partidas. Às 10H00, o Kenya Commercial Bank do Quénia defronta o BC Onatara, para duas hora depois medirem forças o Back da Guiné e o África Sports.

PROGRAMA DOS QUARTOS-DE-FINAL E CLASSIFICATIVAS

As partidas de classificação do nono ao décimo segundo classificados e os quartos-de-final da XXI Taça Africanas dos Clubes Campeões, começam a ser disputados hoje, sexta-feira, a partir das 10H00, no pavilhão gimnodesportivo “Surelere”, do Estádio Nacional de Lagos, com o seguinte cartaz:
10H00 - KCB Lions-BC Onatra (9º-12º lugares), 12H00 - Back-África Sports (9º-12º lugares), 14H00 - Petro de Luanda-Plateau Peak (quartos-de-final), 16H00 - 1º de Agosto-Zénith (quartos-de-final), 18H00 - Dodan Warriors-ESPN/AND 1(quartos-de-final) e 20H00 - ABC-Interclub (quartos-de-final).

ANGOLA : Petro-Atlético nas meias-finais da taça dos campeões

O Petro de Luanda qualificou-se para as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol sénior masculino, que se disputa em Lagos, Nigéria, após vencer hoje o Plateau Peak local, por 78-53.
Os ``petrolíferos`` tornaram-se na primeira equipa angolana a atingir esta fase. O 1º de Agosto defronta ao principio da noite a formação o Zenith da Cote D`Ivoire.
Na última jornada da fase de grupos disputada quarta-feira, recorde-se, o Petro derrotou o Kenya Commercial Bank, por 95-54, ao passo que os ``militares`` venceram o ESPN da África Sul, por 97-62.

Os quartos-de-finais reservam ainda os encontros Dodan Warriors da Nigéria-ESPN, ABC da Côte d`Ivoire-Inter do Congo, enquanto o Kenya Commercial Bank defronta para as classificativas do 11º e 12º lugares o BC Onatra (RD Congo) e o Back (Guiné Conakry) mede forças com o África Sports (Côte d`Ivoire).

23 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional -- Números soberbos do campeão

O BICAMPEÃO nacional de basquetebol sénior masculino efectuou seis partidas, quatro na primeira fase e duas na segunda.
Maputo, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006:: Notícias

Apenas uma vez atingiu a "chapa 100", precisamente a centena de pontos, uma a casa dos noventa, duas a dos setenta e outras tantas a dos sessenta. Vejamos em pormenor os seus resultados:
68-42 - Costa do Sol
98-40 - Pastelaria Universal
100-40 - Académica do Songo
71-46 - Ferroviário da Beira
76-55 - Académica
67-60 - Maxaquene
Significa que os "locomotivas" marcaram mais pontos (100) frente aos tetenses e menos (67) ante os "tricolores". Sofreram mais (60) com o Maxaquene e menos (40) diante da Pastelaria Universal e Académica do Songo. No total, marcaram 480 pontos, média de 80 por jogo, e sofreram 283" 47.166. O seu melhor marcador, coincidentemente também da prova, foi Custódio Muchate, com 101 pontos, uma média de 16.833. Octávio Magoliço assinou 91 pontos, perfazendo 15.166.

MOÇAMBIQUE : Nacional - Ferroviário: cintilaram as estrelas mas o colectivo foi espectacular

ÀS justas e merecidas palmas para a excelente organização que foi apanágio deste Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, a cargo da Associação Provincial de Sofala, sob liderança do verdadeiramente homem forte Bernardo Wing, mais conhecido por Bica, com a Federação a ser representada por uma figura grata do Chiveve, Orlando Conde, ponta-de-lança de irrefutáveis qualidades, no futebol, e poste de eleição, na bola-ao-cesto, para o que também contribuiu sobremaneira o maravilhoso público que sempre marcou presença em massa no Pavilhão dos Desportos da Beira, haverá que tirar o chapéu à espectacular vitória do Ferroviário, que deste modo conquistou o segundo título do seu historial, no rescaldo de uma prova caracterizada por um forte equilíbrio, nomeadamente entre os representantes da cidade de Maputo, mas a registarem um crescimento assinalável com o desenrolar dos acontecimentos, sinónimo de que a mescla entre estes e aqueles teve frutos bastante proveitosos.
Maputo, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006:: Notícias

O emparceiramento das equipas, havido durante o sorteio, deixou deveras inquietados os dirigentes "locomotivas", reivindicando, justamente, sim, porém, em sede imprópria, a imperiosidade de serem cabeças-de-série, na sua qualidade de detentores do título, em vez da primazia conferida ao Maxaquene e Ferroviário da Beira, campeões de Maputo e de Sofala, respectivamente. À extemporânea questão, o capricho das bolas da sorte, que neste caso foram papelinhos preparados pelo dirigente federativo Arsénio Cossa, ditou como adversários os "locomotivas" locais, Costa do Sol, Pastelaria Universal de Inhambane e Académica do Songo, no chamado "grupo da morte".

SERENIDADE DE BITCHO

Se, para os dirigentes, uns ainda em Maputo e outros já na Beira, este sorteio constituía motivo de preocupação, para o jovem técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) a principal palavra de ordem era a serenidade. Serenidade, primeiro dele próprio, e depois transmitida aos jogadores, que assumiram, então, a necessidade de trabalhar, trabalhar muito; ganhar, ganhar, sem contemplações e muito menos olhar para a categoria do oponente. Mais: colocar as reconhecidas qualidades individuais ao serviço do colectivo, pois só desse modo seria possível atingir-se o desiderato perseguido.
Foi desta forma que, jogo a jogo, fomos vendo as estrelas deste "deram team" a cintilar, trazendo à superfície todo o seu virtuosismo, força e determinação, particularmente os artífices Helénio "Fifi" Machanguana, com um regresso esplêndido, e os "kamikazes" Octávio Magoliço e Custódio Muchate, sem descurar os pronto-socorro Gerson Novela e Ricardo "Castelo" Alípio, o "pistoleiro" Bruno Dias e os experientes Beto Macuácua e Beto Matsolo, contudo, sublimando o espírito de grupo. Isto é, quando fosse necessário resolver certas circunstâncias da partida individualmente, lá estavam eles prontos para o efeito, umas vezes espalhafatosamente, "smaches" à mistura, para gáudio dos fãs, triplos bem conseguidos, mas actuar tendo como ponto de partida o sentido global não devia ser perdido de vista.
O Ferroviário, quis o destino, começou a prova defrontando o Costa do Sol, um adversário também candidato ao título e com quem discutiu o segundo posto na prova maputense. Sem contemplações - aliás, foi precisamente aqui onde começou o verdadeiro instinto matador - os "locomotivas" de imediato separaram as águas: nós somos o que somos e vocês os outros são figurantes. Os "canarinhos" foram triturados, não tiveram qualquer acção, limitando-se a iniciativas esporádicas de Elton Mazive, Sansão Matavele, sobretudo este, e Mijoa Jamisse, numa noite em que Octávio Magoliço, coincidentemente, ex-Costa do Sol, esteve inspiradíssimo.
SÓ PARA CONTRARIAR

Maputo, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006:: Notícias

A seguir, foram adversários de menor expressão, casos da Pastelaria Universal e da Académica do Songo, para concluir a primeira fase diante do seu homónimo local. Uma vez mais, a equipa de Bitcho foi irrepreensível e, só para contrariar, como aquela banda brasileira de Alexandre Pires, os SPC, reduziu completamente a pó a expectativa dos beirenses, jogadores e público, mercê de uma exibição de alto nível e bastante participativa por todos, mas desta vez com Custódio Muchate a assumir as despesas da contenda. Era, já de verdade, o Ferroviário campeão, que dessa forma anunciava na prática aos quatro ventos a sua intenção de revalidar o título.
A meia-final, sem ter sido efectivamente um passeio sobre as ondas do Chiveve, teve o desprimor de a Académica, contrariamente ao que esperava, não se ter apresentado como aquele time de um básquete-espectáculo e romântico, ficando na retranca e na dependência do jogo do adversário, isto é, inferiorizou-se claramente perante a classe "locomotiva". Resultado: um ensaio para a final que o Ferroviário teria no dia seguinte.
Aqui, no sensacionalmente aguardado duelo de gigantes e com uma tremenda mutação na marcha do marcador, situação que propiciou um acompanhar atento dos acontecimentos e sobretudo do marcador electrónico, para onde se fixavam milhares de pares de olhos, o Ferroviário, apesar de actuar diante do seu mais forte opositor, não alterou a sua estratégia: matar, matar, matar. É verdade que as circunstâncias, neste caso, foram diferentes dos anteriores, devido ao facto de a margem nunca atingir proporções grandes - aliás, o Maxaquene também lograva adiantar-se no "score" -, porém, a equipa revelou-se mais forte e unida como jamais o tinha feito, sabendo gerir as vicissitudes com determinação.
Foi a noite em que Fifi, Magoliço e Custódio se juntaram numa orquestra dourada, coadjuvados por Gerson - um grande base e estratega este "puto" - e Bruno, magnífico nos triplos, contrariando a insistência em vão de Khaimane de Deus e Cesário Chipepo, no entanto, indo este buscar outros recursos para valorizar a sua soberba actuação.
Quanto ao resto, é aquilo que o leitor já conhece: cânticos, danças, abraços, chuva de champanhe, lágrimas de emoção, festa, muita festa e orgulho justificado. Era o epílogo certo de um campeão certo, que agora irá procurar se esmerar para a frente continental. Bem haja!

ANGOLA : Petro de Luanda e 1º de Agosto nos ´´quartos´´

O Petro de Luanda e o 1º de Agosto, vencedores dos grupos "A" e "B" da primeira fase da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol que se disputa em Lagos, Nigéria, defrontam sexta-feira o Plateau Peak e o Zenith (Côte d`Ivoire), respectivamente, em partidas dos quartos-de-finais.

Na última jornada da fase de grupos disputada quarta-feira, os petrolíferos bateram o Kenya Commercial Bank, por 95-54, ao passo que os militares ultrapassaram o ESPN da África Sul, por 97-62.

Os quartos-de-finais reservam ainda os encontros Dodan Warriors da Nigéria-ESPN, ABC da Côte d`Ivoire-Inter do Congo, enquanto o Kenya Commercial Bank defronta para as classificativas do 11º e 12º lugares o BC Onatra (RD Congo) e o Back (Guiné Conakry) mede forças com o África Sports (Côte d`Ivoire).

21 novembro 2006

ANGOLA : Petro de Luanda vence Inter do Congo

O Petro de Luanda venceu hoje o Interclube do Congo, por 96-75, em partida da quarta jornada do grupo A da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino, que decorre em Lagos (Nigéria).

Ao intervalo a equipa treinada por Alberto de Carvalho "Ginguba" vencia já por 48-26. Com esta vitória, o Petro consolidou a liderança do grupo, com oito pontos, contra sete do seu adversário de hoje, na segunda posição.

Na jornada de segunda-feira, os "tricolores", que representam a par do 1º de Agosto o país na prova africana, bateram o Dodan Warriors da Nigéria, por 98-73. O conjunto militar também lidera o seu grupo (B), com seis pontos.

O ABC da Côte d´Ivoire é o detentor do troféu.

ANGOLA : Treinador do Petro quer rodar equipa quarta-feira

Com o apuramento assegurado para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino, o técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", afirmou hoje que no jogo de quarta-feira frente ao Kenya Commercial Bank deverá rodar ao máximo os atletas.

Segundo o treinador, que falava após o quarto triunfo na prova que se disputa em Lagos diante do Interclube do Congo, por 96-75, a equipa está a preparar-se para a próxima fase e por isso no desafio de quarta-feira testará os menos utilizados até agora.

Para Ginguba, o encontro diante dos quenianos do Commercial Bank prevê-se calmo, considerando-o propício para observar mais jogadores, tendo realçado que isso não significa que o adversário seja fácil.

Criticou igualmente a arbitragem da competição, referindo que tem permitido muita violência nos pavilões de jogos e dificulta a prática de um basquetebol aliado ao espectáculo e diversão dos adeptos.

O Petro de Luanda (grupo A) é um dos representantes angolanos na prova africana de clubes, ao lado do 1º de Agosto (grupo B) que defronta hoje à noite o campeão em título ABC da Côte d`Ivoire. Os dois "embaixadores" nacionais, no campeonato que decorre em Lagos (Nigéria), lideram os seus respectivos grupos.

ANGOLA : Petro de Luanda conquista terceira vitória

Depois do 1º de Agosto alcançar três vitórias consecutivas na taça dos clubes campeões de África em basquetebol, foi esta tarde a vez do Petro de Luanda atingir o mesmo feito, ao bater o Dodan Warriors da Nigéria por 98-73 em partida da terceira jornada do grupo A da prova que decorre em Lagos.

Ao intervalo os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" venciam por 52-36. Milton Barros, com 23 pontos, foi o melhor marcador.

O 1º de Agosto, outra equipa angolana, "esmagou" hoje o Africa Sport de Abidjan da Cote D´Ivoire por 101-47 em desafio do grupo B. Neste momento as duas formações angolanas lideram os seus respectivos grupos, com seis pontos cada, e têm já garantida presença nos quartos-de-final.

O ABC da Cote D´Ivoire é o detentor do troféu.

20 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional - PÓDIO : Pitcho o melhor entre os melhores

CESÁRIO Chipepo, mais conhecido por Pitcho, um dos "americanos" do Maxaquene - o outro é Amarildo Matos - e unidade de maior prestação dos "tricolores" em todos os aspectos - excelente a marcar e extraordinário nas perfurações, ao jeito de uma enguia - foi considerado o melhor entre os melhores deste campeonato, tendo chamado a si três troféus, que lhe permitiram amealhar no total 15.000,00 MT.
Maputo, Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006:: Notícias

Com efeito, Pitcho ganhou os títulos de Melhor Jogador, com direito a 10.000,00 MT, Melhor Ressaltador, 2.500,00 e Melhor Defensor, igualmente 2.500,00 MT. Vejamos em pormenor os chamados ao pódio, numa cerimónia honrada pela presença do governador de Sofala, Alberto Vaquina:
Campeão nacional
Ferroviário de Maputo: taça, medalhas e 50.000,00 MT
Vice-campeão
Maxaquene: taça, medalhas e 30.000,00
Terceiro classificado
Ferroviário da Beira: taça e medalhas
Melhor Jogador
Cesário Chipepo (Maxaquene), 10.000,00
Melhor Marcador
Custódio Muchate (Fer. Maputo), 5.000,00
Melhor Ressaltador
Cesário Chipepo, 2.500,00
Melhor Defensor
Cesário Chipepo, 2.500,00
Melhor Árbitro
Artur Bandeira, 2.500,00
Melhor Cobertura Jornalística
Diário de Moçambique, 2.500,00

ANGOLA : Pré-selecção de sub-20 ultima preparativos

A pré-selecção nacional feminina de basquetebol em sub-20 prossegue a sua preparação tendo em vista o Campeonato Africano das Nações a decorrer de 02 a 10 de Dezembro, em Maputo (Moçambique).
Esta será a semana derradeira de preparação antes do embarque no dia 29 para a capital moçambicana. O seleccionador Aníbal Moreira vai aproveitar dos dias que restam para acertos nos diversos sectores do conjunto.
Na quinta-feira serão conhecidas as doze atletas que seguirão viagem. Dezasseis estão empenhadas nos trabalhos para merecerem a confiança do técnico.
Trata-se de Catarina Eusébio, Madalena Félix, Fineza Eusébio, Yara dos Santos, Eva Silva, Vera Miguel, Samba Eduardo, Cláudia António, Mariza Nsiame, Elsa Eduardo, Edna Pedro, Nadir Manuel, Etelvina Cristiano, Angelina Golome, Luísa Caplolo e Felicia da Silva.

Os dois primeiros classificados do campeonato africano de Maputo qualificam-se para o Mundial de 2007.

ANGOLA : 1º de Agosto soma segunda vitória na Taça dos Clubes Campeões

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto qualificou-se hoje, em Lagos, Nigéria, aos quartos de finais da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol africano, ao vencer, por 92/53, a formação de Onatra da RD Congo, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo B.
Com a vitória de hoje, a formação "militar" angolana lidera o grupo com quatro pontos, fruto de duas vitórias. Na jornada inaugural o 1º de Agosto venceu a equipa nigeriana do Plateau Peak, por 88/59.

O Grupo B, além do 1º de Agosto, do Plateau Peak e do Onatra da RD Congo, é ainda integrada pelas equipas do ABC da Côte d`Ivoire, campeão em título, África Sport Abidjan e o ESPN da África do Sul.

Para o Grupo A, o Petro de Luanda, outra equipa angolana joga agora com o Zenith da Côte d`Ivoire para uma vaga aos quartos de finais, já que na primeira jornada realizada sábado, venceu o Back da Guiné-Conacry.

MOÇAMBIQUE : Nacional - Ferroviário, 67-Maxaquene, 60 : Viva o instinto matador!

JÁ tínhamos presenciado anteriormente situações semelhantes, em que o Ferroviário privilegiou, e com indiscutível êxito, o instinto matador. Isto é, pressionar, pressionar, marcar, marcar, sem oferecer margem para o adversário ter tempo para parar, pensar e se recompor. É verdade que, no caso vertente, dado o enorme equilíbrio de forças, esta táctica pode não ter sido substancialmente visível, no entanto, ela foi fundamental no momento da decisão.
Maputo, Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006:: Notícias

O Maxaquene, à semelhança do que fizera diante dos "locomotivas" anfitriões, voltou a ser de uma confrangedora inépcia no terceiro período da contenda, no qual permitiu, ou foi obrigado pelo adversário, a ceder espaço para este partir à vontade rumo ao triunfo. Foi neste período que os “locomotivas” saíram a ganhar pela maior diferença (51-41), depois de uma partida em que a alternância no marcador tinha sido uma constante. Na hora da decisão, a equipa de Bitcho trouxe à tona outros valores, nomeadamente uma grande capacidade de aproveitamento dos erros - que foram aos magotes - do Maxaquene, como por exemplo percas de bola infantilmente, tanto a atacar como a defender, sobretudo por Amarildo Matos, e o momento de menor agressividade de Pitcho, a melhor unidade em campo, devido à acumulação de quatro faltas, descontrolo no controlo das operações por parte de Nandinho e ausência total e completa da voz de comando de Khaimane, fora das quatro linhas devido a uma lesão. É verdade que os "tricolores", inclusive, lograram diminuir a diferença para seis pontos, mas a determinação dos "locomotivas" foi extremamente importante. Fifi, Custódio e Magoliço foram verdadeiros matadores, enquanto Gerson, com o seu básquete doce e suave, ia fazendo a diferença como "play-maker" e igualmente a tirar partido dos lançamentos da linha dos 6.25 metros, a partir da qual foi irrepreensível, à semelhança de Bruno Dias e Fifi, enquanto o Maxaquene, nesse aspecto, foi irreconhecível. O Ferroviário, a 56.43 segundos, teve 13 pontos de vantagem (56-43), numa altura menos esclarecida dos jogadores contrários, mas também já se notava alguma ausência de lucidez nos seus membros, recorrendo a faltas para se desenvencilhar de lances complicados. Gerson e Custódio foram desqualificados - nos "tricolores", saíram Sete e Luís Cossa - só que a vigorosidade praticamente manteve-se e até momento para ir gerindo o tempo e o resultado. À hora da buzina, foi o êxtase. O delírio total. A festa vestiu-se de verde-e-branco. Abraços, muitos abraços. Música e dança a colorir o ambiente festivo que tinha transformado o Pavilhão dos Desportos no local da reconsagração dos "locomotivas". Eureka! O trio de arbitragem esteve à altura de uma grande final, dissipando quaisquer equívocos quanto à sua capacidade de imparcialidade, em 40 minutos em que muitos interesses estavam em jogo. Domingos Lino, Artur Bandeira e Lucílio Anselmo, os dois primeiros internacionais, foram exemplares e valorizaram o espectáculo.

FICHA TÉCNICA

Árbitros: Domingos Lino, Artur Bandeira e Lucílio Anselmo.
FERROVIÁRIO (67) - Ricardo Alípio (2), Victor Tamele (0), Tomás Fumo (0), Sílvio Neves (0), Beto Macuácua (3), Octávio Magoliço (13), Beto Matsolo (20), Custódio Muchate (15), Bruno Dias (6), Eduardo Hogba (2), Fifi Machanguana (13) e Gerson Novela (11). Treinador: Carlos Alberto Niquice (Bitcho).
MAXAQUENE (60) - Fernando Mandlate (15), Bento Timane (7), Cesário Chipepo (20), Samuel Massingue (0), Silvano Castanheira (0), Heitor Camba (0), Khaimane de Deus (0), Amarildo Matos (8), Ebenizário Hamela (0), Sete Muianga (1), Luís Cossa (5) e Helmano Nhatitima (4). Treinador: Horácio Martins.
Marcha do marcador: 10-9, 32-31, 51-41, 67-60

MOÇAMBIQUE : Nacional -- Ferroviário: uma vez rei sempre... Sua Majestade!


Numa final escaldante e imprópria para cardíacos, "locomotivas" renovam o título, mercê da sua brilhante vitória (67-60) sobre o Maxaquene

FOI o verdadeiro campeão da auto-superação! Foi o campeão que melhor soube, mesmo nos momentos mais delicados, ultrapassar todas as vicissitudes. Foi o campeão da paciência, da meticulosidade e do saber estar no lugar certo na altura certa. Foi acima de tudo o campeão que, na hora da verdade, soube colocar-se no seu lugar de grande equipa e as suas estrelas cintilaram individual e colectivamente, com este último aspecto a ter um peso extraordinário, pois a entrega global e o alto sentido de entreajuda acabaram sendo determinantes. Foi assim o Ferroviário. Foi assim Sua Majestade, na noite da sua reconsagração como o rei da bola-ao-cesto moçambicana, mercê da sua brilhante vitória, sábado à noite, sobre o Maxaquene pela marca de 67-60, na final do Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos. A anteceder este embate, jogaram para o desafio de consolação Ferroviário da Beira e Académica, com triunfo destes últimos por 73-66.
Maputo, Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006:: Notícias

O Pavilhão dos Desportos da Beira voltou a vestir-se de gala, numa noite em que praticamente ninguém ficou em casa. O maravilhoso público assistiu a uma partida escaldante e verdadeiramente imprópria para cardíacos, com os "locomotivas" a fazerem alarde à sua grande estrutura basquetebolística, combatividade quanto baste e sobretudo o sentido do não desfalecimento, se se tiver em linha de conta que o jogo teve várias mutações no comando do marcador, situação que contribuiu sobremaneira para cada segundo, cada lance cativar a atenção dos espectadores. Foi, enfim, um duelo de gigantes que serviu de lição para a qualidade que abunda na modalidade. O Maxaquene, que repartia em igualdade de circunstâncias as possibilidades de chegar ao título, ou então do seu regresso ao trono, soube estar em campo num desafio de tamanha responsabilidade. Bateu-se como um grande senhor que é, desfrutou de ocasiões para se distanciar no "score" e quiçá correr para o "canecão", todavia, teve momentos de crise de identidade que lhe foram fatais, perante um Ferroviário que foi exemplar no aproveitamento integral dos erros do adversário.

O SORRISO DO CAMPEÃO

É verdade que, se tivesse sido o Ferroviário da Beira a sagrar-se campeão a festa teria sido mais rija e com direito a passeatas de carro e a pé pela cidade, ou melhor, Beira não teria pregado olho no sábado, contudo, ninguém pode tirar mérito à forma como este bicampeonato foi comemorado. Já antes da buzina, quando não restavam quaisquer dúvidas quanto à vitória, os "locomotivas" começaram a fazer a festa, apoiados por um público que dentro da sua imparcialidade soube dar tributo àqueles que nas quatro linhas se revelavam como os melhores. Ao infalível champanhe, o jovem técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) era a figura principal, levado aos ombros pelos seus pupilos, num gesto de reconhecimento à sua perseverança e transmissão de conhecimentos que fizeram dele um grande jogador. Desde o veterano Victor "Tototi" Tamele, coleccionador de títulos, até ao encentador Gerson Novela, que conquista o seu terceiro anel de ouro pela terceira vez consecutiva, a primeira das quais, paradoxalmente, envergando o "jersey" maxaquenense, passando pelos super-combativos Helénio "Fifi" Machanguana, Octávio Magoliço e Custódio Muchate, o "pistoleiro" Bruno Dias, os contemporizadores Felisberto "Beto" Macuácua e Humberto "Beto" Matsolo, o clássico Ricardo Alípio "Castelo" e os não menos importantes Sílvio Neves "Papaíto", o congolês Eduardo Hogba e Tomás Fumo, as estrelas "locomotivas" foram brindados por uma estrondosa e merecida ovação, num dia certamente inesquecível para as suas carreiras.
DESOLAÇÃO TOTAL

Maputo, Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006:: Notícias

Dirigentes como Carlos Lima "Chicha", Isidro "O Gordo", o treinador adjunto Carlos Ferro "Carlinhos", assim como Carlos Aik, técnico da equipa feminina mas que emprestou a sua habilitada mão e experiência à equipa, Zinóbia Machanguana, Nádia Rodrigues e Ondina Nhampossa, jogadoras que foram tomar parte no "jogo de estrelas" e elas também se preparando para a renovação do título, juntaram-se à gala, testemunhada pelo governador de Sofala, Alberto Vaquina, certamente desencantado pelo facto de os representantes beirenses não terem feito parte desta grande final, porém, recompensado porque, por aquelas alturas, Chiveve era a capital da bola-ao-cesto nacional. Noutro lado da trincheira, a desolação era total. Olhos marejados de lágrimas, os "tricolores" eram inconsoláveis. Abraçaram os seus adversários, felicitando-os pela vitória, mas na sua face lia-se claramente a decepção, principalmente porque momentos houve em que a vitória pareceu estar ao seu alcance, mas... debalde. Horácio Martins e Belmiro Simango, tendo consigo João Chirindza, Delfim de Deus Júnior "Jujú", Roque Gonçalves vozeavam-se no levantar do astral dos jogadores, que haviam feito tudo o que estava ao seu alcance para a vitória, no entanto, encontrando pela frente um oponente mais forte, determinado e bastante combativo. Na hora da vénia à Sua Majestade, merecidos parabéns à grande família "locomotiva".

19 novembro 2006

ANGOLA : 1º de Agosto começa liga dos campeões africanos com vitória

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto derrotou esta tarde, no pavilhão Gimnodesportivo do estádio nacional "Surelele", em Lagos (Nigéria) a equipa nigeriana do Plateau Peak, por 88/59.
O jogo desta tarde serviu de abertura de grupo B, no qual fazem ainda parte as equipas do ABC da Côte d`Ivoire, campeão em título, África Sport Abidjan, o ESPN da África do Sul e o BC Onatra, da RDCongo, inserido na XXI edição da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol Africano.
Com a vitória de hoje, os militares do Codenm comandam o grupo com dois pontos.
Domingo, para a segunda jornada, o Primeiro de Agosto mede forças com o BC Onatra, da RDCongo.

O outro representante angolano, o Petro de Luanda, tem o seu jogo marcado para as 20H00 diante da formação do Back da Guiné-Conacry, no mesmo local.
Os petrolíferos voltam à quadra domingo para jogar com a equipa do Zenith da Côte d`Ivoire, em horário ainda por definir.

18 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional - Resultados

Ferroviário de Maputo-Académica (76-55)
Maxaquene-Ferroviário da Beira (78-59)

Jogos para hoje
18.30 - Fer. Beira-Académica (apuramento do 3º e 4º lugares)
20.30 - Maxaqune-Fer. Maputo (final)

MOÇAMBIQUE : Nacional - Final de todos os encantos


AÍ está a grande final! A final de todos os encantos. O encontro mais aguardado deste Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos. O encontro que definirá a formação-mor da temporada, num frente-a-frente entre os dois melhores conjuntos da nossa bola-ao-cesto: Maxaquene e Ferroviário de Maputo, a partir das 20.30 horas, no Pavilhão dos Desportos da Beira. Depois de, ontem à noite, dia reservado para as meias-finais, o recinto ter registado a sua maior enchente dos últimos anos, hoje também se espera que o sucesso se repita, até porque, apesar de jogarem fora do seu ambiente, qualquer dos contendores tem os seus fãs nestas paragens, que certamente entrarão em delírio com o excelente espectáculo que se augura. Para chegarem a tão sublime jornada, "tricolores" e "locomotivas" ganharam ontem convincentemente: a equipa de Horácio Martins ao Ferroviário anfitrião pela marca de 78-59 e a turma de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) à Académica por 76-55.

Com uma prestação a todos os títulos extraordinária, já a partir do Campeonato da Cidade de Maputo, Maxaquene e Ferroviário não somente fizeram jus ao seu estatuto de maiores equipas do país como também os seus jogadores em nenhum momento desiludiram, presenteando os espectadores com um basquetebol de sonho, encantador e demonstrativo da sua magnífica qualidade. Por essa razão, conseguiram convencer tudo e todos, não restando dúvidas a ninguém quanto à sua qualificação para a grande final desta noite, com transmissão televisiva em directo na TVM. Este desafio constitui a reedição da final do ano transacto, no pavilhão dos "tricolores", na altura ganha pelo Ferroviário, que desse modo conquistou o seu primeiro título nacional da modalidade, numa época em que juntou também o ceptro de seniores femininos, em Quelimane. A escola basquetebolística dos "locomotivas" tem uma história recente de sucessos, mercê da grande viragem efectuada no clube e que efectivamente está a dar os seus resultados, mesmo a nível das camadas inferiores. Já o Maxaquene, a sua referência é inquestionável. Dizer que é apenas o clube com maior número de títulos pode não ser suficientemente eloquente, devendo acrescentar-se também que na arena continental o seu nome é por demais conhecido. Esta noite, vai tentar juntar mais um troféu na sua recheada vitrina, no que, para tanto, não se pode afirmar que é candidato favorito, pois ambos os times possuem igualdade de circunstâncias de o fazerem, a avaliar pelo peso dos seus artistas.

PARADA DE ESTRELAS

O espectáculo promete. O público mostra-se ávido em ver evoluir essas grandes referências do nosso básquete. Apesar de, este fim-de-semana, os beirenses terem igualmente de direccionar as suas atenções – e dinheiro também – para vários concertos musicais, com artistas nacionais (Dany OG), angolanos (o mestre Paulo Flores) e cabo-verdianos (Gil Semedo e Grace Évora), o basquetebol figura na crista da onda, tendo em atenção as conversas quotidianas, assim como o destaque que vem merecendo em diversos órgãos de comunicação social, particularmente os locais. Será mais uma oportunidade para o público se deleitar com grandes jogadas proporcionadas por Khaimane de Deus e Custódio Muchate, Fernando Manjate e Fifi Machanguana, Cesário Chipepo e Ricardo Alípio, Sete Muianga e Beto Macuácua, Amarildo Matos e Gerson Novela, Luís Cossa e Bruno Dias, enfim, uma autêntica parada de estrelas que certamente não pretenderão deixar os seus créditos por mãos alheias. Mas a jornada de consagração não se cingirá à sensacionalmente aguardada final. Antes, às 18.30 horas, estarão em campo Ferroviário da Beira e Académica, no desafio para apuramento do terceiro e quarto classificados. É verdade que se trata de uma partida já sem grande motivação para os atletas, pois o título, esse, é discutido pelos outros, no entanto, não deixa de encerrar alguma expectativa, sobretudo para os anfitriões, face à grande exigência do seu público, que não quer ver os "locomotivas" perderem. Entretanto, depois dos desafios de quinta-feira à noite, já é conhecida a classificação das equipas do quinto ao décimo lugar, assim ordenada: Costa do Sol, Desportivo da Beira, Sports Club de Chimoio, Pastelaria Universal de Inhambane, ISPU de Quelimane e Académica do Songo.

17 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Resultados do Nacional

Costa do Sol-Desportivo da Beira (74-65)
Pastelaria Universal-Sports Club (65-76)
Académica do Songo-ISPU (62-101)
Jogos para hoje (meias-finais)
19.00 - Ferroviário de Maputo-Académica
21.00 - Maxaquene-Ferroviário da Beira

MOÇAMBIQUE : Costa do Sol, 59-Fer. Beira, 64 - Com o credo na boca

NORMALMENTE, os enredos terminam em beleza: nas novelas, as figuras principais casam-se e nos filmes de karate o chamado "rapaz", que até pode ser uma mulher, vence tudo e todos. Beira, sem qualquer ficção, também quer terminar em beleza.

O início dessa desejada epopeia foi precisamente neste sofrido, mas aliciante embate vivido com o credo na boca, particularmente na sua etapa conclusiva, como nos filmes e novelas, em que veio à tona a grande capacidade de acreditar até ao fim revelado pelos "locomotivas" e compensado por essa catapultante vitória.
A apenas 1.39 minuto registava-se uma igualdade (59-59) e ambos os conjuntos, para além do nervosismo característico destas circunstâncias, estavam balanceados para o ataque. Depois de sucessivos falhanços de parte a parte, a 48.56 segundos a posse de bola pertence aos "locomotivas". O público vibra. A excitação é total. Toda a gente em pé e olhos fixos no "teatro das operações". Como que "canarinhos" tentam a resposta, mas debalde. Segundo ataque, 59-63. Era o êxtase! O delírio total no Pavilhão dos Desportos.
A 3.39 segundos, vem a parte mais feia e dolorosa do exuberante espectáculo: arremesso de latas para o rectângulo de jogo, com o público irado face à incompreensível atitude dos homens da mesa de júri, ao parar o cronómetro com o jogo a desenrolar-se. Paragem forçada até que a situação se amenizasse. No reatamento, o Ferroviário encerra o "show" com um lance-livre, fixando o resultado final "canarinhos"! Um cair reflexo da gritante incapacidade de gerir o domínio dos acontecimentos, se tivermos em consideração que chegou a vencer por uma margem de 17 pontos, para depois os seus jogadores, quiçá deslumbrados ou pressionados pela falange de apoio beirense, se deixarem abater e precipitarem-se em faltas, no que resultou na desqualificação de três unidades nucleares: Dércio Malate, Elton Mazive e Isac Almoço.

FICHA TÉCNICA

Árbitros: Domingos Lino e Artur Bandeira
COSTA DO SOL (59) - Humberto Nhamúchua (0), Dércio Malate (6), Sansão Matavele (22), Palmerim Cuco (0), Alísio Machava (0), Valgi Samajo (0), Elton Mazive (12), Mijoia Pira (3), Jaime Macabe (0), João Jamisse (0), Martinho Sobrinho (5) e Isac Almoço (11). Treinador: Milagre Macome.
FER. BEIRA (64) - Serpa Mapanage (0), José Zunguza (2), André Velasco (12), Nilton Manheira (16), Célio Zucule (2), Américo Mapulango (0), Sérgio Chicava (0), Ossumane Tembo (8), Abel Mubetene (12), Margarido Manhanga (6), Eduardo Lon (0) e Cremildo Matos (6). Treinador: José Delfino.

MOÇAMBIQUE : Nacional - Cardápio de luxo ao jantar


SANTIFICADA sexta-feira, o jantar dos beirenses, esta noite, será seguramente diferente do habitual. Em vários aspectos. Primeiro, o cardápio será verdadeiramente de luxo. Segundo, o local não será nem em casa e nem tão pouco num restaurante.

O jantar de hoje será servido no Pavilhão dos Desportos, no também luxuoso bairro da Ponta Gêa, para onde convergirão as atenções de "todo o mundo- e desde já se calcula demasiado pequeno para tanta gente ávida em ver o que efectivamente irá acontecer. E as razões justificam a ansiedade geral. Trata-se nada mais nada menos das meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, consubstanciadas nos aliciantes e sensacionalmente aguardados embates Ferroviário de Maputo-Académica, a partir das 18.30 horas, e Maxaquene-Ferroviário da Beira, às 20.30 horas, um quarteto de formações susceptíveis, cada qual, de chegar ao pedestal de honra, a avaliar por aquilo que vêm realizando ao longo da prova.
O último qualificado para as meias-finais foi o Ferroviário anfitrião, quarta-feira, no epílogo de uma partida, diante do Costa do Sol, disputada com o credo na boca e somente decidida a escassos segundos do fim. A noite voltou a ser indescritível, com os espectadores a vincarem o seu afecto e carinho à equipa, mesmo nos momentos mais complicados da contenda - que até nem foram poucos -, contribuindo assim decisivamente para o merecido triunfo (64-59) dos "locomotivas". Todavia, como sói dizer-se, no melhor pano cai a nódoa, e esta veio precisamente das bancadas, quando algum sector do público, agindo como autênticos energúmenos, começou a arremessar latas para o rectângulo de jogo, situação que obrigou os árbitros a uma paragem, mas sem consequências gravosas.
A despeito de os "canarinhos" se terem batido com denodo por uma vaga na jornada de hoje, a qualificação do Ferroviário da Beira, para além de por si só ser meritória e ter sido festejada como se da própria conquista do "canecão" se tratasse, tem o cariz de ainda poder emprestar ao evento a paixão do público, que deste modo se vê retardada na competição, contrariando a retórica de apenas os representantes da capital do país conseguirem chegar à esta fase. A formação de José Delfino, embora seja considerada "outsider", tem agora "pernas para andar" e capacidade para discutir em igualdade de circunstâncias o ceptro.
Jogadores como Abel Mubetene, o seu melhor marcador, Nilton Manheira, o irrepreensível André Velasco, Cremildo Matos, Margarido Manhanga, Ossumane Tembo e o próprio treinador José Delfino têm nestas meias-finais uma oportunidade ímpar para mostrar todo o seu saber basquetebolístico e sobretudo que afinal o Chiveve está vivo e à altura de se fazer representar em patamares tão altos.
O adversário é o Maxaquene, um dos sérios candidatos ao título, cujo treinador, Horácio Martins, afirma-se consciente de que chegar à final é uma missão extremamente pesada, pois, neste caso, terá nas quatro linhas uma barreira directa e nas bancadas um opositor muito forte, que em nenhum momento desfalece. São vicissitudes que os "tricolores", particularmente Khaimane, Nandinho, Pitcho, Amarildo, Sete, Luís Cossa, Helmano e companhia, procurarão ultrapassar, depois de o terem feito diante do Desportivo da Beira por 70-52, num dia em que estes foram um autêntico "osso duro de roer", talvez motivados pela presença no banco do seu patrono, Gilberto Correia (Betinho), ausente durante os primeiros dias.
ACADEMIA DE ESPECTÁCULO

Maputo, Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2006:: Notícias

Conhecem-se perfeitamente os protagonistas da outra meia-final. Ferroviário foi segundo classificado em Maputo e Académica ocupou a quarta posição. Não resta a menor dúvida que estaremos em presença de um verdadeiro duelo de gigantes, cujo desfecho é imprevisível. Avaliando somente por aquilo que cada esquadrão apresenta, do ponto de vista de sumidades, o favoritismo pode ser atribuído aos "locomotivas", mas importa frisar que na Beira ainda não apresentaram algo transcendental e que realmente possa merecer uma vénia. Mas porque são dos melhores artistas da praça, então temos que esperar tudo de Fifi, Castelo, Beto Macuácua, Gerson, Bruno, Custódio, Magoliço, Beto Matsolo e, por que não, do "sangue" de Carlos Alberto Niquice (Bitcho).
Os "estudantes" de Miguel Guambe já granjearam simpatia no seio dos beirenses.
São apelidados de academia de espectáculo, pelo seu basquetebol romântico, charmoso e envolvente, mas que pode ser fatal se as doses destes adjectivos não forem devidamente cuidados, principalmente quando se está em presença de adversários que privilegiam o espírito matador. Lulú (Luís de Barros), o "anjo voador", destemido e mordaz, é o estratego da equipa, vezeando-se na função de base com o irrequieto João Gundere, sobrando as outras responsabilidades para Trinitá (Jaime Lourenço), Tomás Banze, Ivan Macome e Armando Baptista, num time incansável e que se despediu da primeira fase com um "chapa 100" diante do ISPU de Quelimane (103-55).
Entretanto, destacar o facto de Pastelaria Universal de Inhambane ter igualmente concluído a etapa inicial com uma vitória, ante a Académica do Songo por 55-45. Ontem, realizaram-se os encontros classificatórios, com o Costa do Sol a derrotar Desportivo da Beira pela marca de 74-65, Sports Club de Chimoio vencer Pastelaria Universal por 76-65 e ISPU bater Académica do Songo por 101-62.

ANGOLA : Soltas 2

O cenário para a vigésima sétima Taça de África dos Clubes Campeões, classe sénior masculina está montado. O pavilhão gimnodesportivo do Estádio Nacional de Lagos “Surelele”. Angola está representada na prova que amanhã, sábado, tem o o seu arranque, com as formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Clube Desportivo 1º de Agosto, numa prova que reúne a melhor nata de atletas que o continente viu parir nas duas últimas décadas.
A prova que amanhã começa retrata, em primeira análise, o actual estado de desenvolvimento da modalidade, cuja geografia aponta para um maior investimento nos escalões de formação. E, tudo isso, porque parte da geração que desfila nesta prova está em final de carreira e a curto prazo não se encontra “à mão de semear”, um leque grande de substitutos.
O mesmo já não acontece a nível do treinamento e da arbitragem, em que a renovação é um facto, com Angola na primeira linha. No 1º de Agosto, dois jovens de reconhecida competência dirigem a nau, mormente Jaime Covilhã e Raúl Duarte, enquanto no Petro de Luanda, Ginguba & companhia dão sequência ao projecto do malogrado Wlademiro Romero. Que Deus o tenha!
Na arbitragem, o cenário é bem diferente, com o espectáculo a ser dirigido por árbitros jovens, casos do angolano David Manuel, do moçambicano Abreu Muhimua ou ainda do ghanense Idrisu Ayambyare. Fernando Pacheco “Baganha”, faz a diferença nun conjunto de bons apitos.
Dezasseis árbitros fazem parte do quadro de eleitos para esta competição, sendo quatro neutros e doze acompanhantes, dos quais dois angolanos, três ivoirienses, dois nigerianos, um guineense, um congolês, um sul-africano, um queniano e um congolês-democrata.
Os árbitros neutros nomeados pela FIBA-África são de origem moçambicana, marroquina, ghanense e beninense.
Doze equipas estão qualificadas para esta fase final, sendo que a Côte d’Ivoire é o país melhor representado, com um total de três, contra dois de Angola e da Nigéria, apontados como os principais candidatos à luta pelos três primeiros lugares do podium.
Das equipas angolanas, o Petro de Luanda foi a primeira a pisar solo nigeriano. Fê-lo na pretérita terça-feira, enquanto o 1º de Agosto só ontem ao cair da tarde chegou a Lagos, depois de uma escala de cerca de 24 horas em Addis-Abeba.
Quando restam pouco mais de vinte e quatro horas para o arranque da prova, mais de metade das formações participantes se encontra nesta cidade, nomeadamente o Petro de Luanda, 1º de Agosto (Angola), Interclube de Brazzaville (Con-go), AND 1 (África do Sul), o KBC (Quénia), e as formações locais do Plateau Peak e Dodan Warriors. Hoje são esperadas as agremiações do BC Onatra da RD Congo, Back da Guiné-Conacri e os três representantes da Côte d’Ivoire, o campeão em título Abidjan Basket Club, o África Sports e o Zénith.
O sorteio e emparceiramento das equipas realiza-se ao cair da tarde, a partir das 18H00, na sede do Union Bank de Lagos. A cerimónia de abertura, a julgar pelo calendário inicial, terá lugar às 16H00, com o habitual desfile das equipas e árbitros, da leitura do juramento, a que se seguirão as partidas inaugurais, em que serão protagonistas os representantes locais, Plateau Peak e Dodan Warriors, ante adversários ainda desconhecidos, uma vez que o sorteio acontece apenas ao anoitecer, por altura da reunião técnica.
A competição que hoje disputa a sua vigésima primeira edição, teve início em 1966. A primeira edição foi anulada, enquanto a segunda teve lugar em 1971, na cidade de Bangui, República Centro-Africana, com o Red Star local a converter-se no primeiro campeão de clubes da história.
No historial da competição, o Senegal é o país cujos clubes mais vezes venceram a prova, com um total de cinco, sendo três (3) do AS Forces Armées de Dakar e uma do AS Police e Jeanne d’Arc, respectivamente.
O Egipto soma quatro (4) títulos, conquistados pelo El Guezira(2), Zamalek (1) e Union Alexandria (1).
Os clubes da República Centro-Africana ocuparam o lugar cimeiro do podium em três (3) ocasiões, por intermédio do Hit Tresor (2) e Red Star (1). A Côte d’Ivoire soma três (3) medalhas de ouro - Asec Mimosas (2) e ABC (1) -, vindo depois Angola com duas (2), feito conseguido pelo 1º de Agosto, em 2002 e 2004, respectivamente. Os representantes de Moçambique e do Marrocos somam uma medalha de ouro, por intermédio do Maxaquene e Mas de Fez.
O Egipto é a Nação que mais vezes organizou a fase final da Taça de África dos Clubes Campeões, com um total de sete (7), nas cidades do Cairo (5) e Alexandria (2), tendo os clubes locais vencido quatro taças.
RCA e Côte d’Ivoire organizaram a competição em três ocasiões. Os clubes ivoirienses conquistaram as três edições disputadas em casa, enquanto os centro-africanos, em igual número de realizações conquistaram duas medalhas de ouro.
Os clubes do Senegal não alteraram o curso da história e nas duas edições em que o seu país foi sede da prova, confirmaram a regra com a conquista do ouro.
Os clubes de Angola (1º de Agosto), Moçambique (Maxaquene) e Marrocos (Mas de Fez), também não deixaram os seus créditos em mãos alheias, ao arrebatarem o ouro.
O Mali organizou a Taça Africana em 1981 e é o único país cujo representante não conseguiu manter a tradição, ao perder a medalha de ouro para AS Forces Armées do Senegal, com o Stade Malien a terminar na terceira posição.

Desorganização aborta início
da Taça Africana dos Campeões

António Ferreira e F. Bernardo
em Lagos, Nigéria

Lagos, a cidade que recebe a XXI Taça Africana dos Clubes Campeões de Basquetebol, classe sénior masculina, não mudou de visual. Continua igual a si, marcada por um conjunto de contrastes, desde o seu mercado informal ambulante ao trânsito infernal, mas que na generalidade não deixa de fugir ao que é normal nas grandes cidades africanas.
É esta urbe, com cerca de doze milhões de habitantes - a população de Angola cabe inteirinha em Lagos -, que vai testemunhar mais uma peleja pelo ceptro continental, cuja edição de 2006 abortou à nascença, por quezilas internas.
Com início previsto para esta sexta-feira, 17 de Novem-bro, a cerimónia de abertura foi transferida para amanhã, sábado, no pavilhão gimnodesportivo do Estádio Nacional de Lagos, em hora a indicar.
Tudo isso devido ao conflito interno entre a federação e os clubes locais, no que ao local de realização dizia respeito. De um lado da barricada a federação e, do outro, os dois clubes, cada um a tentar levar água para o seu moinho.
Aparentemente a discussão tinha como epicentro o local de disputa. A federação pretendia o pavilhão do estádio nacional, enquanto os clubes defendiam a disputa no campo do Union Bank. Os comissáros da FIBA-África sancionaram, confirmaram a opção da federação, mas ainda assim foi preciso fazer alguns arranjos.
No fundo, tudo isso por causa de alguns tostões. A luta pelo dinheiro, quando as receitas não serão grande coisa. O estádio tem capacidade para cerca de três mil espectadores, os ingressos estão a ser comercializados ao preço único de cinquenta nairas (cerca de trinta e dois kwanzas) para as bancadas e cem nairas (sessenta e três kwanzas), para a bancada volante. Enfim.
Mas a organização até é funcional e os constrangimentos migratórios foram debelados. As longas horas de espera são coisa do passado, uma vez que a organização acabou por dar ouvidos as reclamações dos visitantes e tem um “staff” no aeroporto a cuidar da chegada e de toda a tramitação.
Os transportes existem, apesar de demasiado pequenos e sem o conforto desejado. Os chefes de delegação têm viatura própria, mas a grande dor de cabeça é o alojamento. O Hotel Regency fica muito à esquerda, a qualidade é baixa e sem comodidade e conforto para albergar tanta gente, sem uma mesa de bilhar, computador, internet, piscina e outros quesitos para lazer dos atletas.
Até ao meio da manhã não havia um recinto disponível e em condições para as equipas treinarem. O Petro fez as primeiras sessões numa unidade militar, o 1º de Agosto ainda não treinou, à semelhança do Interclube do Congo e do AND da África do Sul.
O pavilhão oficial da competição não está disponível, e é pouco crível a sua utilização hoje, uma vez que as obras de melhoramento não estão concluídas. Falta iluminação e a colocação do piso só deverá terminar ao cair da noite.

QUADRO DE PARTICIPANTES

A fase final da XXI Taça de África dos Clubes Campeões de Basquetebol, classe sénior masculina, contará com a participação de doze (12) formações. O sorteio e emparceiramento da competição está marcado para esta sexta-feira, 17, na sede do Union Bank Clube, por volta das 18H00. Na sua primeira fase, as doze serão agrupadas em grupos de seis cada uma, respectivamente, apurando-se para as meias-finais, em sistema cruzado, os dois classificados.
O Abidjan Basket Club (ABC) é o primeiro cabeça-de-série, enquanto o segundo será definido, por sorteio, entre as duas equipas locais, o Dodan Warriors e o Plateau. Na ausência do segundo e terceiro classificados da edição pretérita, a organização vai apresentar durante a reunião técnica um modelo diferente de sorteio, por forma a salvaguardar que os clubes representativos do mesmo país não se defrontem na primeira fase, casos dos angolanos, nigerianos e ivoirienses.
A Côte d’Ivoire é país com mais equipas em prova, em número de três, mormente o campeão continental em título, o Abidjan Basket Club (ABC), África Sports de Abidjan e o Zénith. Angola (Petro de Luanda e1º de Agosto) e Nigéria (Plateau Peak e Dodan Warriors), estão ambos representados por duas formações. África do Sul (AND 1), Congo (Interclube), BC Onatra (RD Congo), Guiné-Conacri (Back) e KBC (Quénia), completam a lista de países, cujos clubes marcam presença na vigésima primeira edição.
Das doze equipas participantes na presente edição, apenas duas foram campeãs, nomeadamente o 1º de Agosto e o Abidjan Basket Club. O 1º de Agosto conquistou a medalha de ouro em duas ocasiões, designadamente em 2002 e 2004, respectivamente, nas provas disputadas em Luanda e no Cairo, enquanto o ABC venceu uma vez a Taça dos Campeões, em 2005, por altura da vigésima edição, que teve como cenário a cidade de Abidjan. Eis, os clubes participantes e respectivos países:


ABC (Côte d’Ivoire) Plateau Peak(Nigéria) Dodan Warriors(Nigéria)

Petro de Luanda(Angola) 1º de Agosto(Angola)Africa Sports
(Côte d’Ivoire)

Interclube (Congo)BC Onatra(RD Congo)África Zénith(Côte d’Ivoire)

Curso para treinadores
prossegue animadamente em Luanda

Melo Clemente

A acção formativa para treinadores de basquetebol de nível II promovido pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no âmbito do programa “Pedbasket”, entra hoje, sexta-feira, no seu terceiro dia, depois da cerimónia de abertura efectuada na última terça-feira, no anfiteatro da Federação Angolana de Futebol. As sessões têm sido marcadas pelos acesos debates.
Temas como metodologia de treino, metodologia didáctica (específico para o basquetebol), fundamentos, bloqueios, transições, defesa, princípio de defesa homem a homem e zona, princípio de ataque homem a homem e zona, arbitragem, regulamentos entre outros têm dominado a acção formativa que vai até ao próximo dia 24.
Entretanto, o prelector José Luís Cortez, de nacionalidade espanhola, tem como auxiliares Carlos Dinis, Nuno Teixeira, Elvíno Dias, Antoninho Balaka, Pedro Fernandes, e Domingos Simão.
Para a referida acção formativa estão inscritos trinta e um elementos, sendo quatro da província de Benguela e três da Huíla, ao passo que a capital do país, Luanda, participa com 24.
As aulas teóricas estão a decorrer no anfiteatro da Federação Angolana de Futebol, ao passo que as práticas decorreram no pavilhão anexo número dois.
Recorde-se que, esta é a quarta acção formativa promovida pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB) dentro do programa de expansão e desenvolvimento “Pedbasket”, depois dos cursos de comissário, dirigentes desportivos e seminário de arbitragem.

Revista Basket
foi lançada ontem

A Revista Basket, publicação virada exclusivamente para matéria do basquetebol nacional e não só, foi ontem lançada, às 18 horas, numa das salas do Hotel Trópico pela empresa de prestação de serviços, Brilho Editora.
Com 64 páginas, todas a cores, a publicação ora lançada comporta na sua primeira edição, uma tiragem inicial de 2.500 exemplares e foi apresentada diante de várias figuras ligadas ao mundo do desporto, entre as quais antigos e actuais praticantes do basquetebol, dirigentes e jornalistas desportivos.
Entretanto, a publicação da Revista Basket, propriedade da empresa de prestação de serviços, Brilho Editora, é um símbolo de reconhecimento aos feitos alcançados pelo basquetebol ao longo dos 31 anos da Independência Nacional.
Matérias sobre a trajectória e engajamento das selecções nacionais e dos clubes, o contributo das antigas glórias e veteranos, vão preencher regularmente as páginas desta revista, que por sinal é a primeira no país dedicada à modalidade. A mesma terá uma periodicidade mensal.

16 novembro 2006

ANGOLA : Taça de clubes campeões arranca sexta-feira em Lagos

A XXI edição do Campeonato Africano de Basquetebol de clubes séniores masculinos inicia sexta-feira no Estádio Nacional de Lagos, Nigéria, com a participação de 12 equipas, dentre elas duas de Angola - o Petro de Luanda e o 1º de Agosto.

Antes da cerimónia de abertura realiza-se a reunião técnica, onde será feito o sorteio para o emparceramento das equipas, enquanto que a competição propriamemte dita arranca sábado.
A equipa do Petro de Luanda já se encontra em Lagos desde terça-feira, enquanto que o primeiro de Agosto escalou hoje a capital económica da Nigéria.
Para esta competição foram selecionados 16 árbitros, sendo quatro neutros do Marrocos, Moçambique, Ghana e Benin.
Neste momento ainda se efectuam trabalhos no pavilhão onde vai decorrer os jogos com a montagem de um piso de madeira para substituir o de tartan.
Estão também a instalar a rede de comunicação como telefone, internet, rádio e televisão para os profissionais da comunicação social.
A competição vai decorrer até ao próximo dia 26 de Novembro.

MOÇAMBIQUE : Nacional : Bendito e maldito Chiveve!

- Choveu a cântaros, o maravilhoso público compareceu em massa e apoiou incessantemente as suas equipas
- Jogos das meias-finais amanhã: Maxaquene-Fer. da Beira e Fer. De Maputo-Académica

NEM parece que choveu! Uma verdadeira tromba de água abateu-se abruptamente sobre a cidade da Beira, na noite de terça-feira, com as já conhecidas consequências daí decorrentes. Foram cerca de 90 minutos de chuva intensa, à qual o Pavilhão dos Desportos não evitou o pior: infiltração drástica de água, facto que obrigou à interrupção do encontro que na altura decorria, entre Costa do Sol e Académica do Songo. Seguiu-se um longo período de espera, até que a situação se normalizasse. À maldita chuva, entretanto, correspondeu o bendito público que, a um dado momento, começou a chegar aos magotes. E não era sem razão: os dois representantes de Sofala no Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, jogavam cartadas extremamente difíceis para a definição do seu futuro na prova. Maravilhosos e incessantemente, os espectadores emprestaram todo o seu apoio, só que, nas quatro linhas, a realidade foi outra, Ferroviário e Desportivo baquearam e, particularmente aos "locomotivas", terão ontem tentado a sua derradeira chance de transição.

Com efeito, defrontaram o Costa do Sol, no desafio de maior cartel da última jornada da primeira fase, tendo vencido por 64-59 e consequentemente se qualificado para as meias-finais, marcadas para amanhã, juntando-se ao Maxaquene, Ferroviário e Académica. Noutras partidas de ontem, os "tricolores" bateram o Desportivo da Beira pela marca de 70-52, os "estudantes" derrotaram ISPU de Quelimane por 103-55 e Pastelaria Universal de Inhambane obteve a sua primeira vitória na prova, frente à Académica do Songo por 55-45. Terça-feira, foi uma noite de chuva, é verdade, mas também uma noite inolvidável. O Pavilhão dos Desportos registou a sua maior enchente no presente campeonato. O Ferroviário da Beira, que defrontaria o seu homónimo de Maputo, fez-se ao rectângulo de jogo com a fasquia elevadíssima, acreditando, assim como todos os espectadores - incluindo o edil Daviz Simango, que fez a sua primeira aparição no recinto - numa vitória, só que cedo se esfumaram as expectativas, quando os campeões em título puxaram dos seus galões e ganharam convincentemente pela marca de 71-46. Aliás, o desencanto dos beirenses já havia começado antes, quando depositaram as suas esperanças no Desportivo, todavia, claramente incapaz de fazer face ao basquetebol-espectáculo de uma Académica que também precisava da vitória para garantir a sua qualificação para a etapa decisiva da competição. É verdade que os "estudantes" tremeram e o técnico Miguel Guambe várias vezes obrigado a mudar de posição na sua cadeira, mas quando soou a hora da decisão o triunfo (75-62) caiu com toda a naturalidade. A partida foi globalmente bem disputada e constituiu um bom aperitivo para o sensacional frente-a-frente entre os dois "locomotivas". O Desportivo teve o público completamente ao seu dispor, mas este também se rendeu ao charme do excelente base Luís de Barros (Lulú), que carregou a equipa às costas e na conta pessoal registou 22 pontos. Foi igualmente a redenção de Jaime Lourenço, a mostrar que o epíteto de Trinitá ainda lhe assenta perfeitamente, é um "cow boy insolente" e um franco-atirador (fez 20 pontos) à altura das grandes responsabilidades. Tomás Banze teve 14 pontos, enquanto Pionésio Languana (16) foi o melhor marcador dos anfitriões.
ENSAIO "TRICOLOR"

Maputo, Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006:: Notícias

Enquanto o Costa do Sol jogava a fazer as contas à sua vida, tendo em atenção o confronto de ontem, diante do Ferroviário da Beira, que decidiria o segundo classificado do Grupo I, o Maxaquene limitava-se a ensaiar o seu esquadrão já a pensar nas meias-finais, amanhã. O Sports Club de Chimoio, claramente inferior, foi fazendo o seu jogo, ou melhor, os jogadores quiseram aproveitar este ensejo para explorar algo profícuo na sua carreira, face a um gigante da nossa bola-ao-cesto. A formação treinada por Horácio Martins venceu tranquilamente por 96-46, com Cesário Chipepo (Pitcho) a destacar-se novamente, ao anotar 20 pontos, seguido de Fernando Mandlate (Nandinho) 15, Ebenizário Hamela e Luís Cossa com 12 cada. Irineu Nhamposse, um dos nomes sonantes da equipa de Manica, fez 19 pontos. O encontro entre "canarinhos" e Académica do Songo teve uma ponta final interessante. Não exactamente porque os tetenses se tenham ousado a discutir o resultado - longe disso -, mas pela forma como se empenharam para evitar uma nova derrota por 100 pontos. Foi uma defesa usando todos os recursos e até obrigar o adversário a um certo atabalhoamento, face ao frenesim de atingir a centena. O jogo terminou com o "placard" a registar 97-35, isto é, o Costa do Sol ficou a três pontos do número histórico, com Mijoia Pira a marcar 27 pontos e Palmerim Cuco 14. Celso Marcos contribuiu com 11 na conta dos "estudantes" do Songo. Entretanto, depois de ontem ter sido uma jornada de decisão em relação à última vaga para as meias-finais, hoje, o dia é de verdadeira calma. Descanso para os "colossos", que amanhã colocarão todo o seu potencial, já a pensar no "canecão". Os encontros marcados referem-se à classificação, do quinto ao décimo lugar, a saber: Académica do Songo-ISPU (16.00 horas), Partelaria Universal-Sports Club (18.00) e Costa do Sol-Desportivo da Beira (20.00).

ANGOLA : Soltas

Vera João, atleta do Grupo Desportivo Interclube, convocada para integrar os trabalhos da pré-selecção nacional feminina de basquetebol, em sub-20, que projecta a sua participação no Campeonato Africano da modalidade, a disputar-se de 2 a 10 de Dezembro próximo, em Maputo, Moçambique, foi afastada do grupo, em virtude de estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao ombro direito, de acordo com Aníbal Moreira, seleccionador nacional.
Deste modo, o grupo fica reduzido a dezasseis atletas, de onde saíram as doze para a “operação Maputo.
Entretanto, o grupo continua a trabalhar de forma amputada estando está semana prevista a junção das dezasseis pré-convocadas.
Depois da folga de ontem, domingo, as pupilas de Aníbal Moreia retomam hoje, segunda-feira, no pavilhão anexo número dois da cidadela, as sessões de treinamento.
Quinta-feira, a pré-selecção nacional realiza o seu primeiro jogo de controlo frente a formação de iniciados masculinos do Atlético Petróleos de Luanda.
Aníbal Moreira, seleccionador nacional, disse que apesar do pouco tempo de preparação vai tentar montar uma equipa capaz de ombrear de igual para igual com as demais selecções que estarão em Maputo.

Federação reage às acusações
de Associações provincial da Huíla

.O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, considerou de injustas as declarações de Job Celestino, membro de direcção da Associação Provincial da Huíla, segundo as quais o órgão reitor da modalidade nada está a fazer para o desenvolvimento da modalidade naquela parcela do território nacional.
Jean Jacques da Conceição, antiga estrela do basquetebol angolano, agora nas vestes de dirigente afirmou que foram infelizes os pronunciamentos feito pelo dirigente daquela associação, que segundo ele, visou por e simplesmente manchar o bom nome da Federação Angolana de Basquetebol.
“Infelizmente as pessoas não estão preparadas para as mudanças que o país vai tendo nos mais variados sectores. Acabou-se o tempo das vacas gordas”, asseverou Jean Jacques da Conceição.
De acordo com Jean Jacques da Conceição às associações provinciais foram informados a quando da última assembleia-geral da FAB, realizada no mês de Julho, de que a federação disponha anualmente de quinhentos e sessenta mil dólares norte americanos, valor este que seria empregue no programa de expansão e desenvolvimento da modalidade denominado “Pedbasket”. Mas para que as associações provinciais beneficiassem de tal verba teriam que apresentar a federação um projecto de desenvolvimento, facto que até ao momento não aconteceu, razão pela qual nenhuma associação do país foi ainda contemplada.
“Nos queremos que as nossas associações apresentem programas exequíveis, porque a federação não pode por exemplo oferecer computadores a uma associação que não tenha sede para trabalhar como acontecia alguns anos. Nós temos dinheiro mas é preciso que os nossos associados tenham cultura de elaborarem projectos porque só assim vamos conseguir desenvolver a nossa modalidade”, disse.