Africa Basquetebol

16 novembro 2006

ANGOLA : Soltas

Vera João, atleta do Grupo Desportivo Interclube, convocada para integrar os trabalhos da pré-selecção nacional feminina de basquetebol, em sub-20, que projecta a sua participação no Campeonato Africano da modalidade, a disputar-se de 2 a 10 de Dezembro próximo, em Maputo, Moçambique, foi afastada do grupo, em virtude de estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao ombro direito, de acordo com Aníbal Moreira, seleccionador nacional.
Deste modo, o grupo fica reduzido a dezasseis atletas, de onde saíram as doze para a “operação Maputo.
Entretanto, o grupo continua a trabalhar de forma amputada estando está semana prevista a junção das dezasseis pré-convocadas.
Depois da folga de ontem, domingo, as pupilas de Aníbal Moreia retomam hoje, segunda-feira, no pavilhão anexo número dois da cidadela, as sessões de treinamento.
Quinta-feira, a pré-selecção nacional realiza o seu primeiro jogo de controlo frente a formação de iniciados masculinos do Atlético Petróleos de Luanda.
Aníbal Moreira, seleccionador nacional, disse que apesar do pouco tempo de preparação vai tentar montar uma equipa capaz de ombrear de igual para igual com as demais selecções que estarão em Maputo.

Federação reage às acusações
de Associações provincial da Huíla

.O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, considerou de injustas as declarações de Job Celestino, membro de direcção da Associação Provincial da Huíla, segundo as quais o órgão reitor da modalidade nada está a fazer para o desenvolvimento da modalidade naquela parcela do território nacional.
Jean Jacques da Conceição, antiga estrela do basquetebol angolano, agora nas vestes de dirigente afirmou que foram infelizes os pronunciamentos feito pelo dirigente daquela associação, que segundo ele, visou por e simplesmente manchar o bom nome da Federação Angolana de Basquetebol.
“Infelizmente as pessoas não estão preparadas para as mudanças que o país vai tendo nos mais variados sectores. Acabou-se o tempo das vacas gordas”, asseverou Jean Jacques da Conceição.
De acordo com Jean Jacques da Conceição às associações provinciais foram informados a quando da última assembleia-geral da FAB, realizada no mês de Julho, de que a federação disponha anualmente de quinhentos e sessenta mil dólares norte americanos, valor este que seria empregue no programa de expansão e desenvolvimento da modalidade denominado “Pedbasket”. Mas para que as associações provinciais beneficiassem de tal verba teriam que apresentar a federação um projecto de desenvolvimento, facto que até ao momento não aconteceu, razão pela qual nenhuma associação do país foi ainda contemplada.
“Nos queremos que as nossas associações apresentem programas exequíveis, porque a federação não pode por exemplo oferecer computadores a uma associação que não tenha sede para trabalhar como acontecia alguns anos. Nós temos dinheiro mas é preciso que os nossos associados tenham cultura de elaborarem projectos porque só assim vamos conseguir desenvolver a nossa modalidade”, disse.