Africa Basquetebol

08 dezembro 2006

MOÇAMBIQUE : Africano de Femininos Sub-20 - Sul-africanas serão bastante resistentes - previsão da valorosíssima Vaneza Júnior


IMPRESCINDÍVEL e membro do quinteto sobre o qual recai a enorme responsabilidade de levar o país à conquista deste "Africano", Vaneza Júnior é de uma alegria extraordinária nas quatro linhas, onde expõe com galhardia todo o seu potencial. Segundo ela, todas as adversárias dificultaram ao máximo às moçambicanas, porém, estas, briosas e determinadas acabaram alcançando o primeiro lugar meritoriamente.

"Globalmente, temos estado a fazer um grande campeonato. Frente ao Senegal, tivemos um jogo extremamente difícil; melhorámos contra o Mali, outro adversário de peso, mas estivemos francamente mal diante de Angola. Do ponto de vista táctico, fomos irreconhecíveis. Se calhar, porque já conhecíamos as angolanas tínhamos a certeza da vitória, relaxámos um pouco, somente à espera de ver com que números iríamos ganhar", contou a jogadora do ISPU. Analisando as sul-africanas, adversárias desta noite, Vaneza augura uma partida bastante complicada. E justifica: "África do Sul demonstrou que está em crescendo. Sofreu três derrotas e não desistiu. Acabou por vencer na última jornada, sinal de que as suas jogadoras moralmente estão em cima. Por isso, penso que vão resistir, oferecer muita luta e acreditar que podem chegar ao pódio. Temos que tomar uma atitude diferente, jogar com mais garra e acima de tudo muita atenção e concentração. Na fase em que nos encontramos, perder seria uma incomensurável decepção para os moçambicanos", referiu, acrescentando que gostaria de enfrentar o Senegal na final. "Aí, sim, seria uma final, final", concluiu.