Africa Basquetebol

08 dezembro 2006

CAN Sub 20 : Africano de Sub-20 entra hoje nas meias-finais

O Campeonato Africano de Basquetebol Feminino em Sub-20, a decorrer em Maputo, Moçambique, desde sábado último entra hoje nas meias-finais com a disputas dos jogos Mali-Senegal, às 18:30 locais (17:30 em Angola) e Moçambique-África do Sul, às 20:45 locais.

As meias-finais não serão mais do que um novo início de prova, em que não existem vencedores antecipados, ou seja os contendores entram para a quadra de jogo em igualdade de circunstâncias.

Ainda assim, ao país anfitrião pode-se atribuir uma certa doze de favoritismo, não só por contar com o apoio do seu público, mas porque tem a selecção melhor estruturada técnica e tacticamente. Isto ficou bem patente na primeira fase do torneio, em que Moçambique terminou invicto.
Na partida diante da África do Sul, a selecção moçambicana, orientada por Nazir Salé, poderá impor-se, a julgar pelo valor individual das suas atletas, com destaque para Deolinda Gimo e Anabela Cossa, que têm sido as marcadoras de "serviço". Entretanto, todos estes prognósticos terão de ser confirmados no terreno.
A selecção sul-africana está galvanizada com o apuramento inesperado às meias-finais, depois de afastar da prova a sua congénere angolana, pelo que não terá receios de repetir a proeza frente às donas da "casa". De resto, uma boa meia-final em perspectiva entre o principal favorito e a sensação do campeonato.
Não menos importante será a meia-final que vai opor as selecções do Mali e Senegal. Duas equipas com planteis equilibrados. Apesar da maior estatura das jogadoras malianas, as senegalesas estão melhores tecnicamente.
As duas equipas têm tudo para realizar uma boa partida e qualquer uma pode chamar a si o triunfo. Assim, resta esperar pelo desfecho para se conhecer quem será o finalista.