Africa Basquetebol

07 dezembro 2006

ANGOLA : Angola afastada das meias-finais do Africano Sub-20

A selecção de Angola foi afastada quarta-feira das meias-finais do Campeonato Africano de Basquetebol Feminino, na categoria de sub-20, pela África do Sul, para quem perdeu por 44-48, em partida disputada no pavilhão de Maxaquene, em Maputo (Moçambique).

A selecção angolana entrou para a quadra de jogo proibida de perder sob pena de ficar arredada da segunda fase da competição. Entretanto, foi justamente isto que aconteceu. Angola foi surpreendida pela selecção sul-africana, até então considerada a mais fraca da prova.
As angolanas eram tidas como favoritas ao triunfo, não só porque as sul-africanas não haviam conseguido nenhuma vitória, mas também porque o basquetebol feminino de Angola é superior.
Mas, contra todas as previsões, a África do Sul impôs-se ao combinado angolano, numa partida em que dominou quase na totalidade. Nos dois primeiros quartos foram superiores em todos os aspectos, fazendo o seu jogo quase sem oposição adversária e chegaram a estar em vantagens de 9-5 e 16-7.
As "pupilas" de Aníbal Moreira entraram desconcentradas e demonstraram dificuldades nos lances, na defesa, falta de conjunto e excederam-se nas faltas (quatro ainda no primeiro quarto), factores que foram bem explorados pelas sul-africanas para chegarem ao intervalo a vencer por 12 pontos de diferença (16-28).

No regresso dos balneários, a selecção angolana esteve diferente, com as jogadoras a interpretarem melhor as orientações saídas do banco e bem conduzidas por Catarina Eusébio, recuperada da lesão que a afastou do jogo contra Moçambique.
O cinco angolano "agigantou-se". Esteve mais determinado e concentrado, causando embaraços às sul-africanas que, diga-se, esmoreceram e deixaram o adversário aproximar no "placard" (27-32). Angola conseguiu reduzir a diferença para dois pontos (34-36) no declinar do terceiro período.
Entretanto, a inexperiência das atletas angolanas permitiu que a equipa sul-africana, orientada por Marwanga, assumisse novamente as rédeas do jogo e dilata-se a diferença pontual para 45-37, a quatro minutos do fim.
Contudo, quando menos se esperava, e já na ponta final, o conjunto angolano inspirou-se e quase igualava o marcador, pois estava a três pontos (42-43), mas a falta de serenidade foi fatal. Angola sofre quatro pontos (42-47), volta a recuperar (44-47), mas a África do Sul força uma falta e converte, na seqüência, um ponto, fixando o resultado em 44-48.
Desesperadas com o desaire, nada mais restou às pupilas de Aníbal Moreira, senão derramarem lágrimas e assistirem impávidas a inesperada festa sul-africana.