Africa Basquetebol

07 abril 2011

CABO VERDE : Santiago Sul: Prédio vence supertaça em basquetebol

A equipa sénior de basquetebol do Prédio (masculino) está de parabéns. Começou da melhor forma a época desportiva em Santiago Sul, ao vencer a supertaça com uma vitória sobre o Seven Stars por 66– 60, em jogo realizado na noite desta quarta-feira, 6, no recinto interno do gimnodesportivo Vavá Duarte.Num embate em que as duas equipas não esconderam a falta de ritmo de jogo – fizeram poucos treinos antes do início da época – foi o Seven a entrar melhor na partida. Com mais raça, venceu no primeiro período por 20 – 14. Perante uma boa assistência nas bancadas do gimnodesportivo, a fazer lembrar os bons tempos em que o basquetebol arrastava multidões na Praia, o Prédio rapidamente acordou para a partida e, valendo da experiência de Vitocas e Lamine, foi ao intervalo a perder apenas por 29 – 25, a prever um segundo tempo renhido.

E foi o que aconteceu. No terceiro quarto do jogo, o Prédio valeu ainda mais da experiência dessas duas torres do basquetebol nacional e virou as contas a seu favor: 47 – 38. Daí para frente, as emoções tomaram conta dos jogadores e das bancadas, mas o Prédio não tremeu perante as ofensivas de Abdulay, Saiko e companhia, que tentavam virar o resultado. Mas os seus esforços valeram-se infrutíferas. O Prédio aguentou a pressão, num finalzinho de jogo frenético. Venceu por 66 – 60.

Antes, em jogo dos sub-18, o Bairro venceu o ABC por 61 – 23.

Destaque ainda no início tardio da época desportiva de basquetebol em Santiago Sul da estreia do cronómetro de 24 segundos, oferecido pela FIBA à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol. O cronómetro, novinho em folha, conforme as gentes do basket, veio dar mais qualidade e verdade aos jogos do campeonato, que arrancam no próximo fim-de-semana, com as equipas do Bairro, Seven Stars, Prédio e ABC.