Africa Basquetebol

02 abril 2011

ANGOLA : Petro e Libolo aquecem hoje o BAI Basket


A formação do Petro de Luanda estreia-se hoje no Grupo A da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), quando defrontar, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo, um dos líderes do grupo, em partida referente à segunda jornada. Os petrolíferos da capital vão em busca do primeiro triunfo. A equipa do Eixo-viário, que não jogou na última quinta-feira, o desafio referente à primeira jornada do Grupo A, em virtude de o Interclube ter solicitado o adiamento do encontro, vai tentar aplicar a primeira derrota ao vicecampeão nacional na fase de Grupos e consequentemente alcançar a sua primeira vitória.

A partida desta noite entre libolenses e petrolíferos servirá de antecâmara para a primeira-mão da final da 27ª edição da Taça de Angola, marcada para o dia 19 do mês em curso. Alberto Babo que nesta etapa da prova conta com as suas principais unidades, casos de Roberto Forte, Carlos Morais, Braúlio Morais, Roderik Nealy, Paulo Santana entre outros, vai ter pela frente um adversário cuja principal jóia, Olímpio Cipriano, tem actuado de forma limitada, em função das fortes dores que sente nas costas.

Assim, o norte-americano, Reggie Moore, extremo poste, a par de Milton Barros, base, serão chamados a ofuscar as acções ofensivas dos petrolíferos da capital. A partida de mais logo é de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois plantéis, pelo que, a equipa que cometer o menor número de erros durante os 48 minutos será seguramente o grande vencedor do prélio. Ainda para o Grupo A, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) recebe no Pavilhão do Codenm, o ASA, num prélio onde a equipa militar é claramente favorita à conquista dos dois pontos.

A entrada da segunda jornada, as formações do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto lideram o Grupo A, ambos com dois pontos, seguido da turma aviadora, com um ponto. Petro e Interclube ainda não pontuaram na fase de Grupos.

Militares cumprem dever caseiro

No prosseguimento da jornada número um do Grupo A da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Codenm, o Sporting de Cabinda, por 111-54. Com um plantel recheado de valores individuais aliado ao forte jogo colectivo, a turma militar não teve dificuldades em derrotar o representante da província de Cabinda. Com este triunfo, a equipa rubro e negra comanda o Grupo A com o Libolo, ambas, com dois pontos. Ainda ontem, mas para o Grupo B, o Cduan derrotou o Vila Estoril, por 100-75, a Lusíada vergou o Vila Clotilde, por 78-74, ao passo que o Santos perdeu por falta de comparência com Sporting de Luanda (0-20). M.C

Interclube e Sporting de Cabinda
medem forças no 28 de Fevereiro

À semelhança do Petro de Luanda, a equipa do Interclube estreia-se igualmente hoje, na 33ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” (BAI Basket), quando receber no seu reduto (28 de Fevereiro), o Sporting de Cabinda, em partida referente à segunda jornada do Grupo A. A turma da Polícia que cumpriu um estágio pré-competitivo de aproximadamente duas semanas em Lisboa, Portugal, terá pela frente um adversário que tem pautado pela regularidade na presente edição do BAI Basket.

Aliás, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” ocuparam a sexta posição da fase regular da edição número 33 do “Nacional da bola ao cesto”. Entretanto, a jogar em casa e diante do seu público, a formação do Interclube apresenta-se a priori como favorito à conquista dos dois pontos. Para o Grupo B, o Cduan defronta o Vila Clotilde, às 14h00, no Anexo, o Sporting de Luanda mede forças com o Estoril, às 16h00, no Anexo, e no encerramento da jornada, a Lusíada mede forças com o Santos Futebol Clube. Cduan, Sporting de Luanda e Lusíada lideram o Grupo B, todos com dois pontos. Estoril, Santos e Vila Clotilde têm cada um ponto.