Africa Basquetebol

10 setembro 2015

MOÇAMBIQUE : JOGOS AFRICANOS CONGO-BRAZZAVILLE 2015: Meninas de basquetebol humilhadas na estreia


A SELECÇÃO Nacional de basquetebol sénior feminina foi ontem humilhada pelo Mali, por 70-48, na sua estreia nos Jogos Africanos do Congo-Brazzaville-2015. Para uma selecção que teve tempo suficiente para se preparar e inclusivamente com um estágio na Turquia, não se justifica que tenha uma péssima exibição como aquele que apresentou ontem frente ao Mali.
Em nenhum momento do jogo Moçambique reagiu para contrapor a táctica do adversário, tirando aqueles primeiros minutos em que recuperou de uma desvantagem de quatro pontos (4-0), para 11-4. Mas dai em diante viu-se Mali superior e que, por essa via, terminou o primeiro período a ganhar por19-13. No segundo, a selecção moçambicana tentou o volte-face. Pressionou o adversário à sua zona de saída e conseguiu até passar para a frente no marcador, por apenas um ponto de diferença (20-19), mas os malianos voltaram a tomar conta do jogo, numa altura em que as nossas jogadoras metiam água por quase todos os cantos.
Ciente das dificuldades que enfrentava, Nazir Salé tentou refrescar a equipa, rodando algumas jogadoras, mas as transações de bola da defesa para o ataque eram feitas de forma lenta e com pouca precisão. E o segundo período terminou com o resultado de 34-27.
No regresso para o terceiro período, Moçambique tentou forçar os lançamentos para além dos 6,25 metros, mas não caíam, enquanto o Mali, num abrir e fechar de olhos, acertou em três triplos. Foi a partir daqui que se começou a desenhar a derrota humilhante de Moçambique, pois, à entrada dos seis minutos já perdia por 21 pontos de diferença. O período terminou com o “placard” a acusar 57-40.
O quarto período foi da consolidação da vitória do Mali, numa altura em que Moçambique já não tinha argumentos para se impor. A derrota por 22 pontos de diferença remete-nos a uma reflexão profunda sobre que seleções temos que ter para este tipo de competições.
Moçambique regressa hoje à quadra para defrontar, as 10 horas locais (11 horas de Maputo), os Camarões.
Entretanto, em masculinos, Moçambique só começa a competir amanhã, defrontando a Costa do Marfim, para o Grupo B. Fazem ainda parte desta série, a Nigéria e o Mali. Vejamos como Moçambique alinhou e marcou:
V. Manhonga (5), D. Ngulela (4), I. Mucauro (6), E. Pereira (1), I. Chambe (7), S. Ventura (5), I. Mavamba (-), V. Sengo (2), V. Covane (6), A. Mutumbene (-), O. Mafanela (4) e D. Gimo (8).
Legenda
Selecção Nacional feminina ao ataque. Mas não teve ousadia necessária frente ao Mali na estreia em Brazzaville

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home