Africa Basquetebol

07 setembro 2015

ANGOLA : Selecções acertam estratégias



Selecções vão aproveitar os dias que antecedem a prova para adaptação ao clima
Fotografia: Nuno Flash
As selecções nacionais de basquetebol  de seniores, em ambas as classes, realizam hoje, a segunda sessão de treinos, visando a participação nos XI Jogos Africanos do Congo Brazzaville, competição que arrancou na sexta-feira, com a cerimónia de abertura.Com objectivos bem definidos, que passam pelas conquistas das medalhas de ouro, as duas delegações desembarcaram no sábado, provenientes de Luanda, onde trabalharam por um período de dois meses.

Com o trabalho de preparação concluído, as selecções nacionais aproveitam os dias que antecedem o início do torneio de basquetebol, para ambientarem-se ao clima do Congo Brazzaville, palco do chamado "Jogos Olímpicos Africanos". O reconhecimento do pavilhão que vai acolher o certame deve acontecer em princípio, na quarta-feira, conforme apurou o Jornal dos Desportos.
 Sob liderança do técnico, Jaime Covilhã, a Selecção Nacional sénior feminina tem com objectivo primordial a conquista da medalha de ouro, depois de ter sido superada na final de 2011 por Moçambique, prova disputada em Maputo.Apesar de reconhecer as potencialidades das demais selecções, Jaime Covilhã, técnico que substituiu Aníbal Moreira, antigo internacional e bicampeão africano, assumiu a luta pela medalha de ouro.“Vamos para a competição com o único propósito de conquistarmos a medalha de ouro, apesar de reconhecermos que será uma missão difícil, a julgar pelo potencial das outras selecções”, reconheceu o técnico da formação do 1º de Agosto.

A Selecção Nacional sénior feminina vai aproveitar os XI Jogos Africanos, a fim de ganhar ritmo competitivo, para a sua participação no Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 26 do mês em curso a 4 de Outubro, nos Camarões.Para os Jogos Africanos, o seleccionador nacional  conta com as seguintes atletas: Rosa Gala, Fineza Eusébio e Isabel Francisco (bases), Italy Luca, Artemisa Afonso (extremos bases), Felizarda Jorge, Sónia Guadalupe e Nacissela Maurício (extremos), Rosa Gonçalves, Guiendula Filipe e Nadir Manuel (extremos poste), Luísa Tomás, Marina Muxiri e Ângelina Golome (postes).
Já a Selecção Nacional sénior masculina, foi reforçada com  Reggie Moore, Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos e Roberto Fortes, todos vice -campeões africanos, vai igualmente lutar pela medalha de ouro.O seleccionador nacional, Carlos Dinis,  conta com os préstimos de Francisco Sousa, Gelson Domingos, Igídio Ventura, Gelson Vicente, Mohamed Malick Cissé, Hermenegildo Mbunga, Johne Pedro e André Miguel.

Segundona
Sporting Clube do Bié reforça plantel

A equipa de basquetebol sénior masculina, do Sporting do Bié, reforçou o seu plantel para a sua participação no campeonato nacional da segunda divisão, agendado para este mês, na província do Bié. Edgar Chocolate, ex -atleta do Progresso Associação do Sambizanga, é a mais recente aquisição dos leões do planalto central.Em entrevista à imprensa, no Cuito, Edgar Chocolate disse que veio dar o seu melhor para a concretização dos objectivos da equipa do Sporting, no campeonato nacional, que inicia já no  dia 16.
"Estou aqui para lutar, dar o meu melhor ao clube e ajudar o Sporting no seu grande objectivo que passa por ascender ao BIC Basket", disse o atleta que já trabalha às ordens do técnico Sportinguista.Entretanto, a equipa do Sporting aguarda ainda a chegada dos atletas, Emauel Noa e Abdel Fula, ambos do Progresso do Sambizanga.Domingos Início, atleta sénior do Sporting, afirmou que a preparação está a decorrer dentro da normalidade.
"Estamos a nos prepararmos muito bem, com o único objectivo que é ascender ao campeonato da primeira divisão. Estamos empenhados e com muita dedicação a conseguirmos esse objectivo"' disse.A mesma opinião é partilhada por Antunes Cachimane, técnico - adjunto dos leões do planalto, que enalteceu o bom ambiente na equipa, com a chegada dos novos reforços vindos de Luanda e Huambo.
"A nossa preparação está a ser um sucesso, já que nunca tivemos uma preparação melhor que esta. E se tudo correr bem, tudo o que estamos a perspectivar, se o pessoal colocar em prática tudo que estamos a trabalhar, acho que vamos fazer um bom campeonato este ano", disse.
O campeonato nacional da segunda divisão tem início marcado  para o dia 16 deste mês na cidade do Cuito.
                     JOÃO CONSTANTINO- Cuito

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home