Africa Basquetebol

29 junho 2015

ANGOLA ; Pré-selecção com a maioria dos convocados



Pré-selecção nacional faz acertos antes do embarque para a Europa palco do estágio
Fotografia: M.Machangongo
A pré-selecção nacional de basquetebol, em seniores masculino, entra hoje, na segunda semana de preparação, já com a inclusão da maioria dos atletas convocados.

Depois da folga de ontem, os comandados de Moncho Lopez voltam a trabalhar, esta manhã, a partir das 10h00, no Ginásio do Instituto Superior Politécnico de Ciências, sita no distrito de Belas.

O aprimoramento dos fundamentos tácticos e técnicos, com particular realce para as técnicas individuais, passes, dribles e bloqueios, dominaram a primeira semana de preparação do combinado nacional que vai em busca do 12º anel continental,  consequentemente, a sexta presença consecutiva nos Jogos Olímpicos, depois da estreia em 1992, na cidade de Barcelona, seguindo-se Atlanta 96, Sidney2000, Atenas2004 e Pequim em 2008.
Dos 15 atletas convocados para a operação Tunísia, só cinco fizeram parte da primeira semana de preparação que decorreu no Ginásio do Instituto Politécnico de Ciências, nomeadamente, Riggie Moore, Hermenegildo Santod, Edson Ndoniema, Ecmir Lucas e Felizardo Ambrósio “Miller”, que assumiu provisoriamente a braçadeira de capitão.

O seleccionador nacional, Moncho Lopez, técnico contratado para apurar o “cinco” nacional aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, vai contar com o grosso de atletas que actuam no país.

Na primeira semana de preparação, o seleccionador trabalhou  com atletas da formação do 1º de Agosto, equipa que este ano ocupou o terceiro posto do BIC Basket. Os atletas convocados do Recreativo do Libolo e do Atlético Petróleos de Luanda, equipas envolvidas na final da 37ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, foram dispensados para um merecido repouso.

Entretanto, dos atletas que actuam no país, Olímpio Cipriano, deve ser em princípio, o último a integrar os trabalhos da pré-selecção nacional. O extremo base do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional recupera de uma lesão.
O internacional angolano jogou os play -offs do BIC Basket limitado, em virtude de ter partido um dos dedos da mão direita.
Os “americanos”, Yanick Moreira e Sílvio Sousa, devem juntar-se ao grupo na Europa. A viagem para Lisboa,  em trânsito para a Espanha, país que acolhe a etapa derradeira de preparação dos hendecampeões, acontece no domingo, dia 5 de Julho, de acordo com Eurico Araújo “Boneco”, que é o vice -presidente para as selecções nacionais e coordenador principal do “cinco” nacional.
Em Espanha, estão  agendados quatro jogos de controlo, com a  Venezuela, nos dias 25 e 28 de Julho, para além dos embates com a selecção de esperanças  daquele país da península ibérica.
O combinado nacional vai participar num torneio internacional, antes de rumar para o palco da competição.
A Selecção Nacional disputa a fase preliminar da 28 edição do Afrobasket inserida no Grupo B, ao lado das selecções do Senegal, Marrocos e Moçambique. A Tunísia, país anfitrião, encabeça o Grupo A, do qual fazem parte o Uganda, Nigéria e a República Centro Africana. O Egipto, Gabão, Mali e Camarões estão no Grupo C, ao passo que  a Costa do Marfim, Cabo Verde, Argélia e Zimbabwe completam o Grupo D.

Lista dos convocados para operação Tunísia: Armando Costa, Hermenegildo Santod, Edmir Lucas, Reggie Moore e Felizardo Ambrósio "Miller" ( 1º  de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim (Recreativo do Libolo), Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Roberto Fortes (Atlético Petróleos de Luanda), Yanick Moreira  e Sílvio Sousa, ambos a militarem em universidades americanas.