Africa Basquetebol

17 dezembro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto em teste de "fogo" na Tunísia

Tunis (Do enviado especial) - A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto terá, quinta-feira, o seu primeiro teste de fogo, entre três possíveis (quartos, meias e final), na luta pela revalidação do título, quando defrontar nos quartos-de-final da Liga, em Tunis, o Club Africano da Tunísia.

Segundo classificado do grupo B, com nove pontos, o representante angolano foi incapaz de evitar o cruzamento com os donos da casa e “co-organizadores” da 29ª edição da Liga, cujo objectivo passa, entre outros, pela conquista do primeiro troféu da maior competição de clubes a nível do continente.
Depois da derrota frente os tunisinos do ES Rades (82-86), segunda-feira, os “militares” enfrentarão outra situação que se prevê difícil, tendo em conta o nível do adversário, a estatura física, entre outros aspectos que podem advir do factor casa.
Sem os seus postes em grande forma nesta prova, os comandados de Paulo Macedo cruzam uma das formações mais alta do torneio, liderada pelo norte-americano Marcus Deshun Haislip que em 102 minutos de jogo na primeira fase registou 71 pontos e 11 ressaltos.
Além deste, os tunisinos têm o alemão Chennoufi Ziyed (2, 00 cm de altura - total 18 ressaltos), Mohamed Ghyaza (2,06 cm - 12 ressaltos), Mohamed Hadidane (2,06 cm - 27 ressaltos) e o americano James Edward (2,00 cm – 18 ressaltos).
No entanto, o norte-americano Steve Briggs, até então melhor “agostino” em Tunis, terá de ser mais bem acompanhado pelo grupo. Briggs tem registados 83 pontos, em 124 minutos, e 13 ressaltos, sendo a média de pontos por jogo 20,8.
Felizardo Ambrósio e Kikas Gomes certamente farão esforços redobrados na luta de tabelas, visto terem marcas muito baixas na fase inicial do campeonato (media de pontos por jogo 7.5; de ressaltos 4.3 e total de pontos 30, em 109 minutos, para o primeiro) e média de pontos por jogo 2, ressaltos 2.8 e oito pontos no total, em 50 minutos, para o segundo.
O 1º de Agosto conta ainda com os préstimos de atletas que estão a realizar uma boa prova, como o base Armando Costa (média de pontos por jogo 6.8, total 27, média de ressaltos 5 e total 20), o extremo Edson Ndoniema (média de pontos por jogo 11.5, total 46 e média de ressaltos 5.5, total 22) e o extremo-poste Reggie Moore (pontos por média 14, total 56 e 19 ressaltos).
Qualidade acrescida poderá vir ainda do norte-americano Roderic Nealy, que pouco utilizado, 62 minutos em quatro jogos, tem em média 7 pontos por jogo, 28 no total, 5 ressaltos de média e 22 ao todo.
A partida terá lugar às 17:00, no pavilhão Sala de La Goullete.