Africa Basquetebol

15 dezembro 2014

ANGOLA : Heja Sport e CDH representam Huíla

Heja Sport e CDH representam Huíla
Fotografia: Jornal dos Desportos
As equipas do Clube Desportivo da Huíla e Heja Sport Clube, em masculino, bem como o Benfica Petróleo do Lubango, em feminino, representam a província da Huíla na 23ª edição dos campeonatos nacionais de basquetebol em sub-14, que a cidade do Lubango organiza a partir de amanhã.

O secretário- geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, disse ao Jornal dos Desportos que a falta de documentação impediu a inscrição da segunda equipa feminina e da terceira equipa masculina da província junto da Federação Angolana da modalidade.
Diogo Gomes assegurou “muitos atletas não são naturais da província da Huíla, o que inviabiliza adquirir à tempo útil o Assento de Nascimento, principal documento que permite adquirir o Bilhete de Identidade”.As desistências começam a marcar os campeonatos nacionais em sub-14. A província do Namibe não confirmou a participação e desisteda competição por “falta de atletas desse escalão”.As províncias do Huambo e do Bié têm as participações trémulas. Até ontem,  desconheciam-se  as presenças. A organização da prova está esperançada que venham dignificar o basquetebol e reforçar o grupo previsto.

Diogo Gomes disse que as previsões apontam para a presença massiva das equipas da província de Luanda. A província de Benguela faz-se representar com três equipas, à semelhança da anfitriã. Os números prevêem as participações de seis equipas femininas e oito masculinas.

PÓDIO
O responsável associativo augura que o troféu fique em casa, em função dos investimentos feitos ao longo da preparação. A conquista das duas competições podia ser um prémio motivacional para o basquetebol jovem da Huila.Diogo Gomes reconhece o trabalho feito em Benguela e em Luanda, “dois pólos com maior recursos e investimentos nesses escalões”. Contudo, almeja que as equipas huílanas consigam dignificar o basquetebol