Africa Basquetebol

14 dezembro 2014

AFRICANO DE CLUBES : Coleman leva Libolo a superar anfitriões no prolongamento

Tunis - (Do enviado especial) - O extremo-norte americano do Recreativo do Libolo (Angola) Eric Coleman foi preponderante na vitória da sua equipa, na noite de sábado, em Tunis, sobre o Club African da Tunísia, ao anotar 15 pontos e capturar 11 ressaltos, na terceira jornada do grupo A da Liga dos Campeões Africanos em basquetebol, que decorre neste país.

Durante 38 minutos e 10 segundos em campo, o jogador foi dos mais inconformados, entregando-se com certa agressividade e experiência que já lhe é característico e viu seu esforço “premiado” quando a 11 segundos e nove décimos do final empatou a partida a 62 pontos, forçando o primeiro prolongamento do torneio, iniciado a 11 deste mês, após duas jornadas.
Numa altura em que tudo parecia perdido, Coleman recebeu uma assistência de Milton Barros debaixo da cesta e sentenciou o pequeno Sallon de Goulette (pavilhão), no qual um grupo organizado com cerca de 50 adeptos hostilizava a equipa angolana com barulho de batuques, apitos, cânticos e cornetas.
No tempo extra, o norte-americano destacou-se com seis dos 16 pontos da formação do kwanza Sul, contra oito do adversário, que consentiu a segunda derrota na prova a decorrer em sua casa.
O Libolo esteve em desvantagem maior parte do jogo, pois o Club Africano entrou melhor e com quatro triplos seguidos, além de outros, detinha no quarto inicial 16 pontos de avanço (3-19), até que no terceiro período os angolanos conseguiram a maior aproximação no placar (33-35).
A sua recuperação fora já indiciada no segundo quarto, o qual venceu por 18-13, apesar de ter saído para o intervalo em desvantagem de 30-35. Nesta altura foi notório sentido de responsabilidade e capacidade dos comandados do português Norberto Avila, visto terem suportado toda a adversidade oriunda das bancadas, apupos.
Os dois últimos quartos foram os mais equilibrados ao registarem, de forma intercalada (38-39; 43-45; 46-47 e 58-60), numa partida em que apesar da acção de Colman vir ao decima, não se pode deixar de revelar o contributo e quase “papel de um treinador em campo” do seu compatriota Andre Owens. Orientava bastante os colegas no que concerne a posição e desmarcação.
Recentemente contratado para reforçar o plantel, Owens esta noite talvez tenha dado um “aviso” do que poderá vir a ser, com os seus 23 pontos, três ressaltos e uma assistência durante 31 minutos e 23 segundos. Os americanos só foram superados no tempo de jogo por Eduardo Mingas (42:08min, nove pontos, oito ressaltos e três assistências).
O base principal Milton Barros (13p, 1 res, 4 assist em 34:27) e Felipe Abraão, saído do banco de suplentes, com 10 pontos, oito ressaltos e duas assistências durante 35:56 segundos, deram também grande contributo para o triunfo que coloca, à condição, o Recreativo do Libolo no topo do grupo A e dá boas perspectivas quanto ao apuramento, uma vez ser intenção terminar na liderança para evitar cruzamento com equipas mais difíceis.
A equipa angolana volta a jogar somente terça-feira, diante do Sporting de Alexandria, do Egipto. O Club African e Sporting têm quatro pontos cada, mas os sportinguistas estão com um jogo a menos, mesma situação em que se encontra o Malabo King da Guiné Equatorial (3 pontos).
Libolo: Coleman (15), Milton (13), Owens (23), Abraão (10), Mingas (9), Valdelício (5), Luís Costa (3), Pontes (0) e não foram utilizados M. João, E. Félix, B.Quimbamba e E. Silva.
Club African: Zahi (2), Knioua (3), Ghyaza (4), Chennoufi (4), Hedidane (9), Chouaya (5), Haislip (25), Justice (19), Dhifallah, Mejri e Oueslati não jogaram