Africa Basquetebol

15 dezembro 2014

AFRICANO DE CLUBES : 1º de Agosto garante quartos-de-final na Liga

unis (Do enviado especial) - O 1º de Agosto garantiu, na noite de sábado, o apuramento aos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos em Basquetebol, que de corre na Tunísia, ao vencer o ASB Mazembe do Congo Democrático, por 82-65.

Com o base norte-americano Steve Briggs em destaque (24 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência em 32 minutos e 12 segundos), a equipa angolana, líder do grupo B com seis pontos, tirou proveito da sua melhor disciplina táctica e nível de organização, ante um adversário teoricamente fraco, mas que ainda tentou complicar.
O d’Agosto começou por dominar o desafio com a diferença pontual a rondar entre 13 a 10 e  no decurso do primeiro período o técnico Paulo Macedo deu-se ao luxo de utilizar dez dos doze jogadores (faltando Mutu Fonseca e Francisco Sousa), mas os congoleses, com um "basket" incaracterístico, recuperaram até sete pontos no fim deste quarto (15-22).
O aparente equilíbrio do Mazembe durou até o meio do segundo quarto, quando, contra todas as expectativas, chegou a reduzir o placar a cinco pontos (20-25), situação que obrigou os angolanos a empenharam-se.
Com alguma insistência nos lançamentos exteriores, capítulo em que o clube tentou 23 e  converteu 8 (35%), Steve Briggs (2), Roderic Nealy, Armando Costa, Reggie Moore, Edson Ndoniema, Edimir Lucas e Francisco Sousa, todos com um, viram nesta a melhor forma de distanciar-se do oponente, chegando ao intervalo com vantagem de 41-32.
Daí em diante, o campeão em título da Liga de clubes não teve mais dificuldades para se impor, pois conseguiu manter seu cesto inviolável durante cerca de cinco minutos no terceiro período e aumentava a vantagem, que no último quarto foi gerindo.
Quando eram decorridos seis minutos do terceiro período, o Mazembe tinha marcado apenas quatro pontos e o placar assinalava (52-36), fruto de alguma indisciplina táctica dos seus jogadores, que optavam somente por lançar da linha dos sete metros e 25 centímetros (acertaram 6 em 21 tentativas, correspondente a 29%).
Uma vez garantido o apuramento, o 1º de Agosto defronta segunda-feira (dia 15) a formação local do ES Rades e no dia seguinte terá pela frente o ABC da Cote d’Ivoire, ao passo que o Mazembe joga com primeiro com os ivoirenses e depois contra o Mark Mentors da Nigéria.
Parciais (22-15; 19-17; 16-14 e 25-19) todos favoráveis aos angolanos.
As equipas marcaram:
1º de Agosto – Armando (10), Moore (10), Kikas (8), Nealy (11), Briggs (24), Ndoniema (11), Edmir Luca (3), Francisco Sousa (3), Ambrósio (2), Islando (0), Gildo Santos (0) e Mutu Fonseca (0).
Mazembe: Tolembo (19), Kasongo (3), Samuna (11), Katumbayi (4), Mulamba (4), Dibessa (6), Mualaba (5), Tshimbanga (4), Lusuna (0), Sheba (0) e Ngongo (9).