Africa Basquetebol

18 dezembro 2014

AFRICANO DE CLUBES : Angolanos em busca das "meias" no africano



Equipa de Norberto Alves pode ser a primeira a garantir o passe de acesso a penúltima fase da maior competição de clubes em África
Fotografia: José Soares
Altos níveis de concentração e espírito de grupo cristalizam a filosofia, que o técnico principal  da equipa masculina do Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, Norberto Alves, incutiu aos seus pupilos com vista ao confronto dos quartos de final da 29ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, a disputar-se esta tarde em Tunis, diante da similar do ASM Mazembe do Congo Democrático.

Depois da vitória tangencial, na última terça-feira, com o Sporting da Alexandria (63-62), resultado que ditou o primeiro lugar do grupo “A”, os campeões nacionais estão cientes de que  a partida de hoje define a continuidade de apenas um dos envolvidos na corrida pelo anel continental. Os erros cometidos na partida anterior devem fazer parte do passado. A formação congolesa venceu os Mark Mentors da Nigéria (69-65) com muita tenacidade na última partida da fase regular.

A praticar um basquetebol fluído, o Recreativo do Libolo tem a vantagem de contar no plantel com a presença de atletas experientes como Eduardo Mingas e Milton Barros, cuja desenvoltura se tem permitido ao resto do grupo superar qualquer adversidade. Porém, a equipa não pode ficar refém do desempenho particular de qualquer jogador. Depois de observar ontem os vídeos, o adversário entra para a quadra com a intenção de anular os esteios da equipa.

Neste contexto, Norberto Alves aproveitou o dia de ontem para operar profundas mutações ao sistema táctico, por conta do porte físico avantajado dos congoleses, segundo classificados do grupo B. As fragilidades do conjunto assentam na pouca eficiência de finalização e excesso de falhas defensivas que podem ser bem exploradas, por intermédio de um ataque perspicaz. Os aspectos defensivos e os lançamentos dos distintos sectores representam alguns dos item que catapultam a equipa de Calulo a índices de produção satisfatórios.Contudo, a equipa precisa de maior incisão na zona de rigor do adversário para tirar vantagem do número de faltas.
Norberto Alves disse à Angop que não podem queixar-se de muita coisa, porquanto “os atletas souberam manter o espírito de grupo para chegar a esta fase com saldo positivo e esta postura deve continuar e nunca colocar os interesses particulares em primazia”, de modo que unidos consigam mais uma vitória e projectem as próximas duas etapas.

1º de Agosto tem missão difícil 

O 1º de Agosto entra hoje para a fase decisiva da sua campanha, pela manutenção do anel de ouro continental, quando a partir das 17h00 defrontar o Clube Africano da Tunísia, em partida referente aos quartos-de-final da 29ª edição da Liga dos Campeões Africanos, que a cidade de Tunis, Tunísia alberga desde o dia 12 do presente até domingo.
Apesar do adversário jogar diante do seu público, os militares do Rio Seco são encarados como os favoritos à obtenção do passe para as meias-finais da maior competição continental de clubes, em função da vasta experiência e da qualidade técnica dos jogadores orientados pelo técnico Paulo Macedo.Com o balanço a saldar em quatro vitórias e uma derrota na fase preliminar, os campeões africanos denotam estar alguns furos abaixo da real capacidade. Porém,  o adversário também se depara com a indisponibilidade de dois dos seus executantes de maior valia. James Justice Jr e Marcus Haislip competem abaixo dos 75 por cento das suas potencialidades.  

NACIONAIS DE SUB-14
Jogo de polícias agita a jornada

Interclube de Angola e Interclube de Benguela é o jogo de destaque da terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol, em Sub-14, em feminino, que decorre na cidade do Lubango até o dia 22 do corrente. O jogo desperta maior interesse pelos aficcionados por estar em evidência o campeão em título e acontece a partir das 10h00 no pavilhão multiuso de Nª Sr.ª do Monte. Outra partida não muito importante decorre às 14h00, quando defrontarem as Formigas do Cazenga e o 1º de Agosto. A última partida do dia realiza-se a partir da 16h00, no mesmo recinto, coloca frente a frente o Benfica do Lubango e o Sporting de Benguela.

EM MASCULINO
Vila Clotilde e Petro de Luanda defrontam-se às 8h00 no pavilhão Nossa Senhora do Monte na abertura da terceira jornada do campeonato nacional de sub-14. Noutra partida, o 1º de Agosto enfrenta o 1º de Maio de Benguela a partir da 12h00 e o Sporting de Benguela joga com Progresso Sambizanga às 18h00, no encerramento da jornada.Ontem no jogo do dia, a formação masculina do 1º de Agosto derrotou o Petro de Luanda por 69-58, numa partida equilibrada.