Africa Basquetebol

09 agosto 2014

ANGOLA : Angola supera Filipinas no Mundial



Angola derrota as Filipinas na estreia
Fotografia: Jornal dos Desportos
Angola está no palco da competição integrada no grupo A, desde a passada terça-feira, depois de ter cumprido durante 40 dias, em território espanhol, um estágio pré-competitivo no qual realizou dez jogos de controlo com formações locais, perdendo seis e vencendo quatro com equipas da primeira e segunda ligas.
Os angolanos garantiram o apuramento para a competição depois de terem conquistado o Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, na categoria de sub-16, prova disputada em Antananarivo, capital de Madagáscar, em 2013.
Na segunda jornada, Angola vai medir forças com os campeões em título, Estados Unidos da América, enquanto a Grécia tem pela frente as Filipinas. O combinado nacional volta a entrar em cena no dia 11, frente à Grécia, no fecho da fase preliminar do campeonato do mundo.
Fazem parte da equipa nacional os atletas: Edmilson Miranda, Daniel Manuel, Erick Amândio (Bases) Avelino Dó, Milton Valente, Cristiano Xavier,Teodoro Hilário, Aires Goubel e Alberto Costa (extremos-base ) Valdir Manuel, Bruno Fernandes, Alexandre Jungo e Sílvio Sousa (extremos-poste). Os restantes grupos são constituídos pelo Japão, França, Canadá e Austrália (B), Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha (C) Argentina, Sérvia, China e Egipto (D), completam o quadro de equipas participantes da prova, que se  realiza pela primeira vez naquela região da Ásia.

Campeãs recuperam  condição física
A recuperação da lesão da extremo-poste Nadir  Manuel constitui a principal preocupação do corpo médico da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina que projecta a sua presença na fase final do Campeonato Mundial, a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro na Turquia.
A informação foi avançada, ontem, ao Jornal dos Desportos, pela fisioterapeuta Ndona Jaqueline durante a sessão de treinos  realizada às 7h00, no Estádio dos Coqueiros, em que as comandadas de Aníbal Moreira cumpriram mais uma etapa do programa voltado para o aprimoramento da condição física.
A especialista falou da existência de pequenas lesões no seio das pré-convocadas de Aníbal Moreira e Elisa Pires que, segundo garantiu, são de fácil recuperação e não constituem motivo de preocupação, uma vez a que a recuperação está a decorrer com a celeridade esperada, estando o conjunto, na sua plenitude, deixado excelentes indicadores durante a primeira etapa de preparação física.
"É normal que algumas atletas se ressintam de lesões contraídas ao longo da época ora terminada, por isso não é de espantar qualquer eventualidade desta natureza. O único caso que inspira mais cuidados é o de Nadir  Manuel, que está a recuperar de uma lesão, ao passo que as suas companheiras, não obstante algumas mazelas, estão bem do ponto de vista físico", salientou  a fisioterapeuta.
O combinado nacional realiza esta manhã a última sessão de treinos físicos, devendo na segunda-feira começar o segundo microciclo no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva, fase em que Aníbal Moreira e Elisa Pires dão primazia ao aprimoramento dos  aspectos tácticos e técnicos, já em preparação do Torneio de Limoges, a decorrer de 28 a 30 deste mês, em França, prova que antecede o estágio em Espanha, no âmbito da  preparação para a maior prova à escala planetária.
Por seu turno, a médica da selecção, Margarida João, deixou transparecer muita confiança quanto à obtenção de bons resultados nos exames médicos de rotina efectuados quinta-feira de manhã nos laboratórios do Hospital Josina Marchel, com base no acompanhamento que tem levado a efeito desde o Torneio Internacional de Maputo em que grande parte das atletas convocadas para o Mundial esteve presente.
De acordo com Margarida João, os exames de electrocardiograma  e hematobióticos servem para  confirmar a inexistência de qualquer  irregularidade no sistema nervoso ou a incubação de agentes patológicos que possam inviabilizar o desempenho da atleta no decorrer da competição. "Em medicina não se podem fazer especulações  uma vez que os resultados ainda não foram divulgados, mas, pela experiência, estamos em crer que as nossas atletas estão saudáveis e aptas para, mais uma vez, cumprirem com todas as fases de preparação no sentido de irem para a competição na sua melhor forma desportiva", augurou  a médica Margarida João.
Hélder Jeremias