Africa Basquetebol

07 agosto 2014

ANGOLA : Selecção principal recebe "reforços" para o mundial



Pupilos de Manuel da Silva
Fotografia: Jornal dos Desportos
Os atletas Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca e Joaquim Gomes "Kikas" que estavam ao serviço da Selecção Nacional B que esteve a competir na décima edição da Taça Borislav Stankovic, de 31 de Julho a  2 do corrente, integram hoje os trabalhos da Selecção Nacional A que projecta a fase do Campeonato do Mundo de Espanha, de 30 de Agosto a 14 de Setembro próximo.
A comitiva angolana que esteve na República Popular da China desembarcou nas primeiras horas da tarde de ontem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Depois de terem disputado a Taça Borislav Stankovic, ao lado das selecções da China, Eslovénia e Rússia, tendo o "cinco" nacional ocupado o último lugar da prova, os atletas juntam-se hoje ao grupo que esteve a disputar o Torneio Internacional do Rio de Janeiro, Brasil, no qual curiosamente ficou em último lugar da tabela.
Com o "quartel-general" montado no Pavilhão Victorino Cunha, o seleccionador nacional Paulo Macedo  vai realizar hoje duas sessões de treinos já com o grupo completo. A sessão matinal está prevista para as 10h00 e o treino vespertino está marcado para as 17h00, no mesmo recinto.
Entretanto, a Selecção Nacional A, que esteve no Brasil, não seguiu viagem directamente para Espanha, como estava previsto, devendo fazê-lo apenas amanhã, sexta-feira, a fim de cumprir um estágio pré-competitivo naquele país europeu.
Os comandados de Paulo Macedo defrontam no domingo a selecção de Espanha, desafio enquadrado no âmbito da preparação das duas selecções que projectam a fase final do Campeonato do Mundo de Espanha.
Para o Campeonato do Mundo, o seleccionador nacional convocou os seguintes atletas: Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca, Joaquim Gomes "Kikas", Armando Costa, Edmir Lucas, Reggie Moore, Islando Manuel, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Milton Barros e Yanick Moreira.

Já o poste Felizardo Ambrósio "Miller" vai falhar a disputa do Campeonato do Mundo, em virtude de uma lesão no joelho direito.
M.C

BASQUETEBOL
Cadetes realizam último treino

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de Sub-17 realiza hoje a sessão derradeira de treinos, visando o confronto de amanhã diante da similar das Filipinas, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo A da fase preliminar do Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer de  8 a 16 do mês em curso, no Dubai.Hoje, os comandados de Manuel da Silva "Gi" efectuam a segunda sessão de treinos naquele país asiático, por sinal a derradeira, antes da estreia do combinado nacional na fase preliminar do Campeonato do Mundo.Desde terça-feira no Dubai, o seleccionador nacional assegurou ontem ao Jornal dos Desportos, que a selecção aos poucos se vai adaptando ao clima do país.
Depois de ter cumprido um rigoroso estágio pré-competitivo de aproximadamente 40 dias  em Espanha, onde foram realizados dez jogos do controlo, tendo conseguido quatro vitórias e seis derrotas, Manuel da Silva "Gi" disse que o grupo está preparado para realizar uma boa campanha.O baptismo angolano é amanhã, frente à selecção das Filipinas, um adversário que o seleccionador nacional considera difícil."Amanhã (hoje) vamos realizar a sessão derradeira de treinos, antes da nossa estreia diante das Filipinas. Cumprimos um estágio pré-competitivo em Espanha, onde acabamos por efectuar bons jogos de controlo com equipas de elevado nível competitivo. Sabemos que vão enfrentar um adversário difícil na estreia mas tudo faremos para dar o nosso melhor, porque queremos dignificar o basquetebol angolano em particular e o basquetebol africano em geral".
Entretanto, na segunda jornada, a Selecção Nacional vai medir forças com os Estados Unidos da América, actual campeão em título, no dia  9. No dia 10, a competição regista uma pausa colectiva.O combinado nacional volta a entrar em cena no dia 11, frente à Grécia, no fecho da fase preliminar do Campeonato do Mundo. Angola conseguiu o apuramento  ao Campeonato do Mundo, depois de ter conquistado o Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, na categoria de Sub-16, prova disputada em Antananarivo, capital de Madagáscar,  em 2013.Manuel da Silva "Gi" levou para o Dubai os seguintes atletas: Edmilson Miranda, Daniel Manuel, Erick Amândio, Avelino Dó, Milton Valente, Cristiano Xavier, Teodoro Hilário, Aires Goubel, Valdir Manuel, Bruno Fernandes, Alexandre Jungo e Sílvio Sousa.

Efeméride na huíla - Associação organiza torneio
Para saudar as Festas da Senhora do Monte, a Associação Provincial de Basquetebol da Huíla organiza a partir do próximo dia 16 um torneio da modalidade de sub-20 que junta  quatro equipas locais. Em declarações à Angop, o secretário-geral da associação, Diogo Gomes, disse que participam do torneio o Desportivo da Huíla, Desportivo do Tchioco, Sporting do Lubango e a Heja Sport Clube.O entrevistado revelou que a primeira jornada inscreve os jogos Heja Sport Clube-Desportivo da Huíla e Desportivo do Tchioco-Sporting do Lubango.

Diogo Gomes disse que vai decorrer ainda um festival infantil de basquetebol em iniciados masculinos e cadetes femininos, com os encontros Heja Sport Clube-Desportivo da Huíla, em iniciados masculinos, e Sporting do Lubango-Benfica do Lubango, em cadetes femininos.As Festas de Nossa Senhora do Monte são uma efeméride que decorre desde 1091, réplica das festas da Madeira, a terra dos colonos que se basearam na região.Nestas celebrações estão inseridas actividades desportivas, como o circuito nacional de voleibol de praia,  tourada, torneios de basquetebol, GP emMotas e os 200 Quilómetros da Huíla em automobilismo.