Africa Basquetebol

08 agosto 2014

ANGOLA : Selecção embarca hoje para Espanha



Os campeões africanos estagiam no palco do Mundial com viagem marcada para esta noite
Fotografia: M. Machangongo
A Selecção Nacional de Basquetebol masculina deixa esta noite o país com destino a Espanha, local escolhido para a derradeira etapa de preparação   com vista à disputa da fase final do Campeonato Mundial da modalidade, que aquele país da Península Ibérica vai albergar de 31 deste mês a 12 de Setembro.
Com o embarque marcado para as 21h00, o combinado nacional, às ordens do técnico Paulo Macedo, realiza a última sessão em solo pátrio às  7h00 no Pavilhão Victorino Cunha, devendo o período vespertino ser aproveitado para os integrantes da delegação solucionarem questões pessoais e despedirem-se de amigos e familiares.
O grupo realizou ontem duas sessões de treinos com reintegração do quarteto Joaquim Gomes "Kuicas", Edson Ndoniema, Muto Fonseca e Hermenegildo Santos, atletas que regressaram terça-feira  da República Popular da China, onde, de 31 de Julho a 2 deste mês representaram a selecção B na décima Taça Borislav Stankovic.
Sem a presença do extremo base Carlos Morais, cuja recuperação da lesão e consequente aptidão para competir foi confirmada pelo corpo médico, os trabalhos da equipa tiveram predominância nos aspectos físicos, tendo o plantel apresentado excelentes indicadores, para alegria de Paulo Macedo, técnico que, após recuperar o título africano, tem como missão projectar uma condigna participação do "cinco" nacional na maior competição transnacional.
Paulo Macedo, que defende a renovação da equipa, tendo em vista os desafios futuros, com destaque para a manutenção da hegemonia continental, mostrou-se satisfeito por receber "a boa nova" da recuperação  de Carlos Morais (MVP no Africano de Abidjan), a avaliar pela sua influência, mas, pelo facto de ainda não o ter observado, demonstra certa apreensão, pelo que evita tecer  prognósticos até à conclusão do estágio em terras espanholas.
Outro motivo de preocupação foi a lesão do poste Edmir Lucas, contraída durante a sessão do período matinal, porém o técnico "separa o trigo do joio" ao dizer que as questões médicas devem ser tratadas pelos especialistas.
"Foi uma boa notícia saber que Carlos Morais está recuperado da lesão, pois assim como qualquer membro da equipa, vai poder contribuir para conseguirmos representar o país com toda a dignidade, mas ainda não trabalhou com o resto da equipa, de modo que não podemos tirar qualquer ilação", aferiu Paulo Macedo.