Africa Basquetebol

10 julho 2014

ANGOLA : Seleccionador anuncia convocatória



“Cinco” nacional sénior feminino começa em breve a preparação para o Campeonato do Mundo da Turquia
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Seleccionador Nacional de basquetebol sénior feminino, Aníbal Moreira, anuncia hoje em conferência de imprensa, a ter lugar numa das salas de reuniões da Federação angolana de modalidade, às 15h00, a lista das 18 integrantes do “cinco” nacional com vista à disputa do Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro.As atletas Nacissela Maurício, Catarina Camufal e Ngiendula Filipe que tinham sido colocadas de parte, devem constar da lista que inicialmente era constituída por apenas 15 atletas.
 Aníbal Moreira decidiu  integrar no grupo para "operação" Turquia as atletas Catarina Camufal e Ngiendula Filipe, ambas do Grupo Desportivo Interclube, jogadoras que também não constavam do plano do Seleccionador Nacional.Felizarda Jorge, por lesão, Astride Vicente, por opção técnica e Madalena Félix, que abandonou a modalidade também não mereceram a confiança da dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires.
O seleccionador nacional tinha prescindido dos préstimos das bicampeãs africanas, devido ao processo de rejuvenescimento que a direcção da FAB pretendia levar a cabo, com vista  a disputa do Campeonato Africano das Nações de 2015, prova marcada para os Camarões.
Com a divulgação das integrantes da Selecção Nacional que este ano vão marcar presença pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, os trabalhos de preparação devem começar nos próximos dias.De acordo com o plano de preparação, as comandadas de Aníbal Moreira têm agendado um estágio pré-competitivo em Espanha, antes de rumar para o palco da competição.Lista das eleitas para “operação” Turquia: Nacissela Maurício, Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zuma, Sónia Guadalupe, Roda Gala, Luisa Tomás e Letícia André, todas da formação do 1º de Agosto, Rosimara Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Catarina Camufal, Ngiendula Filipe e Helena Veigas ( Grupo Desportivo Interclube), Ártemis Afonso e Mafalda Barcelos, ambas  militam no basquetebol português, e Whitney Miguel  que joga em França.
Angola vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo no Grupo D, com sede em Istambul, ao lado das selecções dos Estados Unidos, Sérvia e China. Moçambique  ­outro representante do continente africano está inserido no Grupo B, com palco em Ankara, juntamente com o país organizador, França e Canadá.Grupo-A (Ankara): Espanha, República Checa, Brasil e Japão fazem parte do Grupo A, com sede em Ankara. Para  Grupo C (Istambul) estão as selecções da Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Sul.

Torneio - Universidade Lusíada procura acesso à final
A formação da Universidade Lusíada procura, no domingo, a partir das 10h00, no quadra do Jean Piaget, diante da Faculdade de Ciências Sociais, o passe de acesso à final do Campeonato Universitário de basquetebol em seniores masculinos. Actual campeã em título, a equipa do Universidade Lusíada vai tentar no domingo alcançar a sua segunda final consecutiva.Depois de ter feito uma prova regular nas duas fases anteriores, a Faculdades de Ciências Sociais vai tentar quebrar o favoritismo da Universidade Lusíada.
Em face da qualidade dos dois plantéis, perspectiva-se uma partida bastante equilibrada.Na outra meia-final, a UNIA defronta a similar da Universidade Privada de Angola (UPRA), partida marcada para as 8h00, no campo do Jean Piaget.A final do Campeonato Universitário está agendada para o dia 20 do mês em curso, no campo Jean Piaget, de acordo com Lugero Gomes, membro do comité organizador do certame. A partida das classificativas do terceiro e quarto lugares também se realizam no mesmo recinto.                                  
M.C

Em Espanha
Cadetes buscam segunda vitória

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-17 defronta hoje à tarde a formação espanhola de Estudiantes, no âmbito da  preparação que efectua em Espanha, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo da categoria, a realizar-se de  8 a 16 de Agosto no ano em curso no Dubai.Os comandados de Manuel Silva "Gi" vão à procura da sua segunda vitória, depois de terem ultrapassado, no domingo, a equipa de sub-17 da Fundação Granada, por expressivos 95-56.
Apesar de os resultados nesta etapa de preparação não estarem em causa, a dupla técnica Manuel Sil "Gi" e Miguel Pontes Lutonda vai aproveitar o ­estágio para dotar o "cinco" nacional de maior rodagem competitiva, antes de rumar para o local da competição.Os actuais campeões africanos têm agendados  mais quatro jogos de controlo, partidas onde o seleccionador nacional vai procurar debelar algumas debilidades, fundamentalmente, de ordem defensiva.
Os angolanos, que vão disputar pela primeira vez uma fase final de um Campeonato do Mundo de sub-17, depois de terem vencido o Campeonato Africano das Nações de sub-16, em Antananarivo, capital de Madagáscar, vão permanecer em Espanha por um período de cerca de 40 dias.Já na cidade de Victória, o "cinco" nacional vai realizar mais quatro jogos de controlo, onde se destacam as partidas diante dos mistos de sub-23 e sub-20.No Campeonato do Mundo, Angola está inserida no Grupo A, juntamente com as selecções das Filipinas, com a qual se estreia, e Estados Unidos da América, bicampeão do mundo de sub-17, para além da Grécia.Egipto, outro embaixador do continente africano, figura no Grupo D, ao lado das congéneres da Argentina, Sérvia e China. No Grupo B estão o Japão, França, Canadá e Austrália. Porto Rico, Dubai, Itália e Espanha completam o Grupo C.                                
M.C