Africa Basquetebol

01 julho 2014

ANGOLA : Paulo Macedo vislumbra futuro promissor para Selecção Nacional

Macedo lidera o processo de renovação da Selecção Nacional
Fotografia: M.Machangongo
No país existe matéria-prima suficiente para que a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos consiga manter o seu domínio avassalador no continente africano, onde já conquistou 11 Campeonatos Africanos das Nações, disse Paulo Macedo, seleccionador nacional.Paulo Macedo teceu estas considerações ao Jornal dos Desportos, na última sexta-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando a Selecção Nacional regressava do Egipto, onde ocupou o segundo lugar no Torneio Internacional de Alexandria, prova que visou saudar o centenário da formação do Ettehad local.

Com um grupo completamente rejuvenescido, onde se destacou a presença de três jogadores campeões africanos de sub-16, nomeadamente, Sílvio Sousa, Alexandre Jungo e Bruno Fernandes, a Selecção Nacional que projecta a quarta participação consecutiva numa fase final do Campeonato do Mundo da " bola ao cesto", sétima na geral, conseguiu superar com naturalidade os seus adversários, com realce para a Tunísia, campeã africana de 2011, e Egipto, finalista vencido do Afrobasket de 2013.
Em face da boa resposta que os novos recrutas deram no Torneio Internacional, o seleccionador nacional vislumbra um futuro promissor para o combinado nacional, que a nível do continente africano já arrebatou 11 títulos africanos, em aproximadamente duas décadas e meia."Olhando para este naipe de jogadores que disputou o Torneio Internacional de Alexandria, não tenho dúvidas de que o futuro é bastante promissor para o basquetebol angolano no continente africano. É extremamente importante que este grupo de jogadores continuem a ser acompanhados porque eles serão certamente os verdadeiros substitutos da actual geração", prognosticou o antigo internacional, hoje nas vestes de seleccionador nacional.
Ao contrário do que se dizia, no país existe afinal matéria-prima suficiente para manter no auge o basquetebol angolano, para tal, é imperioso trabalhar esta matéria."Nos temos talentos no país que precisam de ser trabalhados em todos os aspectos. Nos treinadores temos esta missão e apelo fundamentalmente aos treinadores da minha geração, no sentido de arregaçarmos as mangas para o árduo trabalho de propensão. Se assim não acontecer podemos ser acusados de termos sido os principais responsáveis do eventual fracasso do basquetebol angolano", alertou Paulo Macedo, técnico que vai dirigir pela primeira vez a Selecção Nacional numa fase final de um Campeonato do Mundo.
Entretanto, dos 12 atletas que disputaram o Torneio Internacional e Alexandria, competição ganha pela formação do Ettehad do Egipto, apenas três foram chamados para participar da campanha do Campeonato do Mundo em Espanha, Valdelício Joaquim, Reggie Moore e Hermenegildo Santos.Os atletas estiveram em grande plano no Torneio Internacional de Alexandria.
"Os três jogadores mais experientes acabaram por ser decisivos na nossa campanha. Eles souberam orientar os demais integrantes, daí que, a nossa prestação acabou por ser de todo proveitosa", reconheceu Paulo Macedo.Questionado sobre os torneios internacionais em que Angola vai participar, antes de rumar para o palco do mundial, o seleccionador nacional afirmou que "são benéficos para o combinado nacional que está apostado em atingir a fase seguinte da competição".
Depois de ter conquistado o Campeonato Africano das Nações de 2013, em Abidjan, Costa do Marfim, feito que lhe valeu a recondução ao cargo de seleccionador nacional, Paulo Macedo lidera agora o processo de rejuvenescimento do  "cinco" nacional, tendo em atenção a 28ª edição do Afrobasket de 2015, prova a decorrer na Tunísia.A Selecção Nacional fez-se representar em Alexandria com os seguintes atletas: Adilson Ramos, Mutu Fonseca, Bruno Fernandes, Alexandre Jungo, Sílvio Sousa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Islando Manuel, Valdelício Joaquim e Johne Pedro.
Deste grupo de atletas, apenas quatro vão disputar o Torneio Internacional do Brasil, competição que também se enquadra na preparação do "cinco" nacional para o Campeonato do Mundo.Trata-se Islando Manuel, Reggie Moore, Edmir Lucas e Valdelício Joaquim. A estes, juntam-se Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Milton Barros e Yanick Moreira. Paulo Macedo vai levar apenas onze jogadores, para posteriormente integrar mais quatro, para a etapa derradeira da preparação. Hermenegildo Santos, Joaquim Gomes "Kikas", Mutu Fonseca e Edson Ndoniema.

A Selecção Nacional vai marcar a sua presença numa fase final de um Campeonato do Mundo pela sétima vez, depois de 1986/Espanha, 1990/Argentina, 1994/Canadá, 2002/Indianapolis, 2006/Japão e 2010/Turquia respectivamente.Angola figura no Grupo D, com sede em Las Palmas, ao lado das selecções da Austrália, Lituânia, Coreia do Sul, México e Eslovénia. Estados Unidos da América, campeão em título, figura no Grupo C, juntamente com as selecções da Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia. Espanha, Egipto, Irão, França, Sérvia e Brasil fazem parte do Grupo A, ao passo que no Grupo B estão as selecções da Argentina, Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia.

Serra Nevada
Selecção Nacional começa preparação

A Selecção Nacional de basquetebol masculinos de sub-17 começa hoje, no Centro de Estágio de Serra Nevada, em Espanha, a sua preparação visando o Campeonato do Mundo da categoria, marcado para o Dubai, de 8 a 16 de Agosto do ano em curso, depois de deixar a capital do país, Luanda, no último domingo.No Centro de Estágio de Serra Nevada, os camandados da dupla técnica Manuel da Silva "Gi" e Miguel Pontes Lutonda, vão permanecer por um período de quinze dias, a fim de aprimorarem a condição física-atlética.
Posteriormente, os actuais campeões africanos de sub-16, vão abandonar o Centro de Estágio de Serra Nevada, mas vão permanecer em Espanha até princípios de Agosto, altura em que o "cinco" nacional vai abandonar aquele país, antes de seguir viagem para o Dubai, palco do Campeonato do Mundo de sub-17.De acordo com Eurico Araújo "Bonéco", vice-presidente para as selecções nacionais da FAB, a Selecção Nacional vai efectuar jogos de controlo com selecções jovens de Espanha.
"As condições estão todas criadas para que a selecção comece a sua preparação no Centro de Estágio de Serra Nevada. Vai ser uma preparação boa e vai permitir aos nossos atletas estarem em grande na fase final do Campeonato do Mundo", disse.A Selecção Nacional sub-17 estreia-se no mundial da categoria, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, no grupo A, ao lado do detentor do título (Estados Unidos da América).Além dos norte-americanos, os angolanos, treinados por Manuel Silva "Gi", vão defrontar na primeira fase gregos e filipinos.Japão, França, Canadá e Austrália (grupo B), Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha (C), Argentina, Sérvia, China e Egipto (D) completam o quadro de participantes da prova.
M.C