Africa Basquetebol

03 julho 2014

ANGOLA : Aníbal recua e integra capitã



Capitã Nacissela Maurício foi repescada para disputar o Campeonato do Mundo
Fotografia: Paulo Mulaza
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai realizar, nos próximos dias, uma conferência de imprensa a fim de anunciar a integração de três atletas no lote de convocadas para o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores femininos, prova a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.Trata-se de Nacissela Maurício, Catarina Camufal, capitã e subcapitã respectivamente, para além de Ngiendula Filipe.

As atletas tinham sido afastadas do lote de jogadoras eleitas para a "operação Turquia", em face do processo de rejuvenescimento a que o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, estava a levar a efeito no "cinco" nacional, respondendo de forma positiva ao pedido feito pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol que tencionava ter um grupo jovem na próxima edição do Campeonato Africano das Nações, competição a ter lugar nos Camarões em 2015.
De acordo com a fonte, o seleccionador nacional vai manter as 15 atletas convocadas inicialmente, acrescentando a este grupo mais três jogadoras, Nacissela Maurício, do 1º de Agosto, e Catarina Camufal e Ngiendula Filipe, ambas do Grupo Desportivo Interclube. A base Astride Vicente não teve a mesma sorte e vai mesmo falhar o Campeonato do Mundo, apesar de ter participado nos dois títulos africanos.
Com a integração das três atletas o grupo para o Campeonato do Mundo da Turquia, cuja concentração começa a 1 de Agosto próximo, nas instalações do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, passa de 15 para 18 integrantes.
"Não era de todo curial mexer na primeira convocatória. O que vai acontecer é que o seleccionador nacional vai juntar ao grupo existente mais três atletas designadamente Nacissela Maurício, Catarina Camufal e Ngiendula Filipe", asseverou a nossa fonte.
Depois da celeuma pela não convocatória da capitã Nacissela Maurício, MVP (Jogadora Mais Valiosa) da última edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada em território moçambicano, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, não conseguiu suster a pressão e viu-se obrigado a integrar a extremo-base da formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, no lote de jogadoras eleitas para o Campeonato do Mundo da Turquia.
Nacissela Maurício e as demais companheiras tinham sido afastadas alegadamente por terem reclamado pelos seus prémios, valores que o Ministério da Juventude e Desportos diz ter colocado nos cofres da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), segundo fez saber António Gomes, em declarações à Rádio Cinco.
Eis como ficou a composição do grupo que prepara o Mundial da Turquia: Fineza Eusébio, Ana Gonçalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala, Luísa Tomás e Nacissela Maurício (1º de Agosto), Rosemira Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Catarina Camufal, Ngiendula Filipe e Nadir Manuel (Grupo Desportivo Interclube), Helena Viegas (Universidade Lusíada), Artemis Afonso e Mafalda Barcelos, ambas a militarem no basquetebol português, Whitney Miguel, atleta que actua em França.

RIGOR
Lista das primeiras eleitas para o Mundial

Apesar de a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, nunca ter assumido publicamente a existência da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina para o Campeonato do Mundo da Turquia, o Jornal dos Desportos teve acesso a essa lista.
A convocatória assinada pelo presidente de direcção do órgão que supervisiona a modalidade da "bola ao cesto", em toda a extensão do território nacional, é datada de 5 de Junho 2014, altura em que saiu a lista de atletas que disputaram o Torneio Internacional de Maputo, Moçambique, competição que visou saudar mais um aniversário da independência daquele país irmão do Índico, assinalado no dia 25.

Para o Torneio Internacional de Maputo, o seleccionador nacional havia convocado 12 jogadoras, contra 15 para o Campeonato do Mundo, onde se destacavam as ausências de Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Ngiendula Filipe, Astride Vicente, todas bicampeãs africanas. Felizarda Jorge, por lesão, e Madalena Félix, por ter abandonado a modalidade não constavam da lista.

Para a prova de Maputo tinham sido chamadas as seguintes atletas: Fineza Eusébio, Ana Gonçalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala, Luísa Tomás, Rosemira Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel e Mafalda Barcelos.

Já para o Mundial da Turquia, Aníbal Moreira tinha chamado as seguintes jogadoras: Fineza Eusébio, Ana Gonçalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala, Luísa Tomás, Rosemira Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Helena Viegas, Artemis Afonso, Mafalda Barcelos e Whitney Miguel.
M.C
Opinião

Cartão amarelo

Depois da celeuma em torno da não convocação da extremo-base Nacissela Maurício e demais companheiras, os próximos dias podem ser de "acalmia", dado que a família do basquetebol em particular, e do desporto no geral, vai testemunhar a integração da capitã no lote de jogadoras que a partir do dia 1 de Agosto próximo começa a arquitectar o Campeonato do Mundo da Turquia, cujo primeiro passo se deu com a disputa do Torneio Internacional de Maputo.
É evidente, e à semelhança dos demais angolanos espalhados pelo mundo, aplaudo a integração da capitã Nacissela Maurício e da sua adjunta, Catarina Camufal, para além da extremo Ngiendula Filipe.
Sem querer menosprezar as demais atletas que participaram na conquista do bicampeonato africano e que por conta do propalado processo de renovação deixaram de fazer parte do projecto do elenco de Paulo Alexandre Madeira e consequentemente do seleccionador nacional, Aníbal Moreia, a ausência da Necissela Maurício surpreendeu a família da "bola ao cesto".
Sendo uma das nossas melhores executantes da actualidade não se compreendia o seu afastamento em nome da renovação. A situação ficou ainda mais confusa quando a federação e o próprio seleccionador nacional decidiram fechar-se em copas, fazendo crer que a convocatória para o Campeonato do Mundo da Turquia não existia.
Perante a este silêncio, veio à baila a questão dos prémios, e prontamente o director nacional dos Desportos, António Gomes, tratou de responsabilizar a direcção da FAB que recebeu os respectivos valores para efectuar a premiação. Esta afirmação não mereceu qualquer reacção do organismo que tutela a modalidade, que mais uma vez fez ouvido de mercador.
O regresso da Nacissela Maurício e demais companheiras é de todo aplaudido mas a questão que se coloca no meio desta confusão que a própria FAB e o técnico Aníbal Moreira criaram, ao não terem assumido publicamente os afastamentos em nome da renovação, é saber daqui para a frente como vai ser a relação de trabalho entre as três atletas e a equipa técnica.
Não me compete criar cenários, mas não me parece que o clima de trabalho neste grupo que doravante vai ser capitaneado pela Nacissela Maurício seja dos melhores. Onde esta afinal o "poder" do seleccionador nacional a quem lhe foi dada a missão de escolher as jogadores para o mundial da Turquia?.

A Selecção Nacional concentra-se no dia 1 de Agosto, para dar início a preparação para o mundial da Turquia. Por isso, espero muito sinceramente que este reajustamento que se fez a última da hora não atrapalhe o trabalho do seleccionador nacional que não teve a coragem de assumir o afastamento da Nacissela Maurício.
MC